Páginas

domingo, 20 de novembro de 2016

CRAVAÇÃO DE ESTACAS

Cravação de Estacas
 

 

 

As estacas de aço se caracterizam por serem facilmente cravadas em quase todos os tipos de terreno, podendo atingir elevada capacidade de carga e grandes profundidades pela facilidade de corte e emenda de seus elementos.


 
 

Quando inteiramente enterradas em terreno natural, as estacas de aço dispensam tratamento especial.

 

Em estacas de aço parcialmente imersas em água, ou em meio agressivo, é obrigatória a proteção com enchimento com concreto (quando tubulares) ou pintura à base de resina epoxi, proteção catódica, etc.

 

As estacas de aço podem ser cravadas por vibração ou percussão com martelos vibratórios ou de impacto.

 

A FUNDESP dispõe de martelos vibratórios elétricos (Soilmec VTE12000; Tomen VN410000 ) ou hidráulicos (PTC50HT1; PTC13HT3; MGF RBH320; ICE 2216; Soilmec VTH-1 ), e martelos hidráulicos de impacto IHC-SC 150, e MAIT HH-7000.

 

 

 

 


 

O martelo hidráulico IHC SC 150, é apropriado para carvação de estacas de aço ou concreto, tanto on shore como off shore, ao ar livre ou submerso.

 

Uma característica do martelo hidráulico IHC SC150, que o diferencia de outros martelos, é que a energia exercida sobre a estaca durante a cravação pode ser regulada continuamente entre 5% e 100%. A cada golpe a energia é medida e indicada no painel de controle. Portanto as operações de cravação são totalmente reguláveis até no caso de estar completamente submerso.

 

A cravação é possível em qualquer ângulo, até mesmo horizontalmente (energia máxima de cravação disponível até uma inclinação de 25%). A cravação submersa é possível conservando a máxima energia, mesmo a grandes profundidades (até cerca de 500m).

 

 
Cravação de perfil Metálico - Martelo HH7000 - Complexo Portuário do Açu - RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário