Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2016

O que é grau de risco de acidente de trabalho



O que é grau de risco de acidente de trabalho?

Compartilhe com seus amigos este conteúdo
iStock.com / IPGGutenbergUKLtdOs riscos de acidentes que trabalhadores podem sofrer está associado a ambientes expostos a ruídos, vibrações, gases, iluminação inadequada, entre outras situações.
A possibilidade da saúde ou integridade física de um funcionário sofrer algum prejuízo durante a execução de suas atividades profissionais é chamada de risco ocupacional. A maioria desses riscos está associada a ambientes em que o trabalhador fica exposto a ruídos, vibrações, gases, iluminação inadequada ou outras situações que podem colocar a saúde em risco.
Para avaliar se determinado ambiente de trabalhado oferece riscos, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) descreve a classificação de grau de risco de um local. Esta pode variar entre 1 e 4, de acordo com a intensidade do risco. O grau de risco de acidente de trabalho é atestado também pela NR4, sendo que toda empresa que trabalha em atividades perigosas deve apresentar a NR4 em sua CNAE.
Caso a empresa não possua o CNAE para consulta rápida, basta inserir o CNPJ da organização nosite da Receita Federal. Este procedimento é fundamental para o trabalhador se informar a respeito de onde trabalha e se está tudo de acordo com as normas de segurança. Para a empresa, conhecer o grau de risco relacionado às suas atividades é importante para se adequar às leis trabalhistas.
Vale lembrar que o grau de risco de acidente de trabalho serve de referência para importantes ações da empresa, como a constituição do SESMT (Serviços Especializados de Segurança e Medicina do Trabalho) e da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Além disso, o conhecimento sobre os riscos de acidente permite que a empresa forneça os Equipamentos de Proteção Individual adequados para a realização do trabalho com segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário