BOM DIA A TODOS DA CONSTRU CIVIL, EU VALDILANDIO ARISTAQUE BARROS, MESTRE DE OBRA - TENHO A HONRA DE ESTAR COM VOCEIS
QUE A PAZ NOS ENCONTRE

Postagem em destaque

Agradecimento do blogger

                         Seja bem vindo ao blogger mestredeobraaristaquebarros

sábado, 30 de janeiro de 2016

Manual Técnico de Coberturas Metálicas

16:28:27                                                2016-01-30

Manual Técnico de Coberturas Metálicas   

Coberturas Metálicas

Nas últimas décadas, as telhas produzidas a partir de bobinas de aço zincado, revolucionaram de maneira fundamental, a construção civil no Brasil, representando, para os profissionais de arquitetura e engenharia, excelente solução para coberturas e fechamentos laterais das mais variadas edificações.
Nota-se que a tendência marcante do uso do aço é a diminuição do peso específico e da inclinação do telhado.
Pode-se concluir daí que o uso das telhas zincadas de aço em quaisquer edificações representa uma solução perfeitamente adequada à moderna tendência de mercado.

Matéria Prima: Aço Revestido

A siderurgia brasileira está hoje entre as maiores e mais modernas do mundo, sendo capaz de atender às mais rigorosas especificações, tanto no mercado interno como no externo.
Na sua ampliação e modernização, foi dada especial atenção à instalação das linhas de zincagem, pelo processo contínuo por imersão a quente que é mais eficiente e econômico entre todos os processos de proteção do aço contra corrosão.
Na medida em que o aço zincado se apresenta como um material de grande durabilidade, de alta resistência mecânica, de baixo custo e com grande versatilidade, propiciando a fabricação de produtos leves e de fácil manuseio, os fabricantes de sistemas metálicos de coberturas e fechamentos laterais elegeram-no como sua matéria-prima básica para a produção de telhas e componentes.


O que é Corrosão?

Corrosão é o processo de oxidação do aço, resultante de reações químicas ou eletroquímicas quando submetido à ação climática. O resultado observado é a geração de produtos de corrosão, conhecidos como ferrugem.
O ar atmosférico é composto basicamente de oxigênio, nitrogênio e vapor de água, além de outros constituintes, como gases e partículas, que surgem em função de atividades humanas e/ou fenômenos naturais e são chamados "poluentes atmosféricos". A atmosfera pode ser dividida em 5 tipos:
  • Atmosfera Rural
  • Atmosfera Urbana
  • Atmosfera Industrial
  • Atmosfera Marinha
  • Atmosfera Mista








O que é zincagem?

A zincagem é um dos processos mais eficientes e econômicos empregados para proteger o aço da corrosão atmosférica. O efeito da proteção ocorre por meio da barreira mecânica exercida pelo revestimento e também pelo efeito sacrificial (perda da massa) do Zinco, em relação do aço base (proteção galvânica ou catódica).
Dessa forma,o aço continua protegido, mesmo com o corte das chapas ou riscos no revestimento de zinco.
O revestimento de zinco atua como uma barreira isolante, protegendo o aço do ambiente corrosivo (o elemento Zinco é cerca de 25 vezes mais resistente à corrosão do que o elemento Ferro). Mas, não é esta a proteção mais importante dada pelo Zinco ao aço: ele também o protege quando exposto ao meio corrosivo por eventuais arranhões nas bordas cortadas e em outras descontinuidades de sua superfície. Quando o aço nu e um revestimento de Zinco adjacente repartem uma gota ou lamina d'água, uma pequena corrente elétrica é gerada, e o zinco, sendo eletroquimicamente mais ativo que o ferro, passa a ser corroído, protegendo, pelo seu sacrifício, o aço exposto - esta é a chamada proteção catódica. Esta dupla ação no revestimento de zinco (barreira isolante mais proteção catódica) é que torna o aço zincado o material mais indicado para todas as aplicações nas quais se deseja a resistência e a rigidez do aço devidamente protegidos contra a corrosão.
Este processo garante ao aço uma grande durabilidade contra a corrosão, mesmo nas condições mais severas, como a atmosfera marinha, permitindo que se trabalhe com espessuras de aços bem mais finas.
Os processos de ligação mais utilizados nas montagens de estruturas e confecção de aço zincado para a construção civil envolvem principalmente rebites, parafusos e cravações à frio. Sendo imprescindível a utilização de ligações por soldagem, deve-se ter o cuidado de utilizar processos e parâmetros de soldagem adequados. No caso de solda com arco elétrico, recomenda-se reconstituir as regiões onde o revestimento foi afetado, utilizando-se normalmente tintas ricas em zinco.

Tipos de Laminados

Laminado zincado com revestimento de Zinco puro:
Chapa ou bobina fina de aço, laminada a frio, geralmente de baixo teor de carbono, revestida por uma camada de zinco. Quando produzida com cristais normais é utilizada em telhas, silos, equipamentos agrícolas e sistemas de ar condicionado.
Quando produzidas com cristais minimizados, apresentam superfície mais lisa e com aparência mais regular, tornando-se adequadas para aplicações que exijam a pintura das peças.
Laminado com revestimento de liga Zinco-Ferro:
Chapa ou bobina laminada a frio que, após zincagem por imersão à quente, é submetida a um tratamento térmico, proporcionando um revestimento composto de ligas de zinco e ferro. Este produto é o mais indicado para aplicações na industria automobilística e de utilidades domésticas.
Laminado com revestimento de liga Alumínio-Zinco:
Chapa ou bobina laminada a frio, revestida de zinco e alumínio que reúne três principais vantagens: a resistência contra oxidação, a beleza do alumínio, e a força estrutural do ferro.

Dimensões

As chapas ou bobinas com revestimento de zinco puro são fornecidas com espessuras de 0,30 a 2,70 mm. (espessura máxima de 1,95mm. para as chapas com cristais minimizados) e larguras entre 700 e 1.524mm.
As chapas ou bobinas com revestimento liga Alumínio - Zinco ou Ferro são fornecidas na mesma gama de largura, em espessuras de 0,50 a 2,26mm.
A bobina tem diâmetro interno nominal de 508 a 610mm. e diâmetro externo máximo de 2.490mm e pesam até 25 toneladas. Quando produzidas em chapas cortadas, os comprimentos atendidos são de 1.500 a 6.000mm.
As chapas e bobinas zincadas por imersão a quente podem ser produzidas com uma grande faixa de massa de zinco depositada, são fornecidas com revestimentos desde 100 até 610 g/m², permitindo cobrir todas as faixas de aplicação deste produto.
A espessura recomendada para cada cobertura depende do ambiente e da vida útil esperada para a obra.Teoricamente quanto maior for a espessura da camada protetora menor o desgaste e mais longo o período de utilização. Porém, ao perfilar-se as chapas com camadas muito espessas, sem alguns cuidados especiais, criam-se micro-fissuras na película de Zinco, reduzindo drasticamente a proteção superficial.
De acordo com a ABNT - NBR 7008, o uso do aço para a fabricação de telhas metálicas deve adotar o tipo "B" (250g/m²) para es chapas zincadas e AZ 150 (150 g/m²) para as ligas Alumínio-Zinco.

Características do Aço



Ne: não especificado

LE: Limite Tipos de Perfis

Os tipos e perfis de telhas utilizados nos dias atuais são padronizados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnica), sendo que as telhas onduladas são denominadas de Chapas de Aço Revestidas Conformadas a Frio de Perfil Senoidal (NBR 14513), e as telhas trapezoidais são denominadas de Chapas de Aço Revestidas Conformadas a Frio de Perfil Trapezoidal (NBR 14514) ambas em vigência de abril de 2000.
Desta forma, é extremamente recomendável que o responsável pela especificação, seja ele o arquiteto, o projetista ou mesmo o comprador, observe os catálogos do fabricante, as amostras e igualmente o atendimento às normas técnicas já mencionadas. Somente assim, a garantia de qualidade de produto estará assegurada. Ainda, neste manual, falaremos de transporte e manuseio, que são aspectos que influenciam diretamente a qualidade das telhas metálicas.
Antes de explicar os tipos de perfis, é preciso fixar termos padronizados usados por todos os fabricantes deste setor  

Onduladas

São telhas que não tem trecho plano, sendo que sua seção transversal e constituída por uma curva senoidal.

Passo: é a distância entre dois pontos altos e consecutivos.

Recobrimento longitudinal: é o trecho superposto quando duas telhas são colocadas uma a seguir da outra numa cobertura.
Largura total: é a distância entre as extremidades do perfil.

Largura útil: é a largura efetivamente coberta pelo perfil, ou seja, é a diferença entre a largura total e o recobrimento.

Altura: é a distância, medida vertical, entre as partes superior e inferior da telha.

Trapezoidais

  • São telhas formadas por trechos horizontais e inclinados, formando o desenho de uma telha grega. Existem telhas trapezoidais simétricas e ou assimétricas. 
  • Mesa: são os trechos horizontais da seção da telha; pode ser superior ou inferior.
  • Alma: são os trechos inclinados que unem as mesas
  • Passo: é a distância entre os centros de duas mesas superiores consecutivas.
  • Recobrimento longitudinal: é o trecho superposto quando suas telhas são colocadas
    uma a seguir da outra numa cobertura.
  • Largura total: é a distancia entre as extremidades do perfil
  • Largura útil: é a largura efetivamente coberta pelo perfil, ou seja, é a diferença entre a largura total e o recobrimento
  • Altura: é a distância, medida vertical, entre a mesa superior e a mesa inferior.
  • Nervura (Bit): é a dobra com pequena altura, feita para reforçar a seção e diminuir o risco de deformação localizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiro

http://construbarros.6te.net/index.html

tempo

Arquivos populares

Popular Posts

Comments System

construção civil

construção civil

Santa Catarina consolida iniciativas para modernizar construção civil

DCI 12 h atrás

Tiago Andrade Lima: A construção civil e os seus impactos ambientais

Diário de Pernambuco 1 de mar de 2018

Construção civil inicia ano em queda no Maranhão

O Imparcial 28 de fev de 2018

Benefício para trabalhador da construção civil vai ser avaliado por ...

