O aço tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade. A arquitetura em aço sempre esteve associada à ideia de modernidade, inovação e vanguarda, traduzida em obras de grande expressão arquitetônica e que, invariavelmente, traziam o aço aparente.
P-1. Quais são os conhecimentos geralmente exigidos dos profissionais que atuam na área de estruturas metálicas tais como: Projeto, Fabricação e Montagem?
A corrosão dos metais é um processo químico, em que um metal perde elétrons em contato com agentes naturais, como o oxigênio e a umidade. A deterioração de um metal pela oxidação é, portanto, um fenômeno natural e frequente. A oxidação do ferro é popularmente conhecida por ferrugem.
Adoção de soluções mistas, utilizando as melhores qualidades do concreto e do aço, desponta como transição saudável entre os métodos tradicionais e a construção industrializada.
A maior resistência do aço conduz à melhoria das condições para vencer grandes vãos, com menores dimensões das peças e menores pesos.
A palavra Steel indica a matéria prima usada na estrutura, o aço. A inclusão de Light, ou leve, indica que os elementos em aço são de baixo peso uma vez que são produzidos a partir de chapa de aço com espessura reduzida.
Inovações na construção de aço ajudam a economia sair do descarte para um modelo voltado para a ecoeficiência. A construção metálica, com o uso do ferro em escala industrial, ganhou impulso em meados do século XIX, associada ao processo de industrialização dos paises participantes da Revolução Industrial.
Inox é o termo empregado para identificar uma família de aços contendo no mínimo 11% de cromo, elemento químico que garante ao material elevada resistência à corrosão. Os aços inoxidáveis são resistentes à corrosão devido ao fenômeno da passividade. Os elementos de liga presentes nos aços inoxidáveis reagem com muita facilidade com o meio ambiente e um deles em particular, o cromo, ajuda a formar um filme fino e aderente que protege o material de subseqüentes ataques corrosivos.
O aço já não pode mais ser visto como uma opção de construção apenas para indústrias, galpões e edifícios comerciais. Os sistemas construtivos em aço – tendência já consolidada em países desenvolvidos – vêm crescendo a cada ano também nos projetos residenciais no Brasil. Profissionais de renome nacional têm aderido à versatilidade do material, que permite maior leveza e agilidade em projetos residenciais.
Com suas inúmeras possibilidades, a construção em aço é a melhor solução para viabilizar a meta do governo federal de construir 1 milhão de moradias populares, prevista pelo novo plano habitacional batizado de “Minha Casa Minha Vida”.É o que defende o CBCA - Centro Brasileiro da Construção em Aço e especialistas ligados ao setor.
Em substituição à madeira, a partir de agora o aço passa a ser o material padrão em construções de telhados de casas populares da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano, a CDHU. A decisão leva em conta questões ambientais e econômicas.
Como acontece com a maioria dos materiais, a elasticidade do aço é inversamente proporcional à sua temperatura: quando aquecido ele é mais dúctil, tornando-se quebradiço a temperaturas mais baixas.
A experiência acumulada por mais de trinta anos de labuta na elaboração de projetos, fiscalização, execução e acompanhamento de obras de engenharia, credencia-me a falar sobre o uso racional do aço nas obras de construção civil.
A ABCEM - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA CONSTRUÇÃO METÁLICA anuncia o PRÊMIO ABCEM 2008 que é parte integrante de um programa de desenvolvimento do mercado brasileiro da construção metálica. Este prêmio tem o intuito de dar destaque e reconhecimento aos melhores projetos arquitetônicos que se utilizam do aço estrutural em suas diferentes formas, tipos e aplicações.
Segundo o arquiteto João Filgueiras Lima que escreve a introdução do livro, é nos trabalhos mais recentes que o talento e a capacidade criadora de Zanettini transitam com muita liberdade formal entre os mais diferentes programas, especulando as diversas técnicas em aço que promovem o uso de processos de industrialização. É também notória a preocupação de Zanettini em integrar ao longo do processo criativo de cada projeto o conhecimento científico disponível e adequado a cada caso, de modo a realizar uma obra rigorosamente inserida em seu tempo. Por tudo isso, a obra de Zanettini é exemplar, atual, e aponta para o futuro indicando os caminhos que irão garantir a sustentabilidade da arquitetura.
A construção de edifícios com estrutura metálica é coisa antiga no exterior, principalmente nos EUA. Aqui no Brasil esta tecnologia começou a chegar para valer há apenas alguns anos. Talvez por isto, alguns Arquitetos e Engenheiros acostumados com estruturas de concreto armado têm dificuldade para se adaptar à estrutura metálica. Para estes, mostraremos um pouco dos materiais utilizados em substituição às vigas, pilares e lajes convencionais.
A Petrobrás tem sido pioneira no desenvolvimento de tecnologias que a colocaram entre as grandes empresas do setor petrolífero num contexto global. Como não podia deixar de ser, uma das áreas da companhia que mais recebe atenção é justamente o de pesquisa e desenvolvimento. Assim, quando precisou ampliar seu Centro de Pesquisas no Rio de Janeiro não deixou por menos: Contratou Ziebert Zanettini -- um dos mais renomados arquitetos brasileiros -- que se encarregou de desenvolver um projeto com abordagem e soluções que merecem destaque.
O complexo é composto por oito pavilhões, distribuídos em dois níveis unidos por uma passarela ao grande prédio central, que é composto de quatro torres e funciona como centro administrativo e de serviços. Conta ainda com oitenta salas de conferência, 20 restaurantes e 25 bares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário