Páginas

domingo, 20 de novembro de 2016

ESTACAS OMEGA

Estacas ômega
Detalhe do trado de Estaca Ômega.
 

 

 

A estaca Omega é uma estaca de concreto moldada “in loco”, com ausência total de vibração ou distúrbios durante a execução e sem a retirada do solo da escavação comportando-se como uma estaca de deslocamento.


 
 

A estaca Omega foi desenvolvida na Bélgica a partir de 1993, difundindo-se inicialmente para os países vizinhos da Europa, Reino Unido e Austrália. No Brasil foi introduzida pela Fundesp no final de 1996.

 

O princípio da estaca Omega é baseado na forma do trado de perfuração, com o
diâmetro e passo da hélice espiral aumentados progressivamente, de forma a utilizar a mínima energia necessária ( torque ), para deslocar e compactar lateralmente o terreno.

 

 

 



 

Os diâmetros do trado ômega disponíveis iniciam com 270mm a 470mm, com incrementos no diâmetro de 50mm. Não há nenhuma limitação teórica para os diâmetros do trado ômega, contanto que, haja quantidade de energia disponível (torque) para cravar o trado no terreno.

 

No que se refere à profundidade, é possível executar estacas de até 28m de profundidade, dependendo do tipo de solo e do equipamento, torque e diâmetros a serem utilizados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário