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sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Reformar - O Blog da Engenharia Inteligente.: O Trânsito brasileiro e sua situação caótica


Reformar - O Blog da Engenharia Inteligente.: O Trânsito brasileiro e sua situação caótica: Um dos grandes problemas da sociedade atual é, sem dúvidas, o trânsito na maioria das cidades brasileiras. Esse problema não tem local espec...



Demolição Controlada

Conheça a desmontagem controlada, da suas características à comparações com o modo convencional.

       O mais convencional do nosso blog seria falar de construir, técnicas construtivas e afins. Mas hoje falaremos de demolição, mais precisamente sobre Demolição controlada.
A demolição controlada, é o procedimento onde a estrutura ou edificação é desmontada, no literal da palavra. Na demolição normal, seja por completo ou em uma parte, é feita sem distinção nenhuma, o todo é demolido.  Já no processo de desmontagem, o trabalho é controlado, feito em segmentos e os materiais assim separados. O procedimento busca então  aproveitar materiais que antes seriam descartados como entulho. Assim uma estrutura, uma certa peça de alvenaria, madeiras, aço, podem ser aproveitados. Esse procedimento tem dois viés, um econômico e um ecológico. Economiza-se bastante com o aproveitamento, e do lado ecológico, diminui-se o numero de entulho nos aterros, muitas vezes despejados de qualquer maneira. Outro fato importante é a diminuição de ruídos e poeira nos arredores da construção, o que é causado pela demolição convencional. Assim a desmontagem controlada pode se operar  em uma fabrica, e a mesma fabrica poder continuar operando, sem atrapalhar muito a atividade industrial. Do mesmo modo uma reforma  pede o mesmo processo, para não alterara rotina local. A questão da logística é primordial para o sucesso do processo, já que é dificultoso a movimentação e armazenamento, levando em conta áreas movimentadas e habitadas, mais difícil ainda.

O Processo

      Normalmente a desmontagem controlada é feita na ordem inversa do que foi construído, e na seguinte sequência:
·                      Remoção de esquadrias, portas, janelas, sistema de água e energia;
·                     Telhado e estrutura de sustentação;
·                  Estrutura de concreto, alvenaria, contrapiso (no caso de uma construção com mais pavimentos, sempre do andar superior para o inferior).

 Os Equipamentos mais usados no processo

·                     Rompedores: Fragmentam os componentes ( podem ser pneumáticos ou hidráulicos);
·                     Pulverizadores: Seguram, tombam, fragmentam .
·                    Tesouras: Seguram e cortam (força hidráulica).

______

       A desmontagem controlada, por ser um procedimento novo, e no Brasil, mais recente ainda, torna muito caro o mercado das maquinas e toda tecnologia envolvida.  A acessibilidade das empresas ainda é pequena, mas como avanço das questões sustentáveis talvez no futuro seja viável, já que a construção civil é a atividade que mais utiliza dos recursos naturais. Se não é  possível ainda reduções significativas , pelo menos a redução de entulhos beneficiaria o meio ambiente e a sociedade.

quarta-feira, 9 de maio de 2012


O Trânsito brasileiro e sua situação caótica

Um dos grandes problemas da sociedade atual é, sem dúvidas, o trânsito na maioria das cidades brasileiras. Esse problema não tem local específico, atingindo de grandes centros à pequenas cidades, causando transtornos e estresse aos que necessitam desse meio para se locomoverem.
Congestionamentos, confusões, estresse, infrações e até crimes são alguns dos problemas que encontramos no trânsito terrível que perdura pelo país. O que fazer para mudar, o que se deve fazer frente algumas situações e a evidenciação de alguns fatos serão levantados agora.

A atual situação

Todo cidadão tem o direito de ir e vir, e isso todos nós sabemos graças à nossa Constituição Federal. Mas o que se vê hoje em dia é que esse direito é "sonegado" do cidadão que necessita utilizar o transporte terrestre. Grandes congestionamentos, somados com a falta de investimento - ou investimento errado - agravam uma situação que já está transbordando. Pode se dizer que grande parte dos problemas diários são resultado de horas e horas parados em uma via congestionada e mal conservada. Esses problemas se agravam com o passar do tempo e podem ter um preço desagradável com o passar do tempo e com a repetição dos fatos.

Os agravantes

Alguns fatos colaboram para a piora da situação do nosso trânsito e devem ser levados em conta. Anualmente, a frota de carros de nossas cidades crescem em ritmo desordenado, frutos de financiamentos e de créditos tentadores que facilitam a aquisição de um automóvel com certas facilidades. Somados à isso temos uma sociedade consumista que busca sempre algo novo, e a aquisição de bens como o automóvel é sempre um sonho do cidadão. Frente à esse acréscimo desordenado de veículos temos vias com o asfalto mal conservado e ruas com projetos ultrapassados, incapazes de suportar uma frota inflamada como a que temos nos dias de hoje.
Existem, também, outros fatos que agravam a situação do trânsito nos dias de hoje e são eles dois dos mais importantes: o descaso das autoridades e responsáveis e a negligência dos cidadãos e usuários do trânsito. Os investimentos necessários para que alguns desses problemas fossem selecionados não são feitos e somados com a irresponsabilidade de grande parte dos motoristas, já acomodados com a situação, acabam por piorar uma situação que já é ruim.

Resultados nada agradáveis

Andando paralelo à tudo isso está a qualidade de vida dos cidadãos. Diante de todos esses problemas evidenciados, temos, resultante disso, um agravamento na qualidade de vida, tendo em vista os efeitos do trânsito e de seus problemas para o cidadão e usuário. Ruídos, poluição, poluição sonora, estresse, exposição a temperaturas elevadas e até agressões físicas são algumas das situações que podemos verificar nesses casos. Todos esses problemas são causados ou agravados frente à isso e devem ser levados com seriedade, para que não causem danos maiores no futuro.

Solução e remediação

Para a solução desse problema, temos algumas sugestões que podem se não solucionar, pelo menos, suavizar o caso.

- Investimento em transporte coletivo: Talvez o mais importante e necessário à se fazer é o investimento correto em meios de transporte coletivo. Com um transporte coletivo de qualidade o número de motoristas, e consequentemente de carros, tende a diminuir e o trânsito fluir com mais qualidade.

- Adequação das vias para o tráfego atual:  Reformar algumas(a maioria) das vias de tráfego do país se faz necessário quando podemos perceber que elas já não suportam o fluxo de veículos atual. Com projetos ultrapassados e estrutura mal conservada, elas servem também como um agravante dessa situação.

- Educação dos cidadãos: Partindo do princípio da Cidadania, vemos que cada cidadão deve fazer sua parte para que, assim, possa exigir e cobrar seus direitos. Ser cidadão é ter respeito pelo seu território e seu município, diferente do que vemos nos dias de hoje. Educação no trânsito é necessária e deve ser passada como uma lição de cidadania.

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Serviços Realizados, Por Valdilandio Aristaque Barros - Mestre de obra



Obras Realizadas

Obra Geovani Rinaldi, Parque vitoria- Franco da rocha - SP












































Obra atual em execução














tizilbarros aristaque











Obra realizada por Valdilandio Aristaque barros como mestre de obra, serviso de CARPINTARIA
Esta obra esta sendo realizada em franco da rocha.
Contem 4 pavimentos de 320,00² , veja abaixo algumas fotos abaixo






















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Obras realizadas por Valdilandio como mestre de obra, EXECUTANDO SERVIÇOS DE ADAPTAÇÃO DE LOJA PARA SHOPIM , Dentro do Shopim Morumbi













_______________________________________________________________________________




HR CONSTRUTORA







Obra realizada em BARUERI, por Valdilandio mestre de obra,























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OBRA EM BARRUERI E PIRASSUNUNGA EXECUTADA POR VALDILANDIO A. BARROS COMO MESTRE DE OBRA PELA CONSTRUTORA

LOPES KALIL





















_________________________________________________________________________________




Obra Ferraz de Vasconselos


Ferraz Inicia As Obras Do SESI No Jardim Juliana




Inicio_Obras_do_SESI_-_Foto_Renan_Odorizi_(23)


O secretário de Serviços Urbanos de Ferraz de Vasconcelos, Josias Genoino, anunciou nesta quarta-feira, dia 25, que a conclusão da terraplanagem, onde será construído o SESI, serão concluídas dentro de 10 dias. Logo após, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) tocará as obras, dando inicio a implantação do prédio.





Ferraz inicia as obras do SESI no Jardim Juliana




Inicio_Obras_do_SESI_-_Foto_Renan_Odorizi_(23)A construção do SESI é uma das maiores conquista do governo Abissamra neste ano. O prédio será construído para abrigar ao menos 2 mil jovens no ensino fundamental e cursos profissionalizantes. “Uma obra de grande valor que proporcionará a mudança de vida de milhares de jovens’’, disse Jorge Abissamra, o prefeito da cidade.
Para a construção da obra a municipalidade entrou com a contrapartida de R$ 3 milhões. Já a FIESP irá abarcar em Ferraz um total de R$ 9 milhões. A parte de Ferraz já foi praticamente concretizada com a concessão do terreno, a construção do talude e a terraplanagem em todo o terreno.
O mestre de obra Valdilandio Barros da empreiteira ‘Scopus Construtora & Incorporadora’, licitada para o serviço, afirmou que haverá uma equipe formada por 70 pessoas, trabalhando para concluir a obra num curto prazo de 1 ano.
Esta obra pode ser considerada de grande monta para um município com pouca arrecadação como é Ferraz, porém de muita importância para o desenvolvimento educacional e profissional da cidade.
O novo SESI de Ferraz ficará situado no Jardim Juliana, numa área de aproximadamente 15 mil metros. O que irá beneficiar toda a cidade de Ferraz, logrando melhor qualidade de vida e infraestrutura aos jovens e crianças do município.