BOM DIA A TODOS DA CONSTRU CIVIL, EU VALDILANDIO ARISTAQUE BARROS, MESTRE DE OBRA - TENHO A HONRA DE ESTAR COM VOCEIS
QUE A PAZ NOS ENCONTRE

Postagem em destaque

Agradecimento do blogger

                         Seja bem vindo ao blogger mestredeobraaristaquebarros

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

COMO PARTICIPAR DE LICITAÇÕES PÚBLICAS: GUIA PRÁTICO PARA OBRAS E CONSTRUÇÕES

COMO PARTICIPAR DE Licitações PÚBLICAS: Guia Prático PARA OBRAS E CONSTRUÇÕES

01-Como-PARTICIPAR-Licitações
Rápido Você sempre Quis Participar de Obras Públicas mas Nunca soube Como Começar? Esse pós parágrafo E você!
Para o Governo (SEJA ELE federal, estadual, municipal OU Empresas Públicas) Contratar Algum Serviço UO comprar Algum PRODUTO, ELE E obrigado a faze-lo POR Meio de Uma licitação. A E nada licitação Mais do Que Uma "Competição" entre Diversas Empresas oferecendo o Serviço MESMO OU PRODUTO, that Sendo um that apresenta o menor Preço E a escolhida parágrafo fornecer.     
De: Não Dá Para FALAR de licitação sem citar a Lei Federal nº 8.666 de 1993, e Ela Porque that definiu como Normas e Procedimentos de Como uma Administração Pública desen Contratar QUALQUÉR PRODUTO OU Serviço. Esse Artigo NÃO ENTRAR vai em Detalhes Específicos Desta lei, mas sim de Como funcionam como Coisas na Prática com Casos reais. Quem pretende se aprofundar, recomendamos uma SUA Leitura e de inúmeros Artigos Disponíveis na internet comentando SUAS applications e Interpretações.   
Existem Diversos Tipos de licitação, mas Como Nosso foco E a Construção Civil, São basicamente 3 Modalidades como Mais Aplicadas, classificadas POR Ordem de valor de contrato:
  • Carta Convite  (para Obras de Até R $ 150.000,00)
  • Tomada de Preços  (OBRIGATÓRIA parágrafo Obras Entre R $ 150.000,00 e R $ 1.500.000,00)
  • Concorrência Pública  (OBRIGATÓRIA parágrafo Obras Acima de R $ 1.500.000,00)
Para Cada licitação, o Orgão DEVE elaborar hum Edital. ESSE dita Documento como "Regras do jogo". Nele, DEVE Estar descrito TODO O Processo licitatório, de Todos os Documentos Necessários parágrafo Participação, penalidades, exigências Técnicas, etc.
Neste Artigo, vamos explicar Como funcionam CADA UMA das 3 Modalidades mencionadas e acompanharemos uma PREPARACAO da Documentação parágrafo Participar de Uma Concorrência real Relevante discutindo item de each fazer Edital e Preparando Para uma Entrega da proposta.
Antes de Você Pensar Que Licitações Só tem "mutretas", Esquemas e Corrupção, saiba Que, apesar de Todos os Históricos escandalosos Como O Mais Recente "Petrolão", MUITAS Empresas serias trabalham parágrafo Empresas Públicas e Que o Estado É O Maior contratante de Obras fazer país.
LINHA DO TEMPO - estrados DE UMA licitação
Antes de Começar a interpretar o edital, TEMOS that entendre Como funciona Uma licitação na Prática. Em Escala temporal como ATIVIDADES DE Uma licitação geralmente São como seguintes:
  • Fase pré-licitação:
    • Tudo se Inicia a Partir da Publicação do edital;
    • Cada Empresa prepara 2 envelopes: no DELES Primeiro, estarão de Todos os Documentos Pedidos nenhum edital. Dentro do Segundo, eStara Uma planilha de Preços, cronograma e Proposta Comercial;
    • Antes da licitação, conforme Empresas protocolam sos envelopes lacrados há 2 Departamento de Licitações;
  • 1ª Fase:
    • Nenhuma dia da licitação, envelopes OS do Primeiro tipo (COM OS Documentos) de Todas Empresas como São Abertos. Todos that comparecerem à abertura deverão vistar de Todos os Documentos de Todas quanto Empresas; 
    • Ao final, fazer dia Primeiro, Erros apontar Cada Empresa DEVE encontrados na Documentação das OUTRAS Empresas, Como Por Exemplo, Algum Documento vencido;
    • Apos o término, uma comissão de Licitações examinará Tudo O Que foi apontado, e emitirá Seu Proprio Parecer Dentro de Alguns dias;
    • Será, Aberto o Prazo de 2 dias uteis Pará como that were Empresas inabilitadas (POR Falhas de Documentação) entrarem com recurso (se NÃO concordarem com algo, devem protocolar hum Documento explicando SEUS Motivos);
    • A COMISSÃO julga OS Recursos, e convoca APENAS como that were Empresas habilitadas parágrafo Participar da Próxima fase (abertura de Preços);
  • 2ª Fase:
    • Nenhum dia da abertura de Preços, como Todas Empresas TEM Acesso AOS Preços das OUTRAS Empresas, e TEM that vistar Todas quanto Folhas; 
    • Tambem fase nessa, desen-se apontar quaisquer Erros encontrados nsa Documentos das OUTRAS Empresas;
    • Apos o fase da Segunda final, de comissão avaliará O Que foi apontado e emitirá Seu Parecer;
    • Será, Aberto Prazo de 2 Dias Pará Recursos, Como na Primeira fase;
  • 3ª Fase:
    • Entao, Finalmente, Saira um Homologação !!!!! E TEMOS UM Vencedor! = D 
02-Fases-licitação publica-

Modalidades de Licitação
Uma Segue Descrição breve de Cada Modalidade licitatória:
1 - Carta Convite (CC):
E uma Modalidade mais "simples" de licitação parágrafo Obras de Construção Civil. Participam APENAS Empresas convidadas OU that manifestaram Interesse de Participação. E tambem um that Exige Menos Documentos nenhum edital.
Para Ser Convidado parágrafo licitação uma, a Empresa DEVE PROCURAR uma prefeitura UO o Orgão Responsável Pela Realização e perguntar rápido Quais os Documentos Necessários parágrafo cadastro. Geralmente, o cadastramento lev 2 dias uteis e PODE taxa cobrada Ser UMA.
Apos Completar o Processo de cadastro, a Empresa PODE manifestar Interesse em Participar das Cartas Convite e retirar de o edital diretamente não há Departamento de Compras OU Licitações, or, em Alguns Casos (DEPENDE Interesse fazer Orgão), OS receberá diretamente POR correio.
2 - Tomada de Preços:
QUALQUÉR Empresa PODE Participar, from that esteja devidamente cadastrada (Assim Como na CC). Geralmente, o cadastro vale Por Um ano. Órgãos Públicos Varios colocam na internet uma Lista de Documentos Necessários parágrafo cadastramento.
Como Primeiro Exemplo Prático Desse post, vamos ENTRAR nenhum site da Prefeitura de Sumaré / SP:
Em SEGUIDA, entramos em "Licitações", não Canto esquerdo do site.
Lá, encontramos uma Lista de Documentos parágrafo cadastro de Fornecedores:
ESSES Documentos São, geralmente, Pedidos de SO OS mesmos que no edital de concorrências Públicas, ENTÃO Mais Adiante sem meu pós eu coloco liga de Onde obtê-los.
3 - Concorrência Pública (CP):
QUALQUÉR Empresa Participações sem necessidade de cadastro. EntreTanto, como exigências do edital MAIORES costumam ser. Geralmente, Exige grande Quantidade de Documentos e Garantias parágrafo licitar. Como comentei Já, TODAS como Licitações Acima de R $ 1.500.00,00 São Modalidade Dessa, mas OS Órgãos costumam utilizar CPs parágrafo Licitações de valores Acima de R $ 1.200.00,00
Entendendo UM EDITAL: CASO Pratico
03-Caso-pratico-edital
Como Exemplo Prático, vamos Pegar UM edital parágrafo esmiuçar. Desta vez, da Prefeitura de Limeira / SP. Nenhum site http://www.limeira.sp.leg.br Licitações Ao Clicar EM, e Licitações em Andamento, encontramos OS Arquivos e editais de download para. Segue Link para o edital da Concorrência 01/2014:  
Agora Mãos à obra!
O edital comeca com OS Dados Básicos, Como horario de abertura dos envelopes, Informações Básicas da obra, etc. Como PODEM VER, Nesse Caso Já estao determinadas como datas parágrafo abertura do envelope de Documentos e fazer envelope de Preços (Fase 1 e Fase 2 , Lembram?).
Em SEGUIDA, o edital fala Um pouco Mais Sobre a obra, Da O Orçamento Estimado, e ENTÃO Chega na parte that nsa INTERESSA aqui: como condições de Participação e Documentos Necessários.
Daqui em Diante, inciso comentaremos produto por:
3 - DA Habilitação Jurídica, Qualificação TÉCNICA E OPERACIONAL, Qualificação ECONÔMICO-FINANCEIRA E Regularidade FISCALI- DOCUMENTAÇÃO PARA Habilitação Jurídica, Qualificação TÉCNICA BÁSICA E Regularidade FISCALa) Ato constitutivo eA jornal Última alteração, Estatuto OU contrato em vigor sociais, devidamente Registrado na Junta Comercial do Estado UO Orgão Correspondente, em se Tratando de Sociedades Comerciais e, sem Caso de sociedades por ações, acompanhado de Documentos de eleição de SEUS Administradores;
Basicamente, Esta Pedindo o contrato social, da Empresa (é O Mais Comum parágrafo Obras Desse porte). Caso SUA Empresa SEJA Uma SA (sociedade anônima), DEVE rápido Você sabre Participar de Licitações Melhor do Que Eu, ENTÃO Não Sei Porque ESTÁ lendo ISSO.
b) Documento de Constituição, nenhuma Caso de sociedades civis, acompanhada de Documentos that comprovem a diretoria em Exercício;
Como o proprio edital fala, Caso SEJA Uma sociedade civil DEVE apresentar o documento de Constituição. Simples assim.
c) Decreto de Autorização, em se Tratando de empresa OU sociedade Estrangeira em FUNCIONAMENTO nenhuma País, e ato de registro OU Autorização de FUNCIONAMENTO, expedido cabelo Orgão Competente, Quando uma Atividade ASSIM exigir;
Se NÃO para Uma Empresa Estrangeira, ignorar artigo ESSE.
d) Documento that Comprove a Inscrição Estadual da Empresa (Cadastro Estadual);
Esse è o cadastro estadual. Se para do Estado de São Paulo, Pegue cabelo SINTEGRA. Caso SEJA de Outro estado, vai dar precisar Uma pesquisada, Mas Não DEVE Ser nada Muito complicado.
e) Documento that Comprove uma Inscrição Municipal da Empresa (DECA Municipal);
Esse Documento rápido você DEVE buscar na prefeitura de Seu município. Alguns municípios Mais Tecnológicos emitem Pela internet (Não É meu Caso, tenho that buscar Lá MESMO). De QUALQUÉR forma, ESSE NÃO Documento geralmente vence, ENTÃO É Só Uma Vez buscar e utilizar copias autenticadas NAS Licitações.
f) Documento that Comprove uma Inscrição e Situação Cadastral perante a Receita Federal do Brasil - Cartão CNPJ.
g) Certidão Negativa OU Certidão Positiva com Efeito de Negativa de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União expedida Pela Secretaria da Receita Federal do Brasil that Comprove um Regularidade parágrafo com uma Fazenda Federal;
Se rápido você estiver em dia com SEUS Impostos TAMBÉM É Fácil, pega ELA aqui: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATSPO/Certidao/CndConjuntaInter/InformaNICertidao.asp?Tipo=1
h) Certidão Negativa OU Certidão Positiva com Efeito de Negativa de Débitos referentes AOS Impostos e tributos administrados Pela Prefeitura do Município Seu incluíndo Impostos e tributos Mobiliários e Imobiliários e demais Impostos e tributos Municipais;
Esse also E obtido na prefeitura. Em Alguns Casos PODE Ser emitida Pela internet, varia de município do Pará município.
i) Certificado de Regularidade Fiscal (CRF) expedida Pela Caixa Econômica Federal, Referente AO - FGTS Fundo de Garantia do Tempo de Serviço;
j) Certidão Negativa OU Certidão Positiva com Efeito de Negativa de Débitos referentes AOS Impostos e contribuições previdenciárias administradas cabelo Instituto Nacional da Seguridade Social - INSS;
Essa certidão NÃO EXISTE Mais (desde novembro / 2014), Já está inclusa na da dívida ativa da União, portanto, se rápido você POSSUI certidões Mais Atuais fazer that ESSA dados, ignore-a.
k) Certidão Negativa OU Certidão Positiva com Efeito de Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT expedida cabelo TST (Tribunal Superior do Trabalho);
Fácil, emite ELA aqui: http://www.tst.jus.br/certidao
l) Certidão Negativa de Falência e / ou Concordata expedida cabelo Fórum distribuidor da sede da Pessoa Jurídica;
Essa certidão TEM that buscar nenhum fórum. PoDE Levar Alguns dias parágrafo Ficar Pronta. Vá Atrás dela com antecedência e renove-a com pingos de andamento do Vencimento!
m) Balanço Patrimonial e demonstrações Contábeis fazer Último Exercício Social, JA exigíveis e apresentados na forma da lei, that comprovem uma boa Situação Financeira da Empresa, podendo Ser atualizados POR índices Oficiais when encerrados A MAIS de 3 (Três) meses da dados de Requerimento Inscrição cadastral da UO Balanço de Abertura, CASO A Empresa esteja constituida há Menos de 12 (Doze) meses;
E o Balanço de SUA Empresa. Seu contador OU Escritório de Contabilidade PODEM fornecê-lo.
n) Declaração de Inexistência de Fato impeditivo de Participação em licitação e / ou impedimento de Contratar com a Administração, Assim Como NÃO ter declaração de idoneidade parágrafo licitar OU Contratar com a Administração Municipal, Que garanta o cumprimento do Art. 87 da Lei 8.666 / 93, conforme do modelo available in on-line http://www.limeira.sp.leg.br/licitacoes/declaracao_de_idoneidade.zip.
E UMA declaração exigida POR ESSA prefeitura em particular. Entre nenhuma ELES POR ligação Dado, preencha, Assine, seja honesto e voilá.
Paragrafo Único. Como certidões negativas that NÃO tenham Prazo de Validade expresso no Documento, OU fixado em Lei Federal, ente federativo Específica fazer Respectivo, Serao consideradas válidas Como cabelo Prazo de 90 (Noventa) dias, contado da Data de Emissão SUA.
REVISE TODAS AS DATAS DE Validade DE SUAS CERTIDÕES. Uma certidão vencida E Erro imperdoável, rápido Você Será, inabilitado E até poderá Chorar e reclamar Sobre o Sistema "injusto, frio e cruel", nada Além Disso.
PoDE Acontecer that Alguma das certidões NÃO SEJA Renovada (SABE Aquele boleto de Imposto Que rápido Você esqueceu nenhuma Fundo da gaveta? Pois é ...). Casos sas, PEÇA Ajuda Pará Seu contador parágrafo identificar O Que ESTÁ bloqueando a Emissão, e resolva O Mais Rápido Possível. Por ISSO, recomendo that preparar OS Documentos parágrafo Participação da licitação com, cabelo Menos, 10 dias de antecedência. ASSIM, terá ritmo Suficiente Para resolver Uma eventual Pendência Mais sepultura.
II- DA TÉCNICA E OPERACIONAL Habilitação Específica AO Objeto, DA SEGURANÇA E CAPACIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRAa) Para comprovar a habilitação Técnica e Operacional Específica Ao Objeto, de Segurança e Económico-Financeira CAPACIDADE, OS INTERESSADOS deverão apresentar OS seguintes Documentos:
ai) Balanço fiscal OU demonstrativo Contábil nenhuma Caso de ME fazer Último Exercício Contábil Já declarado e comprovação da Situação Financeira da Empresa Que Será constatada Mediante obtenção de índices de liquidez Geral (LG), Solvencia Geral (SG) e liquidez Corrente (LC), resultantes de da Aplicação das fórmulas:
05-Habilitação-tecnica
E de forma Pegar Seu Balanço, PROCURAR ESSES itens, e Fazer como continhas. Caso nao consiga  rasgue Seu diploma de engenheiro, um PEÇA Seu contador.
a.ii) Como Empresas that apresentarem Resultados Inferiores a 1 (um), EM QUALQUÉR DOS índices: Liquidez Geral (LG), Solvencia Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC), deverão comprovar that possuem o capital social, de 10% (dez POR cento) do valor estimado da Contratação.
DEPOIS de Fazer como continhas não anterior item, PODE Ser that rápido você esteja com Algum índice ruim. Nesse Caso, basta ter o capital social, de 10% OU Mais do valor estimado da Contratação (Nesse Caso, 10% de R $ 3.802.962,10, SEJA OU, R $ 380.296,21).
Em SEGUIDA, o edital Mostra Uma planilha com Alguns Quantitativos. Acredito Que tenha Sido hum Erro de Formatação, ESSA planilha Deveria Estar sem quimono item (VOCÊS Vao entendre when chegarem Lá Na Leitura DO ARTIGO), portanto falo Sobre ELA Mais Adiante.
b) Procuração Pela Qual o licitante habilita Seu representante com plenos Poderes de decisão, do conforme modelo constante no ANEXO IV - AUTORIZAÇÃO PARA PARTICIPAR DE licitação, com firma Reconhecida;
Basta preencher o Anexo e reconhecer firma. Essa procuração geralmente vai FORA DOS envelopes. NESSE CASO especifico, VAI DENTRO (ESTA NO ITEM 4.1 EXPLÍCITO, MAIS À FRENTE). De QUALQUÉR forma, preste Atenção em Como o Edital Pede parágrafo Esse Documento Ser Entregue. Na Dúvida, Uma coloque Cópia Dentro do envelope, e fóruns Outra.
c) Declaração Termos Nós do ANEXO VIII - DECLARAÇÃO DE microempresa OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE, sem Caso de Empresas Que se enquadram como me OU EPP, par assegurar o cumprimento da Lei Complementar n ° 123/06, nenhuma tange that AO Julgamento das PROPOSTAS .
Caso SUA Empresa tenha faturado Menos de R $ 3.600.000,00 no Balanço do ano anterior, preencha ESSA declaração. Caso tenha SUA proposal Uma Diferença menor Do Que 10% ganhadora da Proposta, rápido Você poderá apresentar nova Proposta cobrindo o Preço do concorrente. Essa declaração geralmente FORA DOS ENVELOPES Vai, Junto com a carta credencial (artigo anterior). Como nenhum item de Outro, ESSA licitação, em especifico, Pede Esse Documento DENTRO fazer envelope. Confirme Caso a caso pingos de Entregar. Na Dúvida, leve e fóruns Dentro dos envelopes parágrafo NÃO ter Erro.
d) Declaração Termos Nós do ANEXO VI - DECLARAÇÃO DE CONHECIMENTO DAS CONDIÇÕES TÉCNICAS DO LOCAL E DO PROJETO E SUA EXEQUIBILIDADE TÉCNICA nsa Termos da VERSION uma UO da VERSION B.
Tambem basta preencher uma declaração, e Colocar Dentro do envelope de Documentos.
e) Atestado de Vistoria, um Ser emitida Pela Administração, nos Termos fazer ANEXO V - Atestado de VISITA TÉCNICA, Se um Feita Opção para pela visita, devendo ESSA Ser Feita Até dia 16/01/2015, agendando-a com antecedência de no Mínimo de Dois Dias Úteis Pelo Telefone (19) 3404 7506, junto a Diretoria de Administração.
Caso opte POR Realizar uma visita Técnica, DEVE AOS Anexar Documentos o atestado EMITIDO Pela secretaria de Obras da Prefeitura. Nesse Caso, Não se esqueça de agendar uma visita com 2 dias de antecedência e de LEVAR UMA CARTA credencial. Caso contrario Você Não obterá o atestado de visita.
f) Registro OU Inscrição da Empresa na Entidade Profissional Competente, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), Bem Como fazer (s) Profissional (é) Que acompanhará (ão) um Execuções fazer obra, devidamente quitados e Dentro do Prazo de Validade ;
Esse è o registro da Empresa e de Seu Responsável técnico não CREA. Basta Fazer o login nenhum site do CREA www.creasp.gov.br com Seu Número CREA e Senha e Obter como certidões. Caso tenha pago Tudo em dia, ELAS sairão na hora.  
g) Certidão (ões) de Acervo Técnico - CAT that that comprovem a Empresa licitante executou de forma satisfatória, Dentro dos prazos Estimados, Serviços OS descritos a Seguir, respeitadas como Parcelas indicadas:  GI) Tabela de itens de Relevância Técnica:
06-Tabela-relevancia-tecnica
Para Participar Poder (e Ser habilitado) na licitação, a Empresa desen ter executado um sistema operacional Quantidade Mínima de todos itens listados em Alguma obra (OU Obras) anterior (es), e comprovar POR Meio de acervo técnico EMITIDO cabelo CREA. Esse artigo de Quantitativos Mínimos costuma Ser o Mais Difícil de Cumprir, pois Alguns itens São Muito Específicos (POR Exemplo como, não Caso Acima, uma laje protendida alveolar UO o tubo de Aço carbono preto).
G.II) Declaração de cumprimento Às Normas relativas à Saúde e Segurança no Trabalho (NOS TERMOS DO ANEXO IX - DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO ÀS NORMAS RELATIVAS À SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO);
Preencha e Assine o Anexo IX Do edital.
G.III) Declaração de Inexistência de Trabalho de menor (NOS TERMOS DO ANEXO X - DECLARAÇÃO DE TRABALHO DE Inexistência DE MENOR);
Preencha e Assine o Anexo X Do edital.
FINALMENTE, OS DOCUMENTOS ACABAM AQUI NO ENVELOPE Constantes 1 - FASE DE habilitação. Se conseguiu Completar Tudo Até aquí, o resto E uma parte Fácil.
4 - DA ENTREGA DOS ENVELOPES4.1 Pará Participação certame Neste, a Empresa licitante must, comeu uma dados e previstos horario não Preâmbulo Deste edital, apresentar 2 (Dois) envelopes, sendo:
4.1.1 O envelope nº 1, contendo em Seu interior Documentos OS estipulados no item 3.1 - ou o CRC Que OS substituem -; Documentos OS fazer item 3.2; e autorização parágrafo Participar de Licitação e / ou Declaração de that uma Empresa E ME-EPP, from that ESSE SEJA para o Caso. O envelope must Conter em SUA parte externa e frontal OS seguintes dizeres:
À CÂMARA MUNICIPAL DE LIMEIRA A / C COMISSÃO de Licitações ENVELOPE Nº 1 - DOCUMENTOS DE Habilitação Concorrência N ° 01/2014 EMPRESA: _______________________________
