BOM DIA A TODOS DA CONSTRU CIVIL, EU VALDILANDIO ARISTAQUE BARROS, MESTRE DE OBRA - TENHO A HONRA DE ESTAR COM VOCEIS
QUE A PAZ NOS ENCONTRE

Postagem em destaque

Agradecimento do blogger

                         Seja bem vindo ao blogger mestredeobraaristaquebarros

domingo, 20 de setembro de 2015

COMO VALIDAR O PLANEJAMENTO DE UMA OBRA

Como validar o planejamento de uma obra

Aldo Dórea Mattos
Um dos trabalhos que me agrada realizar e que traz notórios benefícios aos incorporadores, investidores e construtores que atendo é fazer a validação do planejamento da obra. O processo de validação consiste em aferir o grau de exequibilidade das peças que compõem aquilo que cada empresa entende por planejamento, a coerência dos métodos executivos adotados e a estrutura de montagem do cronograma de barras.
Shutterstock
Inicialmente devemos ter em mente que planejar não significa prever com absoluta precisão a duração de todos os serviços da obra. Planejar significa antever cenários de acordo com premissas de cálculo. Quando mais firmes forem essas premissas, maior a chance de o planejamento da obra dar certo. O planejamento é, portanto uma aposta, que será tão mais feliz quanto melhores os dados de entrada.
Além da previsão, o planejamento tem uma segunda face: o acompanhamento. Acompanhar ou atualizar o planejamento significa basicamente conferir a aderência da evolução da obra àquilo que havia sido planejado. Se houver discrepâncias entre o previsto e o realizado, entra em cena o replanejamento, que envolve aumento de equipes, mobilização de equipamentos, mudança de frentes de serviço e até o cálculo de quanto custará acelerar uma obra atrasada. 
Validação 
A validação de um planejamento é o processo através do qual proprietário e construtor ― ou somente um deles ― recorrem à experiência de um terceiro, a fim de tornar válido e eficiente o cronograma de um determinado projeto, em todas suas características e componentes. 
A validação é uma avaliação externa, feita por um perito em planejamento e construção, para garantir que um instrumento técnico (e contratual) — o cronograma — esteja correto em termos de escopo e de pressupostos, bem como livre de armadilhas. O cronograma validado deve representar o modelo de como a construtora pretende conduzir as atividades do plano de trabalho e de como o proprietário terá o trabalho entregue.
Não é raro encontrar investidores recorrendo a uma segunda e até mesmo a uma terceira avaliação, seja porque têm sistemas de governança que pedem essa prática, seja porque querem ter um nível de confiabilidade nos resultados e no retorno sobre o investimento. O processo de validação típico, contudo, não é uma prática comum na área da construção, mas contratantes e contratadas podem usufruir de benefícios sólidos ao adotar os procedimentos de validação e auditorias periódicas.
A validação ocorre quando o plano de trabalho original e, por extensão, o cronograma do projeto desenvolvido pelo construtor e por seus subempreiteiros e fornecedores, é submetido ao proprietário e então avaliado por um especialista externo (ou time de especialistas), sendo finalmente aprovado como válido, sensato, racional e exequível. No caso mais simples, é tão somente o construtor que ser se certificar da coerência do planejamento que está seguindo (se é que está seguindo algum...).
A validação compreende duas etapas: validar o plano e validar o cronograma. A primeira parte representa como o construtor pretende executar os serviços, tendo a ver com a sequência das atividades, os equipamentos utilizados, as produtividades estimadas e o ciclo hidrológico ou regime de chuvas. Já a segunda parte representa como o planejamento foi “traduzido” para o cronograma, tendo a ver com a ligação entre as atividades, o caminho crítico, as folgas e o calendário. Usando termos em inglês, a primeira parte corresponde ao planning e a segunda, ao scheduling.
Validação do plano
O passo inicial na validação do plano de trabalho é entender como o construtor divide a obra: fases, quadras, blocos, trechos, tramos etc. Aqui o importante é captar a intenção do plano de ataque e verificar se essa estratégia executiva está compatível com a desapropriação de áreas, a liberação de frentes de serviço, as licenças requeridas, a existência de projeto detalhado e interferência com outras empresas trabalhando no mesmo local.
A validação do plano envolve entrevistas com o pessoal da área técnica e da produção. É uma validação de cunho mais estratégico do que propriamente operacional. Procura-se ver o todo.
Ainda nessa primeira etapa o construtor precisa dar mostras de que domina o método executivo em todo o seu ciclo, no caso de serviços que estão na iminência de começar: acesso, transporte de material, equipamentos empregados, equipe necessária, disponibilidade de jazidas e bota-foras, impactos na vizinhança e aspectos de segurança.
Validação do cronograma
Nessa primeira etapa, o cronograma proposto é dissecado para revelar os parâmetros empregados. Alguns dos aspectos conferidos ― e em seguida aceitos ou rejeitados ― são mostrados no quadro abaixo:
QUANDO FAZER A VALIDAÇÃO
Tipicamente, a validação deve ocorrer várias vezes durante a fase de execução do ciclo de vida do projeto. Mostramos abaixo uma ideia para obras de edificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiro

http://construbarros.6te.net/index.html

tempo

Arquivos populares

Popular Posts

Comments System

construção civil

construção civil

Santa Catarina consolida iniciativas para modernizar construção civil

DCI 12 h atrás

Tiago Andrade Lima: A construção civil e os seus impactos ambientais

Diário de Pernambuco 1 de mar de 2018

Construção civil inicia ano em queda no Maranhão

O Imparcial 28 de fev de 2018

Benefício para trabalhador da construção civil vai ser avaliado por ...

Portal de Notícias do Senado Federal 26 de fev de 2018

Ademi-AL promove seminário sobre segurança na construção civil

TNH1 (Blogue) 28 de fev de 2018

Empresa divulga vagas de emprego para construção civil em ...

Globo.com 24 de fev de 2018

CDR vota projeto que destina unidades do Minha Casa Minha Vida ...

Portal de Notícias do Senado Federal 4 h atrás

Profissionais e lideranças se encontram na Unesc para discutir ...

Portal Veneza 1 de mar de 2018

Eunício debate com ministro das Cidades estímulos à construção civil

Portal de Notícias do Senado Federal 21 de fev de 2018

Construção civil debate elaboração de projetos

Diário do Nordeste (Blogue) 28 de fev de 2018

Entidades da construção civil de Brusque definem ações de ...

O Munícipio 27 de fev de 2018

Índice de custos da construção civil da FGV desacelera em fevereiro

Portal AECweb 27 de fev de 2018

CDR analisará cota do Minha Casa Minha Vida para trabalhadores ...

Portal de Notícias do Senado Federal 19 de fev de 2018

Indústria da construção civil debate ética em Joinville

Portal Economia SC 1 de mar de 2018

Conheça 4 startups que estão revolucionando o mercado da ...

StartSe (liberação de imprensa) (Blogue) 22 de fev de 2018

Construção civil, veículos e energia devem ajudar o PIB em 2018

Economia & Negócios Estadão 5 de fev de 2018

Construção civil está confiante na retomada de investimentos

Jornal da Manhã - Uberaba 26 de fev de 2018

Nestor Bezerra é o 1º operário da construção civil a tomar posse na ...

O POVO Online 21 de fev de 2018

Serviços Realizados, Por Valdilandio Aristaque Barros - Mestre de obra



Obras Realizadas

Obra Geovani Rinaldi, Parque vitoria- Franco da rocha - SP












































Obra atual em execução














tizilbarros aristaque











Obra realizada por Valdilandio Aristaque barros como mestre de obra, serviso de CARPINTARIA
Esta obra esta sendo realizada em franco da rocha.
Contem 4 pavimentos de 320,00² , veja abaixo algumas fotos abaixo






















_________________________________________________________________________________






Obras realizadas por Valdilandio como mestre de obra, EXECUTANDO SERVIÇOS DE ADAPTAÇÃO DE LOJA PARA SHOPIM , Dentro do Shopim Morumbi













_______________________________________________________________________________




HR CONSTRUTORA







Obra realizada em BARUERI, por Valdilandio mestre de obra,























________________________________________________________________________________




OBRA EM BARRUERI E PIRASSUNUNGA EXECUTADA POR VALDILANDIO A. BARROS COMO MESTRE DE OBRA PELA CONSTRUTORA

LOPES KALIL





















_________________________________________________________________________________




Obra Ferraz de Vasconselos


Ferraz Inicia As Obras Do SESI No Jardim Juliana




Inicio_Obras_do_SESI_-_Foto_Renan_Odorizi_(23)


O secretário de Serviços Urbanos de Ferraz de Vasconcelos, Josias Genoino, anunciou nesta quarta-feira, dia 25, que a conclusão da terraplanagem, onde será construído o SESI, serão concluídas dentro de 10 dias. Logo após, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) tocará as obras, dando inicio a implantação do prédio.





Ferraz inicia as obras do SESI no Jardim Juliana




Inicio_Obras_do_SESI_-_Foto_Renan_Odorizi_(23)A construção do SESI é uma das maiores conquista do governo Abissamra neste ano. O prédio será construído para abrigar ao menos 2 mil jovens no ensino fundamental e cursos profissionalizantes. “Uma obra de grande valor que proporcionará a mudança de vida de milhares de jovens’’, disse Jorge Abissamra, o prefeito da cidade.
Para a construção da obra a municipalidade entrou com a contrapartida de R$ 3 milhões. Já a FIESP irá abarcar em Ferraz um total de R$ 9 milhões. A parte de Ferraz já foi praticamente concretizada com a concessão do terreno, a construção do talude e a terraplanagem em todo o terreno.
O mestre de obra Valdilandio Barros da empreiteira ‘Scopus Construtora & Incorporadora’, licitada para o serviço, afirmou que haverá uma equipe formada por 70 pessoas, trabalhando para concluir a obra num curto prazo de 1 ano.
Esta obra pode ser considerada de grande monta para um município com pouca arrecadação como é Ferraz, porém de muita importância para o desenvolvimento educacional e profissional da cidade.
O novo SESI de Ferraz ficará situado no Jardim Juliana, numa área de aproximadamente 15 mil metros. O que irá beneficiar toda a cidade de Ferraz, logrando melhor qualidade de vida e infraestrutura aos jovens e crianças do município.