Portal de Notícias do Senado Federal 26 de fev de 2018

Ademi-AL promove seminário sobre segurança na construção civil

TNH1 (Blogue) 28 de fev de 2018

Empresa divulga vagas de emprego para construção civil em ...

Globo.com 24 de fev de 2018

CDR vota projeto que destina unidades do Minha Casa Minha Vida ...

Portal de Notícias do Senado Federal 4 h atrás

Profissionais e lideranças se encontram na Unesc para discutir ...

Portal Veneza 1 de mar de 2018

Eunício debate com ministro das Cidades estímulos à construção civil

Portal de Notícias do Senado Federal 21 de fev de 2018

Construção civil debate elaboração de projetos

Diário do Nordeste (Blogue) 28 de fev de 2018

Entidades da construção civil de Brusque definem ações de ...

O Munícipio 27 de fev de 2018

Índice de custos da construção civil da FGV desacelera em fevereiro

Portal AECweb 27 de fev de 2018

CDR analisará cota do Minha Casa Minha Vida para trabalhadores ...

Portal de Notícias do Senado Federal 19 de fev de 2018

Indústria da construção civil debate ética em Joinville

Portal Economia SC 1 de mar de 2018

Conheça 4 startups que estão revolucionando o mercado da ...

StartSe (liberação de imprensa) (Blogue) 22 de fev de 2018

Construção civil, veículos e energia devem ajudar o PIB em 2018

Economia & Negócios Estadão 5 de fev de 2018

Construção civil está confiante na retomada de investimentos

Jornal da Manhã - Uberaba 26 de fev de 2018

Nestor Bezerra é o 1º operário da construção civil a tomar posse na ...

O POVO Online 21 de fev de 2018

Serviços Realizados, Por Valdilandio Aristaque Barros - Mestre de obra



Obras Realizadas

Obra Geovani Rinaldi, Parque vitoria- Franco da rocha - SP












































Obra atual em execução














tizilbarros aristaque











Obra realizada por Valdilandio Aristaque barros como mestre de obra, serviso de CARPINTARIA
Esta obra esta sendo realizada em franco da rocha.
Contem 4 pavimentos de 320,00² , veja abaixo algumas fotos abaixo






















_________________________________________________________________________________






Obras realizadas por Valdilandio como mestre de obra, EXECUTANDO SERVIÇOS DE ADAPTAÇÃO DE LOJA PARA SHOPIM , Dentro do Shopim Morumbi













_______________________________________________________________________________




HR CONSTRUTORA







Obra realizada em BARUERI, por Valdilandio mestre de obra,























________________________________________________________________________________




OBRA EM BARRUERI E PIRASSUNUNGA EXECUTADA POR VALDILANDIO A. BARROS COMO MESTRE DE OBRA PELA CONSTRUTORA

LOPES KALIL





















_________________________________________________________________________________




Obra Ferraz de Vasconselos


Ferraz Inicia As Obras Do SESI No Jardim Juliana




Inicio_Obras_do_SESI_-_Foto_Renan_Odorizi_(23)


O secretário de Serviços Urbanos de Ferraz de Vasconcelos, Josias Genoino, anunciou nesta quarta-feira, dia 25, que a conclusão da terraplanagem, onde será construído o SESI, serão concluídas dentro de 10 dias. Logo após, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) tocará as obras, dando inicio a implantação do prédio.





Ferraz inicia as obras do SESI no Jardim Juliana




Inicio_Obras_do_SESI_-_Foto_Renan_Odorizi_(23)A construção do SESI é uma das maiores conquista do governo Abissamra neste ano. O prédio será construído para abrigar ao menos 2 mil jovens no ensino fundamental e cursos profissionalizantes. “Uma obra de grande valor que proporcionará a mudança de vida de milhares de jovens’’, disse Jorge Abissamra, o prefeito da cidade.
Para a construção da obra a municipalidade entrou com a contrapartida de R$ 3 milhões. Já a FIESP irá abarcar em Ferraz um total de R$ 9 milhões. A parte de Ferraz já foi praticamente concretizada com a concessão do terreno, a construção do talude e a terraplanagem em todo o terreno.
O mestre de obra Valdilandio Barros da empreiteira ‘Scopus Construtora & Incorporadora’, licitada para o serviço, afirmou que haverá uma equipe formada por 70 pessoas, trabalhando para concluir a obra num curto prazo de 1 ano.
Esta obra pode ser considerada de grande monta para um município com pouca arrecadação como é Ferraz, porém de muita importância para o desenvolvimento educacional e profissional da cidade.
O novo SESI de Ferraz ficará situado no Jardim Juliana, numa área de aproximadamente 15 mil metros. O que irá beneficiar toda a cidade de Ferraz, logrando melhor qualidade de vida e infraestrutura aos jovens e crianças do município.