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sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Ilustrações: Mulheres com ferramentas


Ilustrações: Mulheres com ferramentas

POR   08/12/2015  ENTRETENIMENTOFAÇA VOCÊ MESMO (DIY)FOTOS,NOVIDADES
Não é de hoje que defendemos que o faça você mesmo, ferramentas e construção, não são coisas só para homens. As mulheres, além de ter uma visão excepcionalmente sensível aos detalhes, também colocam a mão na massa tanto quanto os homens. É muito importante que utilizemos das coisas que gostamos de fazer para nos unirnunca nos dividir. Elas tem força, coragem e disciplina.
Pensando nisso, separamos uma série de ilustrações da artista Kelly Reemtsen, artista renomada com inúmeras exposições mundo afora, para retratar o respeito que temos com as mulheres, nunca estabelecendo um limite para o que elas podem ou conseguem fazer.
Acreditamos na liberdade individual das pessoas.
Inspire-se com estas ilustrações fenomenais da artista.



mulher com machado

mulher com picareta
mulher com ferramenta
Se identificou? Dá uma olhada neste post dedicado as mulheres do faça você mesmo, no caso,faça você mesma. Não deixe de ver também nossa sessão de Faça você mesmo.

Reformar - O Blog da Engenharia Inteligente.: O Trânsito brasileiro e sua situação caótica


Reformar - O Blog da Engenharia Inteligente.: O Trânsito brasileiro e sua situação caótica: Um dos grandes problemas da sociedade atual é, sem dúvidas, o trânsito na maioria das cidades brasileiras. Esse problema não tem local espec...



Demolição Controlada

Conheça a desmontagem controlada, da suas características à comparações com o modo convencional.

       O mais convencional do nosso blog seria falar de construir, técnicas construtivas e afins. Mas hoje falaremos de demolição, mais precisamente sobre Demolição controlada.
A demolição controlada, é o procedimento onde a estrutura ou edificação é desmontada, no literal da palavra. Na demolição normal, seja por completo ou em uma parte, é feita sem distinção nenhuma, o todo é demolido.  Já no processo de desmontagem, o trabalho é controlado, feito em segmentos e os materiais assim separados. O procedimento busca então  aproveitar materiais que antes seriam descartados como entulho. Assim uma estrutura, uma certa peça de alvenaria, madeiras, aço, podem ser aproveitados. Esse procedimento tem dois viés, um econômico e um ecológico. Economiza-se bastante com o aproveitamento, e do lado ecológico, diminui-se o numero de entulho nos aterros, muitas vezes despejados de qualquer maneira. Outro fato importante é a diminuição de ruídos e poeira nos arredores da construção, o que é causado pela demolição convencional. Assim a desmontagem controlada pode se operar  em uma fabrica, e a mesma fabrica poder continuar operando, sem atrapalhar muito a atividade industrial. Do mesmo modo uma reforma  pede o mesmo processo, para não alterara rotina local. A questão da logística é primordial para o sucesso do processo, já que é dificultoso a movimentação e armazenamento, levando em conta áreas movimentadas e habitadas, mais difícil ainda.

O Processo

      Normalmente a desmontagem controlada é feita na ordem inversa do que foi construído, e na seguinte sequência:
·                      Remoção de esquadrias, portas, janelas, sistema de água e energia;
·                     Telhado e estrutura de sustentação;
·                  Estrutura de concreto, alvenaria, contrapiso (no caso de uma construção com mais pavimentos, sempre do andar superior para o inferior).

 Os Equipamentos mais usados no processo

·                     Rompedores: Fragmentam os componentes ( podem ser pneumáticos ou hidráulicos);
·                     Pulverizadores: Seguram, tombam, fragmentam .
·                    Tesouras: Seguram e cortam (força hidráulica).

______

       A desmontagem controlada, por ser um procedimento novo, e no Brasil, mais recente ainda, torna muito caro o mercado das maquinas e toda tecnologia envolvida.  A acessibilidade das empresas ainda é pequena, mas como avanço das questões sustentáveis talvez no futuro seja viável, já que a construção civil é a atividade que mais utiliza dos recursos naturais. Se não é  possível ainda reduções significativas , pelo menos a redução de entulhos beneficiaria o meio ambiente e a sociedade.

quarta-feira, 9 de maio de 2012


O Trânsito brasileiro e sua situação caótica

Um dos grandes problemas da sociedade atual é, sem dúvidas, o trânsito na maioria das cidades brasileiras. Esse problema não tem local específico, atingindo de grandes centros à pequenas cidades, causando transtornos e estresse aos que necessitam desse meio para se locomoverem.
Congestionamentos, confusões, estresse, infrações e até crimes são alguns dos problemas que encontramos no trânsito terrível que perdura pelo país. O que fazer para mudar, o que se deve fazer frente algumas situações e a evidenciação de alguns fatos serão levantados agora.

A atual situação

Todo cidadão tem o direito de ir e vir, e isso todos nós sabemos graças à nossa Constituição Federal. Mas o que se vê hoje em dia é que esse direito é "sonegado" do cidadão que necessita utilizar o transporte terrestre. Grandes congestionamentos, somados com a falta de investimento - ou investimento errado - agravam uma situação que já está transbordando. Pode se dizer que grande parte dos problemas diários são resultado de horas e horas parados em uma via congestionada e mal conservada. Esses problemas se agravam com o passar do tempo e podem ter um preço desagradável com o passar do tempo e com a repetição dos fatos.

Os agravantes

Alguns fatos colaboram para a piora da situação do nosso trânsito e devem ser levados em conta. Anualmente, a frota de carros de nossas cidades crescem em ritmo desordenado, frutos de financiamentos e de créditos tentadores que facilitam a aquisição de um automóvel com certas facilidades. Somados à isso temos uma sociedade consumista que busca sempre algo novo, e a aquisição de bens como o automóvel é sempre um sonho do cidadão. Frente à esse acréscimo desordenado de veículos temos vias com o asfalto mal conservado e ruas com projetos ultrapassados, incapazes de suportar uma frota inflamada como a que temos nos dias de hoje.
Existem, também, outros fatos que agravam a situação do trânsito nos dias de hoje e são eles dois dos mais importantes: o descaso das autoridades e responsáveis e a negligência dos cidadãos e usuários do trânsito. Os investimentos necessários para que alguns desses problemas fossem selecionados não são feitos e somados com a irresponsabilidade de grande parte dos motoristas, já acomodados com a situação, acabam por piorar uma situação que já é ruim.

Resultados nada agradáveis

Andando paralelo à tudo isso está a qualidade de vida dos cidadãos. Diante de todos esses problemas evidenciados, temos, resultante disso, um agravamento na qualidade de vida, tendo em vista os efeitos do trânsito e de seus problemas para o cidadão e usuário. Ruídos, poluição, poluição sonora, estresse, exposição a temperaturas elevadas e até agressões físicas são algumas das situações que podemos verificar nesses casos. Todos esses problemas são causados ou agravados frente à isso e devem ser levados com seriedade, para que não causem danos maiores no futuro.

Solução e remediação

Para a solução desse problema, temos algumas sugestões que podem se não solucionar, pelo menos, suavizar o caso.

- Investimento em transporte coletivo: Talvez o mais importante e necessário à se fazer é o investimento correto em meios de transporte coletivo. Com um transporte coletivo de qualidade o número de motoristas, e consequentemente de carros, tende a diminuir e o trânsito fluir com mais qualidade.

- Adequação das vias para o tráfego atual:  Reformar algumas(a maioria) das vias de tráfego do país se faz necessário quando podemos perceber que elas já não suportam o fluxo de veículos atual. Com projetos ultrapassados e estrutura mal conservada, elas servem também como um agravante dessa situação.

- Educação dos cidadãos: Partindo do princípio da Cidadania, vemos que cada cidadão deve fazer sua parte para que, assim, possa exigir e cobrar seus direitos. Ser cidadão é ter respeito pelo seu território e seu município, diferente do que vemos nos dias de hoje. Educação no trânsito é necessária e deve ser passada como uma lição de cidadania.

MODELOS DE PLANTAS DE CASAS

PLANTAS DE CASAS
















































Engenharia Civil: Plantas de Casas

Engenharia Civil: Plantas de Casas: PLANTAS DE CASAS ...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

O APARTAMENTO MAIS CARO DO MUNDO

O APARTAMENTO MAIS CARO DO MUNDO

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Mônaco é um lugarzinho um tanto incomum. Segundo estatísticas do governo, não há pobreza ali e o PIB per capita é atualmente o maior do mundo. Há mais empregos que moradores em Mônaco. Há um banco para cada 600 habitantes em Mônaco. E até a mesa de cassino com a aposta mínima mais cara do planeta também fica em Mônaco, exatos 20 mil euros – sim, está escrito certo, aposta mínima mesmo. Não é de se espantar, portanto, que o apartamento mais caro lançado até hoje também fique lá, um imóvel que vale quase quatro vezes mais do que o maior prêmio pago pela Mega Sena.
Batizado de Tour Odéon, o residencial com duas torres de 170 metros de altura é o primeiro arranha-céu construído no principado desde 1980. Apresentações feitas, vamos aos números incomuns: são 259 apartamentos, incluindo 73 residências de luxo, dois duplex de 1 200 metros quadrados e uma penthouse de cinco andares com 3 300 m2. Esse imóvel no topo do Odéon, que ainda conta com uma piscina com tobogã, está sendo vendido por R$ 788 milhões, maior preço já registrado pelo mercado mundial. O Odéon ainda tem dez garagens subterrâneas, com 543 vagas de estacionamento – a penthouse multimilionária vem com motorista particular, mimo já incluso no preço. As chaves devem ser entregues em julho de 2014.

Conhecendo a Engenharia: Fundações

Conhecendo a Engenharia: Fundações

O que são?
Chamamos de fundações os elementos estruturais que ficam abaixo do solo com a função de suportar, com segurança, e transmitir ao solo as cargas provenientes do edifício.
Como escolher?
Para que se faça uma boa escolha do tipo de fundação a ser utilizado,  encontrando uma solução que atenda às características técnicas e que se adeque à realidade da obra, deve-se levar em conta diversos parâmetros, dentre eles:
  • A topografia da área, incluindo dados sobre os taludes e encostas do terreno, a necessidade da realização de cortes e aterros, dados sobre erosões, a presença de obstáculos (ex.: aterros de lixo e matacões);
  • As características do maciço de solo, incluindo a variabilidade das camadas e a profundidade de cada uma delas, a compressibilidade e resistência dos solos e a posição do nível d’água;
  • Dados da estrutura, incluindo a arquitetura, o tipo e o uso da estrutura, a existência ou não de subsolo e as cargas atuantes;
  • Dados acerca das construções vizinhas, incluindo o tipo de estrutura e das fundações, a existência de subsolo e as possíveis consequências de escavações e vibrações provocadas pela nova obra;
  • Os aspectos econômicos, incluindo custo direto e prazo de execução.
Tipos
As fundações são dividas em dois grupos: diretas e indiretas, classificando-se de acordo com a forma de transferência de cargas da estrutura para o solo.
  • Fundações diretas
São aquelas que transferem as cargas para as camadas de solo através das pressões distribuídas sob a base do elemento estrutural da fundação, considerando apenas o apoio da peça sobre a camada do solo.
  • Rasas
Quando a camada de suporte está próxima à superfície do solo (profundidade de até 2 metros), ou quando a cota de apoio é inferior à largura do elemento de fundação.
  • Blocos e Alicerces
Tipo de fundação utilizado para suportar pequenas cargas, como casas e sobrados. Os blocos e alicerces (também chamados blocos corridos) têm grande rigidez, suportam predominantemente esforços de compressão simples provenientes das cargas dos pilares, já os poucos esforços de tração são absorvidos pelo próprio material do bloco. Podem ser feitos de concreto simples, alvenaria ou pedra.
1
2
  • Sapatas
Trabalham não só à compressão, mas também à flexão, sendo construídas, portanto, incluindo material resistente à tração.
Sapatas isoladas: Transmitem a carga de um pilar para o solo através de uma base.3Sapatas corridas: Seguem continuamente as paredes, as quais lhes transferem a carga por unidade linear de comprimento, como mostra a figura abaixo.
4Sapatas associadas: São como sapatas isoladas superpostas, nas quais os pilares se unem numa viga de rigidez.
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  • Radiers
São elementos de fundação planos, executados em concreto armado, que recebem as cargas de todos os pilares da obra. Fala-se que esse tipo de fundação se parece com uma laje.
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  • Profundas
São as fundações nas quais as dimensões ultrapassam todos os limites mencionados nas fundações rasas.
  • Tubulões
Esse tipo de fundação transmite a carga ao solo por compressão, por meio da escavação de um fuste cilíndrico e uma base alargada tronco-cônica. Pode ser feito a céu aberto ou sob ar comprimido.
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  • Fundações Indiretas
São aquelas que transferem as cargas da estrutura para o solo por meio do atrito lateral, que exige grandes dimensões dos elementos de fundação, por isso, são sempre profundas. As fundações indiretas são, basicamente, as estacas, sendo estas divididas em pré-fabricadas, as quais são produzidas fora do local da obra e cravadas no terreno, e as moldadas in loco, as quais são produzidas no próprio terreno.
  • Estacas de madeira
Esse tipo de fundação é feito por troncos de árvore cravados no solo com bate-estacas de pequenas dimensões e martelos leves. Atualmente, depois da difusão do concreto no mercado construtivo, as estacas de madeira são mais utilizadas para execução de obras provisórias.
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  • Estacas metálicas
Essas estacas podem ser cravadas em quase todos os tipos de terreno, possuem facilidade de corte e emenda, podem atingir grande capacidade de carga e trabalham bem à flexão. Um possível problema que precisa ser evitado é a corrosão do material metálico, e seu custo é maior quando comparado ao de outros tipos de estaca. Podem ser utilizadas de forma provisória, com a possibilidade de serem reutilizadas.
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  • Estacas de concreto pré-moldadas
Esse tipo de estaca pode ser feito de concreto armado ou protendido. Uma de suas limitações é no comprimento, elas têm que ser fabricadas em segmentos, visto que existe uma dificuldade de transportá-las, havendo a necessidade de armaduras específicas para içamento e deslocamento. Podem suportar cargas elevadas, sendo utilizadas para pequenos ou grandes edifícios.
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  • Estacas de concreto moldadas in loco
Como o próprio nome “moldadas in loco” já diz, estas são estacas produzidas no próprio local no qual serão aplicadas. A execução acontece da seguinte forma: preenche-se de concreto as perfurações previamente executadas no terreno, por meio de escavações ou cravações. Existem vários tipos de estacas moldadas in loco, como as estacas Franki, Strauss, Hélice Contínua, Raiz, etc.
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Referências:
Apostila de Fundações da Escola Politécnica da USP, revisada pela Prof. Mercia Barros

Mulheres na engenharia: conquistas e desafios

Mulheres na engenharia: conquistas e desafios

Cada vez mais mulheres escolhem a Engenharia como profissão e conquistam aos poucos seu espaço, trabalhando em parceria com os profissionais do sexo masculino.
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Mas essas conquistas ainda vêm acompanhadas de muitos desafios, como a condução com sucesso e responsabilidade de uma dupla jornada, já que muitas dessas engenheiras são esposas e mães, além de atuarem em cargos de liderança, conforme explica a engenheira Ester Feche Guimarães, associada e membro da Diretoria da ABES-SP. “As empresas de engenharia têm, em média, 20% de mulheres em seu corpo técnico. Até 20% dos cargos de média gerência em áreas de gestão e centros de pesquisa são ocupados por mulheres, mas somente 3% delas ascendem ao primeiro escalão, muitas vezes por política de relacionamento”, afirma.
Para ela, o reconhecimento na Engenharia ocorre com poucas mulheres. “Não é de estranhar que os temas do dia da mulher não levem as profissionais aos auditórios. Eles não afetam suas vivências. Nesse sentido, merece uma reflexão, em qual paradigma as empresas estão se apoiando para fazer avaliação e escolha de profissionais igualmente competentes, mas que veladamente são excluídas de um espaço de disputa. A essas mulheres profissionais, que competem dia-a-dia em igualdade de atribuições, formadoras de opinião, éticas e influenciadoras, mas nem sempre reconhecidas por suas contribuições à engenharia, digo que ainda há uma longa jornada pela frente, mas miopia corporativa não as torna cidadãs de segunda categoria”, ressalta.
Para a engenheira Roseane Garcia Lopes de Souza, que também faz parte da Diretoria da ABES-SP, apesar de ainda existirem muitos desafios para as mulheres nesta profissão, as dificuldades estão diminuindo. “Devido as minhas antecessoras, desde 1908, em vários pontos do mundo, terem bravamente lutado pela conquista de direitos iguais, pela não violência sexual e tantos outros assuntos ligados à valorização da mulher; quando iniciei minha faculdade, em 1979, foi mais fácil. Embora naquela época ser aluna de Engenharia era conviver com 90% de colegas homens. No entanto, isto me fez crescer, pois tinha que provar continuamente para meus colegas e professores engenheiros a competência da mulher. Por outro lado, o fator protecionismo dos colegas homens para com as colegas de sala era muito forte, o que de certa maneira me parecia saudável.”
Roseane ainda completa que, apesar de ser muitas vezes complicado conciliar a profissão com suas outras atividades pessoais, além de seu papel de mãe, ela se sente plenamente satisfeita com o que faz. “Ser engenheira, mãe, colega, profissional da Secretaria de Estado da Saúde, participante da ABES e colaboradora do Centro de Apoio à Faculdade de Saúde Pública de São Paulo me faz sentir viva e sempre com novos desafios nas várias frentes de trabalho.”
A engenheira Virgínia Sodré, Diretora Técnica da InfinityTech, que já acumula mais de 16 anos de experiência na área de Engenharia e Consultoria Ambiental, também falou sobre a sua experiência. “Felizmente minhas experiências profissionais foram muito positivas nessa área, os meus colegas engenheiros sempre me apoiaram e me ajudaram muito no desenvolvimento do meu trabalho. Quando tive minha primeira filha trabalhava na Degremont e recebi todo o suporte necessário da empresa. Isso foi bem no início da minha carreira e me deu muito conforto e motivação, por acreditar que existem empresas que valorizam a mulher e a maternidade, além de me motivar a continuar no mercado de trabalho e conciliar o desafio de ter dois filhos e gerenciar casa, família e trabalho. Não tenho dúvidas que a escolhi a profissão correta e devo muito a engenharia minhas conquistas profissionais.”
Virgínia ressalta o papel muito importante que a mulher exerce na Engenharia. “Somos mais detalhistas e nos preocupamos com o conteúdo em conjunto com a forma. Não que os homens não tenham essas qualidades mais temos essas características de forma mais natural. Temos uma capacidade de executar tarefas diferentes ao mesmo tempo, isso nos dar uma boa capacidade de gestão. Atividade muito significante para área”, finaliza.

VAI CONSTRUIR OU REFORMAR

VAI CONSTRUIR OU REFORMAR 



                                      


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Arquitetura torna sua obra mais econômica e oferece conforto e segurança

Arquitetura torna sua obra mais econômica e oferece conforto e segurança

Arquiteto e projeto de casa
Além do projeto em si, o arquiteto também é o grande responsável por cuidar das instalações hidráulica, elétrica, de gás, esgoto, estrutura e paisagismo. Contratar um profissional como esse facilita a execução do projeto, uma vez que deixa de ser necessário consultar outras pessoas que podem não ter todo o conhecimento de um arquiteto capacitado.
Outra grande vantagem do especialista em arquitetura é que ele pode ser o encarregado legal pela execução da obra, ou seja, será de sua responsabilidade as sanções penais em caso de eventuais sinistros. Também estão inclusas às exigências legais o perfeito funcionamento das instalações e a segurança da construção após o término da obra por um período estabelecido pelo Código Civil e acordada entre as partes.
Apesar do custo de um arquiteto representar cerca de 10% de todo o gasto com a obra, a sua contratação tem vantagens como conforto, segurança e qualidade do serviço. Além disso, o profissional oferece o projeto como garantia, isto é, ele inclui uma série de detalhes que deverão ser cumpridos ao longo do processo de acordo com o gosto e estilo de vida dos clientes.
A inclusão de um arquiteto no plano de construção e reforma minimiza e torna a obra mais econômica a curto e longo prazo. É muito importante lembrar que, com a ajuda e aval desse profissional, o imóvel estará regularizado e será construído dentro das regras técnicas e de segurança.
Fonte: CAU/PA / SEGS

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Serviços Realizados, Por Valdilandio Aristaque Barros - Mestre de obra



Obras Realizadas

Obra Geovani Rinaldi, Parque vitoria- Franco da rocha - SP












































Obra atual em execução














tizilbarros aristaque











Obra realizada por Valdilandio Aristaque barros como mestre de obra, serviso de CARPINTARIA
Esta obra esta sendo realizada em franco da rocha.
Contem 4 pavimentos de 320,00² , veja abaixo algumas fotos abaixo






















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Obras realizadas por Valdilandio como mestre de obra, EXECUTANDO SERVIÇOS DE ADAPTAÇÃO DE LOJA PARA SHOPIM , Dentro do Shopim Morumbi













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HR CONSTRUTORA







Obra realizada em BARUERI, por Valdilandio mestre de obra,























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OBRA EM BARRUERI E PIRASSUNUNGA EXECUTADA POR VALDILANDIO A. BARROS COMO MESTRE DE OBRA PELA CONSTRUTORA

LOPES KALIL





















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Obra Ferraz de Vasconselos


Ferraz Inicia As Obras Do SESI No Jardim Juliana




Inicio_Obras_do_SESI_-_Foto_Renan_Odorizi_(23)


O secretário de Serviços Urbanos de Ferraz de Vasconcelos, Josias Genoino, anunciou nesta quarta-feira, dia 25, que a conclusão da terraplanagem, onde será construído o SESI, serão concluídas dentro de 10 dias. Logo após, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) tocará as obras, dando inicio a implantação do prédio.





Ferraz inicia as obras do SESI no Jardim Juliana




Inicio_Obras_do_SESI_-_Foto_Renan_Odorizi_(23)A construção do SESI é uma das maiores conquista do governo Abissamra neste ano. O prédio será construído para abrigar ao menos 2 mil jovens no ensino fundamental e cursos profissionalizantes. “Uma obra de grande valor que proporcionará a mudança de vida de milhares de jovens’’, disse Jorge Abissamra, o prefeito da cidade.
Para a construção da obra a municipalidade entrou com a contrapartida de R$ 3 milhões. Já a FIESP irá abarcar em Ferraz um total de R$ 9 milhões. A parte de Ferraz já foi praticamente concretizada com a concessão do terreno, a construção do talude e a terraplanagem em todo o terreno.
O mestre de obra Valdilandio Barros da empreiteira ‘Scopus Construtora & Incorporadora’, licitada para o serviço, afirmou que haverá uma equipe formada por 70 pessoas, trabalhando para concluir a obra num curto prazo de 1 ano.
Esta obra pode ser considerada de grande monta para um município com pouca arrecadação como é Ferraz, porém de muita importância para o desenvolvimento educacional e profissional da cidade.
O novo SESI de Ferraz ficará situado no Jardim Juliana, numa área de aproximadamente 15 mil metros. O que irá beneficiar toda a cidade de Ferraz, logrando melhor qualidade de vida e infraestrutura aos jovens e crianças do município.