CRIADO POR : MESTRE NACIMENTO
Para construtoras, e para a Nova
geração de engenheiros(as) gestores de obras e Novos líderes de canteiros de
obras, e para aspirantes a gestão e liderança de obras.
Você chegou ao cargo de liderança.
- O primeiro e mais importante passo é entender que o
principal material no canteiro de obras são as pessoas que ali trabalham todos
os dias.
- O segundo passo é garantir que essas pessoas tenham um
ambiente de trabalho digno, com instalações e áreas de vivência dignas, e onde
a segurança individual e coletiva seja fundamental, onde o respeito ao bem
estar das pessoas esteja sempre em primeiro lugar.
- O terceiro passo é ouvir e analisar com atenção e respeito
as sugestões e reivindicações das pessoas que trabalham no canteiro de obras,
tanto da administração quanto das pessoas do chão de obra, e tomar decisões
dentro das normas, da coerência e do bom senso.
- O quarto passo é ouvir e analisar com atenção e respeito os
conselhos e orientações dos profissionais mais experientes (profissionais
tarimbados, que possuem conhecimento e as muitas experiencias dos acertos e dos
erros), e tomar decisões com coerência e bom senso.
- O quinto passo é respeitar a equipe administrativa da obra,
no trato com os colegas de equipe, nas reuniões, no planejamento dos objetivos
e metas, nas tomadas de decisões, nos erros e nos imprevistos. Se a equipe for
bem então o mérito é de todos, se a equipe for mal assuma que você deve
melhorar sua liderança, não fique procurando ou apontando culpados, corrija,
oriente e faça os ajustes necessários.
- O sexto passo é buscar a melhoria contínua e a excelência
na qualidade das atividades administrativas e operacionais, seguindo as normas
técnicas, os procedimentos e as boas práticas da engenharia civil e construção
civil.
- O sétimo passo é tratar as empresas terceirizadas como
parceiros de trabalho de objetivos iguais, ajudando em suas atividades,
fornecendo o suporte necessário para que possam produzir na qualidade e no
prazo dentro do escopo contratado, corrigindo os desvios e alinhando metas,
evitando prejuízos com medidas preventivas.
- O oitavo passo é desenvolver um considerável equilíbrio
emocional e respeitar os limites das pessoas, não falar mal das pessoas, não
despejar tuas frustrações nas pessoas, e não buscar prejudicar as pessoas.
- O nono passo é entender que o local de trabalho é um
ambiente coletivo e que deve haver regras e normas e conduta ética que sejam
iguais para todos.
- O décimo passo é lembrar sempre que: Mesmo se você for
um(a) excelente gestor(a) ou excelente líder, haverá pessoas que você não irá
agradar, tente conquistar o respeito dessas pessoas, mesmo que você não
consiga, continue respeitando a todos e siga o seu caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário