Argamassas com aditivos hidrofugantes são classificadas como impermeabilizantes rígidos. |
A diferença é caracterizada pelas partes construtivas onde serão aplicados. A NBR 9575 - Impermeabilização - Seleção e Projeto define que impermeabilização flexível é o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas sujeitas à fissuração e que impermeabilização rígida é o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas não sujeitas à fissuração.
A principal função do hidrofugante à base de silicone é proteger o concreto aparente contra a umidade, sem modificar sua aparência natural. Ele torna as superfícies minerais repelentes à água, impedindo a penetração da umidade. Com ele, é possível aumentar a vida útil dessas superfícies ao livrá-las de eflorescências e manchas.
Mantas são indicadas para lajes e outras áreas sujeitas à movimentação e fissuração.
|
Manta asfáltica é um impermeabilizante flexível indicado para superfícies planas, como lajes de piso do andar térreo e de cobertura de edifícios. Ou seja, locais sujeitos à fissuração.
A manutenção de impermeabilizações expostas deve ser realizada de acordo com instruções do fabricante do produto, mas precisam ser monitoradas. A manutenção de impermeabilizações protegidas deve ser realizada inicialmente na camada de proteção e, no caso de infiltrações, deve ser realizada até o impermeabilizante na região da falha. No caso de obras ou instalação de equipamentos, a área abrangida deverá ser reparada imediatamente.
Em geral, em locais expostos a intempéries, deve ser aplicada impermeabilização do tipo flexível autoprotegida ou com aplicação de proteção adicional.
Inicialmente a manta deve ser exposta em toda a área com problemas de infiltração. Em seguida, deve ser realizada uma busca para identificar com precisão o local de falha de colagem ou defeito na manta, por onde a água esteja infiltrando. Localizada, essa parte da manta com problemas deve ser cortada até pelo menos 10 cm além da área afetada. A colagem de nova manta deve ser realizada preferencialmente utilizando asfalto a quente e seguindo os procedimentos indicados pelo fabricante. Devem ser executadas a seguir, se for o caso, as camadas de proteção mecânica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário