CHURRASQUEIRA DE ALVENARIA
Construa você mesmo sua própria churrasqueira e tenha muito que contar no dia da inauguração. Esta eu mesmo fiz, e vou deixar aqui algumas dicas para quem tiver interesse.
Seria fácil contratar alguém para construí-la, mas o prazer que se sente ao ver pronto algo que foi feito pelas próprias mãos, só sente mesmo quem faz, e este prazer supera as dificuldades que encontramos pelo caminho. Falta de conhecimento, este é o maior obstáculo a ser enfrentado, porém o importante é não desistir diante das dificuldades e fazer o que você está fazendo agora "pesquisar", depois que inventaram a internet, só não faz as coisas quem não quer, pois informações têm de sobra e estão aí disponíveis para todos e o que é melhor, de graça. Além do mais, construindo, estará economizando, o que é ótimo, pois vai sobrar dinheiro para a inauguração.
Apesar de ter algum conhecimento na área da construção civil, construir uma churrasqueira foi uma nova e interessante experiência. Portanto o que vou dividir com vocês nesta postagem se restringe única e exclusivamente ao que aprendi construindo este modelo.
Vamos então ao que interessa:
Antes de iniciar a leitura do conteúdo que segue, sugiro que assista o vídeo que fiz desta churrasqueira dando alguns detalhes importantes.
Churrasqueira de Alvenaria (Youtube)
Importante:
Antes de iniciar a construção é conveniente fazer um projeto para se ter uma ideia aproximada de como ela ficará e da quantidade de material que será necessário, dica, compre tudo de uma só vez, assim você terá a possibilidade de negociar algum desconto. Considere também o fato de por você mesmo estar construindo, o custo desta churrasqueira será a metade de uma encomendada e isso representa uma boa economia, portanto não economize na qualidade do material que for adquirir, material ruim só serve para dificultar o trabalho.
Ferramentas:
As ferramentas que serão necessárias são:
Nível, prumo, linha, esquadro, martelo, talhadeira, serra, lápis, furadeira, chave de fenda, serra mármore, trena ou metro, régua, colher, frisador*.
*Frisador: pedaço de ripa de aproximadamente 15 cm com um prego fincado sobrando 4 mm para fora da madeira.
Lista de material:
Esta lista de material refere-se ao necessário para uma churrasqueira de 4,00 m de altura.
*As latas são de 20 l
- Cimento: ................................. 1 saco de 50 kg tipo CP II
- Massa refratária: .................. 10 kg (opcional)
- Areia fina: .............................. 30 latas*
- Pedra: ..................................... 2 latas*
- Saibro: .................................... 6 latas*
- Tijolo aparente canto reto: .... 358 un.
- Tijolo aparente canto curvo: . 172 un.
- Ferro: ...................................... 6 mm (1/4), 2,5 barras de 12 m
- Gaveta coletora de cinzas: .... 1 pc (opcional)
- Tijolos furados: ...................... 10 un.
- Tijolos refratários: ................. 5 un.
- Placas refratarias: ................. 23 un.
- Tampa da chaminé: ................ 1 pc
- Eletroduto corrugado 1/2": ... 1, 00 m
- Suporte para a grelha: ........... 1 pc
Medidas:
As medidas indicadas abaixo devem ser respeitadas pois qualquer alteração poderá fazer com que ela não funcione direito ou dificultar na compra de assessórios prontos (grelha, espetos, gira-grill, etc.) que seguem medidas padronizadas.
- Largura: ................................ 0,82 m (externo) = 3,5 tijolos
- Altura: ..................................................... 4,00 m = 57 fiadas
- Profundidade: ........................... 0,70 m (externo) = 3 tijolos
- Altura do início da caixa refratária: ......... 0,49 m = 7ª fiada
- Altura da gaveta coletora de cinzas: ........ 0,56 m = 8ª fiada
- Altura da base da boca: .......................... 0,98 m = 14ª fiada
- Altura da boca: ......................................... 0,49 m = 7 fiadas
- Dimensões da pedra de granito: ......... 0,61 x 0,14 x 0,02 m
- Altura do fechamento da boca: ............... 1,47 m = 21ª fiada
- Atura do início da boca da chaminé:....... 1,68 m = 24ª fiada
- Altura do início da chaminé: .................................. 34ª Fiada
- Altura entre a chaminé e a tampa: .............. 2 fiadas (14 cm)
- Dimensões da tampa: ...................................... 0,60 x 0,60 m
- Dimensões dos tijolos: ... 22,5 x 10,5 x 5,5 medidas em (cm)
- Dimensões das placas refratárias: .......... 23 x 11,5 x 2,5 cm
- Dimensões dos tijolos refratários: .......... 23 x 11,5 x 5,0 cm
- Espessura da massa de assentamento: ..................... 1,5 cm
- Dimensões da grelha: .......................................... 55 x 50 cm
Referências:
Largura: Refere-se à largura, a medida total externa, composta por 3,5 tijolos alinhados, deve ser de 0,82 m para uma largura interna de aproximadamente 0,60 m possibilitando utilização de grelha padrão de 0,55 m x 0,50 m.
Altura: Medida externa do chão ao topo da chaminé.
Profundidade: Refere-se à medida total externa composta por 3 tijolos alinhados, deve ser de 0, 70 m para uma profundidade interna de 0,58 m.
Altura da gaveta coletora de cinzas: Refere-se à altura da base da gaveta.
Altura do início da caixa refratária: Onde serão assentados os refratários.
Altura da base da boca: Onde se inicia a abertura operacional da churrasqueira.
Altura e largura da boca: Medidas do espaço operacional da churrasqueira.
Pedra de granito: Pode ser substituída por chapa de alumínio ou aço (existe pronta para venda).
Altura do fechamento da boca: Altura onde se faz o fechamento da abertura operacional.
Boca da chaminé: Parte que se localiza logo acima do espaço operacional e que tem por função coletar a fumaça e encaminha-la até a chaminé. Forma uma espécie de escada piramidal, inicia-se larga e vai se estreitando ao longo das fiadas.
Chaminé: Duto que tem a função de drenar a fumaça para fora do ambiente, pode ter sua altura variável em função da necessidade de cada local onde será instalada.
Altura entre a chaminé e a tampa: Esta altura tem por função criar um espaço entre a chaminé e a tampa com a finalidade de dar vazão a fumaça.
Tampa ou chapéu: Telhado que recobre a saída da chaminé, tem por função de evitar a entrada de água em seu interior.
Dimensões dos tijolos: Estas dimensões podem variar um pouco de acordo com a olaria ou a queima a que foi submetido.
Espessura da massa de assentamento: A espessura indicada é a ideal porém pode variar um pouco de acordo com as variações de altura de cada tijolo.
Dimensões da grelha: Esta pode ser fabricada ou adquirida pronta e são encontradas em diversas medidas padronizadas.
Massa:
Deve ser preparada somente a quantidade à ser utilizada no prazo de duas horas (seguindo recomendação do fabricante do cimento).
Traços:
Estas são as proporções ideais, é conveniente não modificá-las.
- Assentamento dos tijolos: 5 partes de areia, 3 partes de saibro, 1 parte de cimento.
- Assentamento dos refratários: 1 parte de saibro, 1 parte de cimento.*
- Concreto: 3 partes de areia, 2 partes de pedra, 1 parte de cimento.
*Obs.: A massa do refratário pode ser adquirida pronta. (composição diferente)
O saibro e a areia devem ser peneirados para retirada de pedras e impurezas.
Construindo a churrasqueira
Base:
Depois de selecionado o local, marque uma área de 0,82 m de largura por 0,70 m de profundidade, assente a primeira fiada tomando o cuidado de esquadrejar e nivelar, se for encosta-la na parede utilize a mesma para fazer um gabarito, isso facilitará muito. Atenção: esta churrasqueira pesa em torno de 1000 quilos portanto é conveniente observar se o local onde será construída possui resistência suficiente para suportar este peso. Suba 7 fiadas (equivalente a 49 cm) ou seja: as duas laterais e atrás, não descuide da amarração e não se esqueça de manter o prumo pois qualquer erro aqui será impossível corrigir depois. Venha frisando sempre dentro do prazo de duas horas para ter um melhor acabamento.
