A reconstituição de pavimento deve ser feita com materiais iguais ou similares aos empregados originalmente. |
A estrutura é composta por uma camada de revestimento asfáltico (concreto asfáltico, CBUQ - concreto betuminoso usinado a quente ou outras), aplicada sobre uma camada de ligação ("binder" - mistura asfáltica) ou de base (bases granulares, BGS - brita graduada simples, base estabilizada granulometricamente ou outras). Na sequência, dependendo do projeto, pode ter camadas de sub-base (sub-bases granulares, BGS - brita graduada simples, base estabilizada granulometricamente ou outras), reforço do subleito (solo selecionado e compactado adequadamente) e finalmente o subleito, que é a fundação do pavimento.
Cortes e escavações devem ter formas geométricas regulares, de preferência com o menor lado voltado para o sentido do trânsito.
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O local deve ser investigado por profissional habilitado para avaliar a extensão do defeito e estabelecer o procedimento de restauração adequado. Esse tipo de trabalho deve ocorrer em condições climáticas favoráveis e a parte do pavimento com problema deve ser removida com equipamentos adequados até atingir a parte íntegra do pavimento, com cuidado para não afetar essa última. Os cortes e escavações devem ter formas geométricas regulares, de preferência com o menor lado voltado para o sentido do trânsito. Se possível, o melhor é restaurar toda a faixa ou pista nesse local. A reconstituição das camadas do pavimento deve ser realizada com materiais iguais ou similares aos originais. Por isso, o ideal é obter os projetos originais de dosagem e os procedimentos executivos das camadas do pavimento original.
É o procedimento utilizado para corte e remoção do pavimento. Como o equipamento de fresagem pode ser ajustado para a profundidade especificada, é possível remover apenas o revestimento ou outras camadas, chegando até o subleito. É utilizada para remoção e descarte dos materiais ou em casos específicos para reciclagem das camadas.
Os arranjos podem ser do tipo espinha de peixe, que em condições de tráfego intenso é considerado o mais adequado devido à sua boa resposta frente ao fenômeno de "escorregamento" analisado em relação ao travamento horizontal; espinha de peixe a 45º; tipo fileira; e trama.
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