4.1.2 O envelope nº 2, interior contendo em Seu um comercial proposal, that Devera Conter em SUA parte externa e frontal OS seguintes dizeres:
À CÂMARA MUNICIPAL DE LIMEIRA A / C COMISSÃO de Licitações ENVELOPE Nº 2 - PROPOSTA COMERCIAL Concorrência N ° 01/2014 EMPRESA: _______________________________
FAÇA UM Serviço bonito, Junte Tudo, coloque em Uma pastinha e, se, Possível, em hum envelope com o logotipo e INFORMAÇÕES da SUA Empresa. Se ISSO NÃO para Possível, IMPRIMA Uma page com o logotipo, e Informações Básicas da Empresa e cole na frente. NÃO SE ESQUEÇA DE ESCREVER EXATAMENTE OS DIZERES ACIMA.
Encerramento ENVELOPES DO PRAZO PARA ENTREGA DOS NOS 1 e 2 DATA: 20/01/2015 HORÁRIO: 09h20
Preciso de: Não FALAR that desen Cumprir o Horário, né? Tá, vou FALAR: Precisa Cumprir o Horário, or Seu concorrente vai te inabilitar e Ficar Dando risada da SUA Cara Toda vez Que Encontra-lo. Para sempre.
04-proposal-comercial
5 - DA PROPOSTA COMERCIAL5.1 A Proposta Comercial, apresentada no interior do envelope nº 2, must Conter Todas quanto INFORMAÇÕES solicitadas de a Acordo com o modelo constante no ANEXO II - PROPOSTA COMERCIAL. Devera Ser redigida de forma clara e da Precisa, SEM rasuras apresentar, emendas UO Entrelinhas, devidamente assinada cabelo representante legal, constando Seu nome completo, de forma legível, o SUA Qualificação na Empresa, razão social, ENDEREÇO ​​Atual e Número de Inscrição no CNPJ da licitante , especificações detalhadas do Objeto licitado, Bem como, Nome do banco, Números da Agência e da Conta Onde Será, creditado o Pagamento A Empresa, Caso vencedora;
5.2 A Validade da Proposta must sor de há minimo de 60 (sessenta) Dias corridos, a Contar da fixada dados parágrafo abertura de dos respectivos envelopes contendo como PROPOSTAS;
5.3 O Preço Fixo Será, em Reais (R $);
5.4 Não Preço proposto eStara obrigatoriamente Incluido Todos Os tributos incidentes Sobre o Objeto licitado, Bem Como despesas com transporte e Outras, Não importando o Gênero ea especie;
5.5 Serao consideradas, parágrafo Expressão dos Preços propostos, SOMENTE Duas casas decimais Apos uma Vírgula.
Para ter NÃO Erro, Siga o modelo não ANEXO. E Siga a planilha enviada cabelo Orgão licitante. APENAS OS Altere Preços parágrafo adequarem-se a Seu Orçamento. Algumas prefeituras NÃO disponibilizam uma planilha em XLS Pela internet. Casos sas, recomendo Ligar e VerificAR a possibilidade de retirar uma planilha em Mãos com pena CD OU unidade. Economiza Tempo e Erros bobos Evita de Conta.
COM envelopes Os Dois Prontos, conferidos e reconferidos, basta ProtocolA-los. Caso SEJA o vencedor da licitação, como Próximas ETAPAS São um Homologação do Processo (Não há nada a here Ser Feito, e Um Processo interno do Orgão Público do Pará Publicação Oficial do vencedor do Processo licitatório), Assinatura do contrato e Libertação de Ordem de Serviço Pará Início das Obras.
Concluindo, Participar de Licitações Públicas Não É algo Impossível, OU APENAS de Empresas ligadas a "Esquemas". Já participei de inúmeras Licitações, ganhei varias delas e NUNCA vi NEM fui oferecido Benefícios OU privilegios em Troca de estimulassem. Pela Quantidade de ETAPAS e Documentos Pedidos, PODE-se observar that São Processos serios ea lei e Bem blindada contra Fraudes. Não Se Deixem Levar POR notícias de TV e Sobre o comentário de Leigos não ASSUNTO, Participem e Vejam POR si PROPRIOS Como funciona.
E Não Se esqueçam, se ganharem Alguma licitação Graças um ESSE article, eu espero No Mínimo hum enviar e-mail de agradecimento e Uma generosa Contribuição (hahaha). Sintam-se, uma Vontade de para Perguntas e esclarecimentos, Sugestões, criticas e Comentários.
Aguardamos SUA curtida no Facebook e seu comentário Aqui embaixo !!

Crédito das imagens:
http://www.freeimages.com/photographer/creationc-61364
http://www.freeimages.com/photographer/artoz-30878
http://www.freeimages.com/photographer/bruno-free-33795

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiro

http://construbarros.6te.net/index.html

tempo

Arquivos populares

Popular Posts

Comments System

construção civil

construção civil

Santa Catarina consolida iniciativas para modernizar construção civil

DCI 12 h atrás

Tiago Andrade Lima: A construção civil e os seus impactos ambientais

Diário de Pernambuco 1 de mar de 2018

Construção civil inicia ano em queda no Maranhão

O Imparcial 28 de fev de 2018

Benefício para trabalhador da construção civil vai ser avaliado por ...

Portal de Notícias do Senado Federal 26 de fev de 2018

Ademi-AL promove seminário sobre segurança na construção civil

TNH1 (Blogue) 28 de fev de 2018

Empresa divulga vagas de emprego para construção civil em ...

Globo.com 24 de fev de 2018

CDR vota projeto que destina unidades do Minha Casa Minha Vida ...

Portal de Notícias do Senado Federal 4 h atrás

Profissionais e lideranças se encontram na Unesc para discutir ...

Portal Veneza 1 de mar de 2018

Eunício debate com ministro das Cidades estímulos à construção civil

Portal de Notícias do Senado Federal 21 de fev de 2018

Construção civil debate elaboração de projetos

Diário do Nordeste (Blogue) 28 de fev de 2018

Entidades da construção civil de Brusque definem ações de ...

O Munícipio 27 de fev de 2018

Índice de custos da construção civil da FGV desacelera em fevereiro

Portal AECweb 27 de fev de 2018

CDR analisará cota do Minha Casa Minha Vida para trabalhadores ...

Portal de Notícias do Senado Federal 19 de fev de 2018

Indústria da construção civil debate ética em Joinville

Portal Economia SC 1 de mar de 2018

Conheça 4 startups que estão revolucionando o mercado da ...

StartSe (liberação de imprensa) (Blogue) 22 de fev de 2018

Construção civil, veículos e energia devem ajudar o PIB em 2018

Economia & Negócios Estadão 5 de fev de 2018

Construção civil está confiante na retomada de investimentos

Jornal da Manhã - Uberaba 26 de fev de 2018

Nestor Bezerra é o 1º operário da construção civil a tomar posse na ...

O POVO Online 21 de fev de 2018

Serviços Realizados, Por Valdilandio Aristaque Barros - Mestre de obra



Obras Realizadas

Obra Geovani Rinaldi, Parque vitoria- Franco da rocha - SP












































Obra atual em execução














tizilbarros aristaque











Obra realizada por Valdilandio Aristaque barros como mestre de obra, serviso de CARPINTARIA
Esta obra esta sendo realizada em franco da rocha.
Contem 4 pavimentos de 320,00² , veja abaixo algumas fotos abaixo






















_________________________________________________________________________________






Obras realizadas por Valdilandio como mestre de obra, EXECUTANDO SERVIÇOS DE ADAPTAÇÃO DE LOJA PARA SHOPIM , Dentro do Shopim Morumbi













_______________________________________________________________________________




HR CONSTRUTORA







Obra realizada em BARUERI, por Valdilandio mestre de obra,























________________________________________________________________________________




OBRA EM BARRUERI E PIRASSUNUNGA EXECUTADA POR VALDILANDIO A. BARROS COMO MESTRE DE OBRA PELA CONSTRUTORA

LOPES KALIL





















_________________________________________________________________________________




Obra Ferraz de Vasconselos


Ferraz Inicia As Obras Do SESI No Jardim Juliana




Inicio_Obras_do_SESI_-_Foto_Renan_Odorizi_(23)


O secretário de Serviços Urbanos de Ferraz de Vasconcelos, Josias Genoino, anunciou nesta quarta-feira, dia 25, que a conclusão da terraplanagem, onde será construído o SESI, serão concluídas dentro de 10 dias. Logo após, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) tocará as obras, dando inicio a implantação do prédio.





Ferraz inicia as obras do SESI no Jardim Juliana




Inicio_Obras_do_SESI_-_Foto_Renan_Odorizi_(23)A construção do SESI é uma das maiores conquista do governo Abissamra neste ano. O prédio será construído para abrigar ao menos 2 mil jovens no ensino fundamental e cursos profissionalizantes. “Uma obra de grande valor que proporcionará a mudança de vida de milhares de jovens’’, disse Jorge Abissamra, o prefeito da cidade.
Para a construção da obra a municipalidade entrou com a contrapartida de R$ 3 milhões. Já a FIESP irá abarcar em Ferraz um total de R$ 9 milhões. A parte de Ferraz já foi praticamente concretizada com a concessão do terreno, a construção do talude e a terraplanagem em todo o terreno.
O mestre de obra Valdilandio Barros da empreiteira ‘Scopus Construtora & Incorporadora’, licitada para o serviço, afirmou que haverá uma equipe formada por 70 pessoas, trabalhando para concluir a obra num curto prazo de 1 ano.
Esta obra pode ser considerada de grande monta para um município com pouca arrecadação como é Ferraz, porém de muita importância para o desenvolvimento educacional e profissional da cidade.
O novo SESI de Ferraz ficará situado no Jardim Juliana, numa área de aproximadamente 15 mil metros. O que irá beneficiar toda a cidade de Ferraz, logrando melhor qualidade de vida e infraestrutura aos jovens e crianças do município.