Caixa:
Corte uma tábua de compensado de 15 mm de espessura no tamanho de 0,60 x 0,65 m, e coloque esta tábua sobre as paredes levantadas, escore no centro e principalmente na frente para que não envergue. Corte alguns tijolos ao meio longitudinalmente e assente nas laterais e se precisar também na parte de trás, os tijolos da frente vão sem massa pois a espessura da tábua fará este papel. Detalhe: como esta tábua vai permanecer aí, ela deve ficar recuada uns 3 cm da frente para não aparecer. No entanto se desejar retira-la posteriormente, então ela deve ser cortada em tamanho menor e escorada em toda a volta, mas este procedimento da mais trabalho, recomendo neste caso forrar a tábua com um plástico para facilitar o descolamento. Sobre esta tábua, faça uma malha de ferro de forma que as pontas fiquem apoiadas sobre os tijolos e em seguida aplique o concreto no traço indicado mais acima, utilize uma régua para sarrafear este concreto na mesma espessura dos tijolos.
Gaveta:
Em cima do concreto pronto, assente a gaveta coletora de cinzas, centralize, nivele e mantenha a frente bem encostada no tijolo para não ficar feio, suba mais uma fiada de tijolo e preencha a volta da caixa com tijolos ou concreto. Recorte uma tábua que se encaixe perfeitamente dentro do suporte da gaveta como a vermelha na foto, escore esta tábua encostando-a na parte de cima para que não entre massa quando for coberta, esta tábua será retirada quando a caixa estiver pronta. Daí para frente todas as fiadas seguintes até terminar a caixa levarão uma barra de ferro da seguinte forma:Corte a barra em pedaços de 2,78 m e depois dobre 90° em 0,05 - 0,66 - 1,39 - 2,00 - 2,73 - 0,05 m, perfazendo um retângulo fechado ou seja uma cinta e coloque sobre os tijolos de cada fiada.Detalhe: a massa continua sendo a mesma do assentamento, não altere o traço colocando mais cimento com o intuito de reforça-la pois isso irá mudar sua coloração.
Refratários:
Completada a caixa, esta deverá ficar com 7 fiadas e uma altura de 0,98 m.Preencha o espaço interno com tijolos (pode ser do comum) até a altura onde deverão ser colados os refratários de baixo ou seja, desconte 27 cm da base da boca da churrasqueira (a base da boca é onde está a pedra de granito na foto) e preencha o restante com tijolos e massa de assentamento, dica: não use concreto nesta parte pois sua dilatação pelo calor pode causar trincas. Este refratário mais claro colocado no meio da caixa tem a função de servir como tampa do túnel de limpeza que deve ser construído com a finalidade de encaminhar as cinzas até a gaveta coletora. Nele foi feito dois furos e passado um ferrinho com as pontas dobradas em baixo para facilitar a remoção na hora da limpeza. Este refratário fica no mesmo nível dos outros e para isso deve ser criado um encaixe. O túnel fica no centro da largura interna e deve ser encostado na parte da frente da caixa, ele é feito com tijolos assentados diretamente sobre aquela tabua vermelha.
Assentamento dos refratários:
Utilizando a massa refratária, assente a pedra de granito depois as placas refratárias da frente encaixando-as por baixo da pedra, em seguida as placas de baixo, só depois assente as das laterais e as do fundo porém neste ultimo deve ser utilizado os tijolos refratários que são mais grossos. Veja nas fotos as posições corretas dos assentamentos. As partes de cima dos refratários devem estar no mesmo nível da pedra de granito, com exceção daqueles que vão colados na frente pois estes são encaixados por baixo da pedra. O traço da massa para assentar os refratários esta em testo mais acima. Não é necessário criar junta de dilatação entre as peças mas ao encosta-las acrescente um pouco de massa entre elas para que grudem umas nas outras.
Boca da churrasqueira:
Depois de terminada a caixa, continue subindo as paredes só que agora deixando a frente aberta. Na parte de trás será assentado os tijolos furados, são cinco e mais cinco, todos alinhados na vertical, atrás destes são assentados tijolos normais em espelho de forma que esta parede continua tendo a mesma espessura que as demais. Obs.: Se o fundo da churrasqueira não ficar encostado em alguma parede, recorte os tijolos aparentes ao meio longitudinalmente e os assente na posição normal, assim você terá a mesma espessura de parede e uma aparência externa contínua. Crie amarrações com ferro já que com os tijolos nesse local não é possível. A segunda e a terceira fiada logo acima dos tijolos furados também levam ferros, reforce na parte da frente colocando um ferro a mais em cada fiada.
Fechamento da boca:
A frente começa a ser fechada na vigésima primeira fiada, se quiser pode fazer este fechamento reto ao invés do arco, poderá também continuar com o assentamento na posição normal, porém se quiser virar os tijolos como o da foto, então os corte ao meio e utilize a parte curva voltada para baixo. Tome muito cuidado ao executar este arco para que fique com uma curvatura uniforme e ocupando apenas o espaço de duas fiadas não mais que isto, veja que a fiada de cima passa normal e ainda mantém a espessura da massa, escore bem a madeira deste arco para não ceder e nem envergar. A forma de arco propicia uma resistência a mais contra futuros descolamentos dos tijolos, portanto é altamente recomendável. Outra possibilidade mais rápida e muito utilizada é a colocação de uma chapa de alumínio em forma de U (para dar sustentação aos tijolos) tanto neste local, como também em substituição à pedra de granito.
Boca da chaminé:
Na vigésima quarta fiada começa o fechamento da chaminé. Esta fiada deve ser assentada um centímetro para fora criando um sobressalto (motivo estética) mas a próxima seguinte volta ao alinhamento normal. Todas as outras de cima ou seja até chegar á largura da chaminé vão sendo fechadas aproximadamente 2,5 cm em cada uma, se for necessário ajustar as medidas, faça-o na ultima fiada antes da chaminé. Lembre-se de colocar um eletroduto para a passagem dos fios que irão iluminar o interior da churrasqueira, mas não muito baixo para não queimar os fios com o fogo e nem muito alto para não dificultar a manutenção. Veja aqui como instalar lâmpada em churrasqueira.
Chaminé:
Suba a chaminé até ultrapassar o telhado e se no caminho acontecer de ter uma vigota como na foto, não há necessidade de cortá-la, basta revesti-la com chapa galvanizada com o intuito de evitar que pegue fogo caso uma brasa a atinja. Como a chaminé tem a função de drenar a fumaça para fora do ambiente, sua ''aerodinâmica'' deve ser a mais eficiente possível, então enquanto estiver assentando os tijolos, venha também dando acabamento pelo lado de dentro, ou seja passe a desempenadeira na massa das juntas dos tijolos para que fique lisa, assim o ar (fumaça), fluirá mais rapidamente.
Tampa da chaminé:
Depois de ultrapassar o telhado uns 50 cm, assente duas fiadas deslocadas 3 cm para fora como na foto com a finalidade de embelezamento e em seguida coloque a tampa que pode ser feita de concreto ou adquirida pronta. Cuide de vedar bem a junção dos tijolos com o telhado para evitar entrada de água, utilize veda-calha PU (poliuretano) que tem flexibilidade e permite movimentos de dilatação.
Considerações finais:
Baseado no nível de conhecimento e prática construtiva que tenho, considerando o fato de nunca antes ter construído uma destas, eu classificaria o grau de dificuldade num nível sete, em uma escala de zero a dez, portanto se desejar construir você mesmo sua churrasqueira, eu diria vá em frente, mas estude bem antes de começar, pois é um tipo de construção que não permite erros, ou seja, não dá para consertar depois. Aconselho a buscar outras fontes de informações alem desta, aconselho também a não levar estas ao pé da letra pois podem ocorrer variações nas medidas do material utilizado conforme o fabricante e a região onde está, e neste caso terá que fazer alguns ajustes.
Veja todas as fotos desde o inicio da construção:
Nenhum comentário:
Postar um comentário