BOM DIA A TODOS DA CONSTRU CIVIL, EU VALDILANDIO ARISTAQUE BARROS, MESTRE DE OBRA - TENHO A HONRA DE ESTAR COM VOCEIS
QUE A PAZ NOS ENCONTRE

Postagem em destaque

Agradecimento do blogger

                         Seja bem vindo ao blogger mestredeobraaristaquebarros

sábado, 30 de janeiro de 2016

Estruturas metálicas reduzem o tempo de construção em até 40%

Estruturas metálicas reduzem o tempo de construção em até 40%              

Os materiais de aço também permitem maior liberdade de criação aos arquitetos e podem ser aplicados em qualquer tipo de projeto

Utilizadas tanto em edificações urbanas quanto em grandes pontes e estádios de futebol, as estruturas metálicas imprimem maior produtividade e velocidade construtiva aos projetos. Em comparação com processos convencionais, como a alvenaria, podem reduzir em até 40% o tempo de execução da obra.

Por dialogar com outros materiais, o aço — material das estruturas metálicas — não deve ser visto como antagônico ao concreto. Na verdade, eles podem aplicados em conjunto nas chamadas estruturas 'híbridas' ou 'mistas', onde as qualidades de cada elemento serão aproveitadas.
APLICAÇÕES
Qualquer tipo de construção precisa do aço, seja em pequenos componentes, como parafusos e dobradiças, ou incorporado a outro sistema construtivo para atender demandas especiais, como formatos estruturais e propriedades químicas.

A construção com estrutura de aço acelera a execução do projeto - Carolina Fonseca

Os elementos são produzidos em diversos tipos e formas. "Perfis formados a frio, laminados, soldados, os tubos com costura, sem costura, o light steel frame, a fôrma steel deck, os painéis de vedação, entre outros, são elementos aplicados no sistema construtivo em aço", detalha Carolina Fonseca, gerente executiva do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA).

Embora sirvam para qualquer tipo de projeto, dados do CBCA mostram que estruturas de grande porte, construções industriais e obras especiais foram responsáveis por 79,3% da produção total de estruturas metálicas em 2013. A porcentagem de utilização destas estruturas em projetos médios e pequenos é de 11,5% e 9,2%, respectivamente.
PROJETOS PELO PAÍS
O Brasil conta com diversas referências arquitetônicas feitas em aço. O Cenpes, maior centro de pesquisas da América Latina, utiliza aço 100% reciclado como principal sistema estrutural em todos os edifícios que integram o projeto. Já o Marília, antigo sobrado centenário da capital paulista, contou com uma estrutura metálica que preservou o imóvel e o transformou numa atraente construção voltada ao nicho comercial.

Dos estádios que sediaram a Copa do Mundo da FIFA em 2014, a Arena Fonte Nova, na Bahia, ergue-se como um exemplo de construção em aço. A fachada do projeto exibe uma estrutura metálica leve, baseada no sistema de lona tensionada.
LIGAÇÕES ENTRE ELEMENTOS
Os principais meios de ligação utilizados entre os elementos de aço são soldas, parafusos e barras roscadas, como chumbadores.
Os parafusos costumam ser mais utilizados nos canteiros de obras, pois a exigência por mão de obra qualificada é inferior em relação à solda. A peça também proporciona rapidez ao serviço de ligamento, economia em relação à energia empregada e maior resistência à fadiga.
Já em fábricas, "o meio de ligação utilizado, normalmente, é a solda", classifica Carolina. Ela proporciona elementos e estruturas mais leves; com ligações mais simples. Além disso, Carolina destaca que a soldagem é preferida em serviços de junção de materiais. "Ela permite uniões com geometrias complicadas e garante a perfeita continuidade das peças", explica.
Em suma, as ligações por solda são consideradas permanentes. Elas devem resistir a tensões de tração, compressão e cisalhamento. Já as ligações por parafusos são caracterizadas como desmontáveis ou removíveis, e devem resistir a esforços de tração e cisalhamento.
Essa liberdade conferida pelo aço faz com que os arquitetos ousem mais em seus projetos - Carolina Fonseca
VERSATILIDADE E RAPIDEZ
As estruturas em aço são fabricadas na indústria e chegam prontas ao canteiro de obras, onde devem ser montadas. "Isto é, enquanto está sendo feita a fundação, por exemplo, as estruturas estão sendo fabricadas", explica Carolina. "Esse processo demanda menor mão de obra in loco e acelera a execução do projeto", esclarece.
Outra vantagem é a versatilidade e flexibilidade que as estruturas metálicas proporcionam aos projetos, pois permitem ganho de espaço com a criação de grandes vãos e balanços sem interrupção por pilares ou paredes estruturais. "Essa liberdade conferida pelo aço faz com que os arquitetos ousem mais em seus projetos", certifica a gerente executiva.
O sistema reduz a energia utilizada na obra, os fluxos logísticos de entrada de materiais e de saída de resíduos - Carolina Fonseca
SUSTENTABILIDADE

Construções em aço costumam ter apelo sustentável, já que o material é reciclável e reduz o impacto ambiental. "As estruturas metálicas utilizam menos água e madeira. Com execução mais rápida, exigem que o canteiro de obras esteja ativo por menor tempo", relata Carolina. "Tais sistemas também reduzem a energia utilizada na obra, os fluxos logísticos de entrada de materiais e de saída de resíduos", acrescenta.

Essas características contribuem nas dimensões Espaço Sustentável, Materiais e Recursos e Qualidade Ambiental Externa para a certificação de uma obra com o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

CUIDADOS

Um projeto arquitetônico composto por peças em aço requer precisão no cálculo estrutural para evitar sub ou superdimensionamentos. Além disso, é necessário analisar o local da obra para definir o tipo de material mais adequado e avaliar a necessidade de proteção anticorrosiva.

"Existem no mercado inúmeras formas de proteger a estrutura em aço. Assim, ela pode ser aparente até mesmo em locais mais abrasivos", revela Carolina. "Dependendo do ambiente em que a obra será executada, deve-se analisar qual a proteção a ser aplicada. Em alguns casos, ela poderá encarecer a obra. Nesse caso, a estrutura mista se torna a mais viável, pelo fato do concreto auxiliar na proteção à corrosão", analisa.

Considerando que a estrutura metálica chega pronta ao canteiro, onde é apenas montada, é importante conceber um bom projeto de logística para aproveitar, ao máximo, todas as vantagens desse sistema construtivo.

NORMAS

A Norma Regulamentadora Nº 18 (NR 18) estabelece diretrizes que objetivam medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. Caso as medidas previstas não estejam compatíveis com a fase da obra, é vedado o ingresso ou permanência dos trabalhadores no canteiro. As medidas previstas para estruturas metálicas são tratadas no número 18.10 da norma.

CUSTO-BENEFÍCIO

O aço é um produto industrializado sobre o qual incidem impostos, e possui um custo elevado em relação aos materiais convencionais utilizados em canteiro. No entanto, Carolina diz que as despesas não devem ser analisadas de forma separada. "Quando se considera o empreendimento como um todo, o aço leva vantagem, principalmente por demandar menos mão de obra in loco e tempo", observa.

"A mão de obra é empregada, em sua grande maioria, na fábrica, reduzindo os custos na obra. Fora que a redução de resíduos diminui os custos com logística, com menor saída de material", acrescenta a gerente executiva.

As estruturas metálicas ainda podem gerar receitas de forma mais rápida, pois as obras são entregues em menor prazo e garantem retorno antecipado ao investidor.

FABRICANTES ESTIMAM ALTA

O setor de estruturas de aço estima atingir crescimento de 5% em termos de produção ainda em 2014, segundo pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) e pela Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM). A expansão será impulsionada pela conclusão de obras de infraestrutura e, principalmente, do segmento comercial, como shoppings e hotéis.

Em países desenvolvidos, o uso da estrutura em aço comparado a outros materiais chega aos 50%. Já no Brasil, este percentual é de aproximadamente 15%. "Isso mostra que há um grande potencial de expansão na construção metálica em nosso país", afirma Carolina. "Há, também, uma tendência pela industrialização do setor da construção, e o aço acompanha essa tendência", finaliza.

Colaborou para esta matéria
Carolina Fonseca – gerente executiva do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA).
Reportagem: Gabriel Bonafé
Fonte: CBCA - Notícias | O portal da Arquitetura, Engenharia e Construção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiro

http://construbarros.6te.net/index.html

tempo

Arquivos populares

Popular Posts

Comments System

construção civil

construção civil

Santa Catarina consolida iniciativas para modernizar construção civil

DCI 12 h atrás

Tiago Andrade Lima: A construção civil e os seus impactos ambientais

Diário de Pernambuco 1 de mar de 2018

Construção civil inicia ano em queda no Maranhão

O Imparcial 28 de fev de 2018

Benefício para trabalhador da construção civil vai ser avaliado por ...

Portal de Notícias do Senado Federal 26 de fev de 2018

Ademi-AL promove seminário sobre segurança na construção civil

TNH1 (Blogue) 28 de fev de 2018

Empresa divulga vagas de emprego para construção civil em ...

Globo.com 24 de fev de 2018

CDR vota projeto que destina unidades do Minha Casa Minha Vida ...

Portal de Notícias do Senado Federal 4 h atrás

Profissionais e lideranças se encontram na Unesc para discutir ...

Portal Veneza 1 de mar de 2018

Eunício debate com ministro das Cidades estímulos à construção civil

Portal de Notícias do Senado Federal 21 de fev de 2018

Construção civil debate elaboração de projetos

Diário do Nordeste (Blogue) 28 de fev de 2018

Entidades da construção civil de Brusque definem ações de ...

O Munícipio 27 de fev de 2018

Índice de custos da construção civil da FGV desacelera em fevereiro

Portal AECweb 27 de fev de 2018

CDR analisará cota do Minha Casa Minha Vida para trabalhadores ...

Portal de Notícias do Senado Federal 19 de fev de 2018

Indústria da construção civil debate ética em Joinville

Portal Economia SC 1 de mar de 2018

Conheça 4 startups que estão revolucionando o mercado da ...

StartSe (liberação de imprensa) (Blogue) 22 de fev de 2018

Construção civil, veículos e energia devem ajudar o PIB em 2018

Economia & Negócios Estadão 5 de fev de 2018

Construção civil está confiante na retomada de investimentos

Jornal da Manhã - Uberaba 26 de fev de 2018

Nestor Bezerra é o 1º operário da construção civil a tomar posse na ...

O POVO Online 21 de fev de 2018

Serviços Realizados, Por Valdilandio Aristaque Barros - Mestre de obra



Obras Realizadas

Obra Geovani Rinaldi, Parque vitoria- Franco da rocha - SP












































Obra atual em execução














tizilbarros aristaque











Obra realizada por Valdilandio Aristaque barros como mestre de obra, serviso de CARPINTARIA
Esta obra esta sendo realizada em franco da rocha.
Contem 4 pavimentos de 320,00² , veja abaixo algumas fotos abaixo






















_________________________________________________________________________________






Obras realizadas por Valdilandio como mestre de obra, EXECUTANDO SERVIÇOS DE ADAPTAÇÃO DE LOJA PARA SHOPIM , Dentro do Shopim Morumbi













_______________________________________________________________________________




HR CONSTRUTORA







Obra realizada em BARUERI, por Valdilandio mestre de obra,























________________________________________________________________________________




OBRA EM BARRUERI E PIRASSUNUNGA EXECUTADA POR VALDILANDIO A. BARROS COMO MESTRE DE OBRA PELA CONSTRUTORA

LOPES KALIL





















_________________________________________________________________________________




Obra Ferraz de Vasconselos


Ferraz Inicia As Obras Do SESI No Jardim Juliana




Inicio_Obras_do_SESI_-_Foto_Renan_Odorizi_(23)


O secretário de Serviços Urbanos de Ferraz de Vasconcelos, Josias Genoino, anunciou nesta quarta-feira, dia 25, que a conclusão da terraplanagem, onde será construído o SESI, serão concluídas dentro de 10 dias. Logo após, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) tocará as obras, dando inicio a implantação do prédio.





Ferraz inicia as obras do SESI no Jardim Juliana




Inicio_Obras_do_SESI_-_Foto_Renan_Odorizi_(23)A construção do SESI é uma das maiores conquista do governo Abissamra neste ano. O prédio será construído para abrigar ao menos 2 mil jovens no ensino fundamental e cursos profissionalizantes. “Uma obra de grande valor que proporcionará a mudança de vida de milhares de jovens’’, disse Jorge Abissamra, o prefeito da cidade.
Para a construção da obra a municipalidade entrou com a contrapartida de R$ 3 milhões. Já a FIESP irá abarcar em Ferraz um total de R$ 9 milhões. A parte de Ferraz já foi praticamente concretizada com a concessão do terreno, a construção do talude e a terraplanagem em todo o terreno.
O mestre de obra Valdilandio Barros da empreiteira ‘Scopus Construtora & Incorporadora’, licitada para o serviço, afirmou que haverá uma equipe formada por 70 pessoas, trabalhando para concluir a obra num curto prazo de 1 ano.
Esta obra pode ser considerada de grande monta para um município com pouca arrecadação como é Ferraz, porém de muita importância para o desenvolvimento educacional e profissional da cidade.
O novo SESI de Ferraz ficará situado no Jardim Juliana, numa área de aproximadamente 15 mil metros. O que irá beneficiar toda a cidade de Ferraz, logrando melhor qualidade de vida e infraestrutura aos jovens e crianças do município.