Isolante térmico é o material capaz de resistir à transferência de calor. Pode-se dizer que são materiais, ou combinações de materiais, que reduzem o fluxo de energia térmica (calor) transferido por condução, convecção e/ou radiação. A diferença entre as características térmicas dos materiais se dá por vários motivos e, ao escolhê-los, deve-se levar em conta a sua finalidade: melhorar o conforto em ambientes; conservar energia pela redução de perdas ou ganhos de calor em elementos de edifícios, tubos, reservatórios e equipamentos; limitar as temperaturas superficiais de elementos de edificações e equipamentos para proteção e conforto de pessoas; fornecer uma base para aplicação de acabamentos ou revestimentos; entre outras.
Isolantes térmicos podem ser feitos com materiais sintéticos, como aqueles usados em tubulações de ar-condicionado |
Estão à venda no mercado brasileiro isolantes térmicos à condução de calor que podem ser fibrosos (lã de vidro, lã de rocha, lã cerâmica, encontrados em forma de mantas, painéis, etc.), sintéticos (espumas rígidas PU, placas de isopor com células abertas ou fechadas); e granulados ou composições. O isolamento também pode ser feito com barreiras em forma de filmes ou folhas que reduzem a troca de calor por radiação.
Simplesmente inseridos entre os montantes da parede, mantas isolantes ficam confinadas entre as placas de vedação.
|
Em drywall, além do isolamento térmico, busca-se melhorar a isolação sonora. Para isso, são empregados materiais fibrosos, que podem ser simplesmente inseridos entre os montantes da parede, ficando confinados entre as placas de vedação. Deve-se ter cuidado para que fiquem bem posicionados e não se desloquem com o tempo. Cuidados também devem ser tomados para que não sofram esmagamentos.
Para isolantes térmicos, a principal propriedade é a condutividade térmica, que deve ser a mais baixa possível. As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelecem limites para essa propriedade em função da temperatura de uso e de sua densidade. Há outras propriedades que ganham relevância em função do uso, como resistência à compressão; temperatura limite de uso; absorção de água etc.
Isolantes térmicos são materiais capazes de resistir à transferência de calor. Os telhados com isolante diminuem o aquecimento interno. 39 O que são as lãs de rocha e de vidro e quais suas principais características para isolamento acústico e térmico? A lã de rocha ou mineral é produzida a partir da fusão de rochas basálticas e outros minerais que, depois de centrifugados, são transformados em filamentos. Depois, são incorporados óleos impermeabilizantes e resinas orgânicas, transformando-a em uma manta com boa resiliência, alto poder de absorção acústica e resistente ao fogo. A lã de vidro é composta de sílica, vitrificante, carbonato de sódio, sulfato de sódio e potássio, carbonato de cálcio e magnésio que, elevados à temperatura de 1.500ºC conferem ao aglomerado propriedades de isolamento acústico. Tem alto poder de isolação térmica, ótimo coeficiente de absorção acústica e não propaga chamas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário