Caros leitores já faz um tempo desde a última (e única!) resenha publicada por nós, do
A Engenharia em Foco, que na ocasião nos concentramos no livro
Engenharia Invisível (
Confira aqui!). Decidimos, portanto, conferir e escrever sobre mais um material para quem busca bibliografias da área de Engenharia:
Planejamento e Controle de Obras, do autor Aldo Dórea Mattos.
Livro: Planejamento e Controle de Obras
Autor: Aldo Dórea Mattos
Ano: 2010 (1ª Edição)
Nº de páginas: 420
Editora: Pini
Escrito por uma das principais referências brasileiras em Gerenciamento de Projetos de Construção Civil, o livro foca em todo o processo de Planejamento e Controle de obras, desde a identificação das atividades do projeto até análise de Previsto x Realizado.
Cada ferramenta e metodologia abordada é tratada com riqueza de detalhes e um aspecto positivo é que apresenta exemplos práticos, impedindo o livro de se tornar cansativo, facilitando o aprendizado e fazendo com que seja ideal para quem tem a finalidade de aplicar os conhecimentos em seu dia a dia. Os principais tópicos encontrados no livro são:
- Diagrama de Rede;
- Cronograma;
- Alocação de recursos (Histogramas);
- Análise de Valor Agregado;
- Controle/tratamento de desvios.
Um aspecto que o leitor deve ter em mente é que o livro se limita ao Planejamento e Controle, sem detalhar as atividades pertencentes à orçamentação de obras. Além disso, o foco do material não recai sobre softwares específicos da área, transmitindo as informações sobre ferramentas e técnicas de maneira genérica.
Em resumo trata-se de um ótimo livro, com informações claras e objetivas sobre o Planejamento e Controle. Além disso, possui um nível de detalhamento que permite ao iniciante conhecer a área de maneira consistente e ao profissional experiente reciclar seus conhecimentos de forma estruturada.
Avaliação A Engenharia em Foco (pontuações de 1 a 5):
- Aplicação prática: 4,5
- Aplicação teórica: 4,8
- Didática: 5,0
- Relevância: 5,0
- Abrangência: 4,3
- Nota final: 4,7
Nenhum comentário:
Postar um comentário