BOM DIA A TODOS DA CONSTRU CIVIL, EU VALDILANDIO ARISTAQUE BARROS, MESTRE DE OBRA - TENHO A HONRA DE ESTAR COM VOCEIS
QUE A PAZ NOS ENCONTRE

Postagem em destaque

Agradecimento do blogger

                         Seja bem vindo ao blogger mestredeobraaristaquebarros

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Mulheres na engenharia: conquistas e desafios

Mulheres na engenharia: conquistas e desafios

Cada vez mais mulheres escolhem a Engenharia como profissão e conquistam aos poucos seu espaço, trabalhando em parceria com os profissionais do sexo masculino.
327-engenheira
Mas essas conquistas ainda vêm acompanhadas de muitos desafios, como a condução com sucesso e responsabilidade de uma dupla jornada, já que muitas dessas engenheiras são esposas e mães, além de atuarem em cargos de liderança, conforme explica a engenheira Ester Feche Guimarães, associada e membro da Diretoria da ABES-SP. “As empresas de engenharia têm, em média, 20% de mulheres em seu corpo técnico. Até 20% dos cargos de média gerência em áreas de gestão e centros de pesquisa são ocupados por mulheres, mas somente 3% delas ascendem ao primeiro escalão, muitas vezes por política de relacionamento”, afirma.
Para ela, o reconhecimento na Engenharia ocorre com poucas mulheres. “Não é de estranhar que os temas do dia da mulher não levem as profissionais aos auditórios. Eles não afetam suas vivências. Nesse sentido, merece uma reflexão, em qual paradigma as empresas estão se apoiando para fazer avaliação e escolha de profissionais igualmente competentes, mas que veladamente são excluídas de um espaço de disputa. A essas mulheres profissionais, que competem dia-a-dia em igualdade de atribuições, formadoras de opinião, éticas e influenciadoras, mas nem sempre reconhecidas por suas contribuições à engenharia, digo que ainda há uma longa jornada pela frente, mas miopia corporativa não as torna cidadãs de segunda categoria”, ressalta.
Para a engenheira Roseane Garcia Lopes de Souza, que também faz parte da Diretoria da ABES-SP, apesar de ainda existirem muitos desafios para as mulheres nesta profissão, as dificuldades estão diminuindo. “Devido as minhas antecessoras, desde 1908, em vários pontos do mundo, terem bravamente lutado pela conquista de direitos iguais, pela não violência sexual e tantos outros assuntos ligados à valorização da mulher; quando iniciei minha faculdade, em 1979, foi mais fácil. Embora naquela época ser aluna de Engenharia era conviver com 90% de colegas homens. No entanto, isto me fez crescer, pois tinha que provar continuamente para meus colegas e professores engenheiros a competência da mulher. Por outro lado, o fator protecionismo dos colegas homens para com as colegas de sala era muito forte, o que de certa maneira me parecia saudável.”
Roseane ainda completa que, apesar de ser muitas vezes complicado conciliar a profissão com suas outras atividades pessoais, além de seu papel de mãe, ela se sente plenamente satisfeita com o que faz. “Ser engenheira, mãe, colega, profissional da Secretaria de Estado da Saúde, participante da ABES e colaboradora do Centro de Apoio à Faculdade de Saúde Pública de São Paulo me faz sentir viva e sempre com novos desafios nas várias frentes de trabalho.”
A engenheira Virgínia Sodré, Diretora Técnica da InfinityTech, que já acumula mais de 16 anos de experiência na área de Engenharia e Consultoria Ambiental, também falou sobre a sua experiência. “Felizmente minhas experiências profissionais foram muito positivas nessa área, os meus colegas engenheiros sempre me apoiaram e me ajudaram muito no desenvolvimento do meu trabalho. Quando tive minha primeira filha trabalhava na Degremont e recebi todo o suporte necessário da empresa. Isso foi bem no início da minha carreira e me deu muito conforto e motivação, por acreditar que existem empresas que valorizam a mulher e a maternidade, além de me motivar a continuar no mercado de trabalho e conciliar o desafio de ter dois filhos e gerenciar casa, família e trabalho. Não tenho dúvidas que a escolhi a profissão correta e devo muito a engenharia minhas conquistas profissionais.”
Virgínia ressalta o papel muito importante que a mulher exerce na Engenharia. “Somos mais detalhistas e nos preocupamos com o conteúdo em conjunto com a forma. Não que os homens não tenham essas qualidades mais temos essas características de forma mais natural. Temos uma capacidade de executar tarefas diferentes ao mesmo tempo, isso nos dar uma boa capacidade de gestão. Atividade muito significante para área”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiro

http://construbarros.6te.net/index.html

tempo

Arquivos populares

Popular Posts

Comments System

construção civil

construção civil

Santa Catarina consolida iniciativas para modernizar construção civil

DCI 12 h atrás

Tiago Andrade Lima: A construção civil e os seus impactos ambientais

Diário de Pernambuco 1 de mar de 2018

Construção civil inicia ano em queda no Maranhão

O Imparcial 28 de fev de 2018

Benefício para trabalhador da construção civil vai ser avaliado por ...

Portal de Notícias do Senado Federal 26 de fev de 2018

Ademi-AL promove seminário sobre segurança na construção civil

TNH1 (Blogue) 28 de fev de 2018

Empresa divulga vagas de emprego para construção civil em ...

Globo.com 24 de fev de 2018

CDR vota projeto que destina unidades do Minha Casa Minha Vida ...

Portal de Notícias do Senado Federal 4 h atrás

Profissionais e lideranças se encontram na Unesc para discutir ...

Portal Veneza 1 de mar de 2018

Eunício debate com ministro das Cidades estímulos à construção civil

Portal de Notícias do Senado Federal 21 de fev de 2018

Construção civil debate elaboração de projetos

Diário do Nordeste (Blogue) 28 de fev de 2018

Entidades da construção civil de Brusque definem ações de ...

O Munícipio 27 de fev de 2018

Índice de custos da construção civil da FGV desacelera em fevereiro

Portal AECweb 27 de fev de 2018

CDR analisará cota do Minha Casa Minha Vida para trabalhadores ...

Portal de Notícias do Senado Federal 19 de fev de 2018

Indústria da construção civil debate ética em Joinville

Portal Economia SC 1 de mar de 2018

Conheça 4 startups que estão revolucionando o mercado da ...

StartSe (liberação de imprensa) (Blogue) 22 de fev de 2018

Construção civil, veículos e energia devem ajudar o PIB em 2018

Economia & Negócios Estadão 5 de fev de 2018

Construção civil está confiante na retomada de investimentos

Jornal da Manhã - Uberaba 26 de fev de 2018

Nestor Bezerra é o 1º operário da construção civil a tomar posse na ...

O POVO Online 21 de fev de 2018

Serviços Realizados, Por Valdilandio Aristaque Barros - Mestre de obra



Obras Realizadas

Obra Geovani Rinaldi, Parque vitoria- Franco da rocha - SP












































Obra atual em execução














tizilbarros aristaque











Obra realizada por Valdilandio Aristaque barros como mestre de obra, serviso de CARPINTARIA
Esta obra esta sendo realizada em franco da rocha.
Contem 4 pavimentos de 320,00² , veja abaixo algumas fotos abaixo






















_________________________________________________________________________________






Obras realizadas por Valdilandio como mestre de obra, EXECUTANDO SERVIÇOS DE ADAPTAÇÃO DE LOJA PARA SHOPIM , Dentro do Shopim Morumbi













_______________________________________________________________________________




HR CONSTRUTORA







Obra realizada em BARUERI, por Valdilandio mestre de obra,























________________________________________________________________________________




OBRA EM BARRUERI E PIRASSUNUNGA EXECUTADA POR VALDILANDIO A. BARROS COMO MESTRE DE OBRA PELA CONSTRUTORA

LOPES KALIL





















_________________________________________________________________________________




Obra Ferraz de Vasconselos


Ferraz Inicia As Obras Do SESI No Jardim Juliana




Inicio_Obras_do_SESI_-_Foto_Renan_Odorizi_(23)


O secretário de Serviços Urbanos de Ferraz de Vasconcelos, Josias Genoino, anunciou nesta quarta-feira, dia 25, que a conclusão da terraplanagem, onde será construído o SESI, serão concluídas dentro de 10 dias. Logo após, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) tocará as obras, dando inicio a implantação do prédio.





Ferraz inicia as obras do SESI no Jardim Juliana




Inicio_Obras_do_SESI_-_Foto_Renan_Odorizi_(23)A construção do SESI é uma das maiores conquista do governo Abissamra neste ano. O prédio será construído para abrigar ao menos 2 mil jovens no ensino fundamental e cursos profissionalizantes. “Uma obra de grande valor que proporcionará a mudança de vida de milhares de jovens’’, disse Jorge Abissamra, o prefeito da cidade.
Para a construção da obra a municipalidade entrou com a contrapartida de R$ 3 milhões. Já a FIESP irá abarcar em Ferraz um total de R$ 9 milhões. A parte de Ferraz já foi praticamente concretizada com a concessão do terreno, a construção do talude e a terraplanagem em todo o terreno.
O mestre de obra Valdilandio Barros da empreiteira ‘Scopus Construtora & Incorporadora’, licitada para o serviço, afirmou que haverá uma equipe formada por 70 pessoas, trabalhando para concluir a obra num curto prazo de 1 ano.
Esta obra pode ser considerada de grande monta para um município com pouca arrecadação como é Ferraz, porém de muita importância para o desenvolvimento educacional e profissional da cidade.
O novo SESI de Ferraz ficará situado no Jardim Juliana, numa área de aproximadamente 15 mil metros. O que irá beneficiar toda a cidade de Ferraz, logrando melhor qualidade de vida e infraestrutura aos jovens e crianças do município.