A linha de produtos de poliestireno expandido (EPS) de alta densidade produzida pela Isorecort vem se apresentando como uma ótima opção para o mercado. O preço competitivo e as excelentes propriedades transformaram estes produtos em uma alternativa com melhor custo-benefício não só em relação aos materiais moldados como também aos produtos de poliestireno extrudado (XPS).
Custo-benefício: a mesma resistência térmica pelo menor preço
A Resistência Térmica (R) de um material corresponde à dificuldade de transmissão de calor e é determinada pelo quociente entre a espessura do material (E) e a sua condutibilidade térmica (λ). Logo: R=E/ λ. Desta forma, o que determina a eficiência do isolamento térmico de determinado material é a Resistência Térmica do conjunto, a relação entre coeficiente e espessura, e não apenas o coeficiente de condutibilidade isoladamente. Portanto, temos:
- Para uma Resistência Térmica de 1,11 m².K/W podemos utilizar uma placa de XPS Tipo I com 30mm de espessura ou uma de EPS Tipo VII de 37 mm. Com a adição de apenas 7 mm na espessura do isolante sua obra pode utilizar placas de EPS de alta densidade Isorecort, obter a mesma isolação térmica e economizar até 30% do custo do material – o EPS pode ser até 30% mais barato que o XPS equivalente.
Além disso, estudos realizados em Abril de 2014 pela EPS Industry Alliance (EPS-IA) atestaram que o XPS, tanto em aplicações sob o solo como em coberturas, não mantém constante o seu valor R ao longo do tempo, perdendo seu desempenho como isolante. Esta depreciação está diretamente relacionada à incapacidade do XPS em manter suas propriedades quando há absorção de umidade.
EPS Isorecort e XPS: a mesma absorção de água
De acordo com a ABNT:NBR 11752, a absorção de água exigida para ambos os materiais é exatamente a mesma: menor que 1 g/cm² x 100. Logo, ao contrário do que muitos acreditam, XPS e EPS possuem a mesma exigência para resistência à absorção de água. Para o mesmo índice, sua empresa pode economizar muito mais com EPS Isorecort.
EPS: seca mais rápido, melhor para impermeabilização
Estudos realizados pela EPS Industry Alliance concluíram que ,ao longo do tempo, o XPS perde suas propriedades de resistência térmica devido à incapacidade de manter o desempenho quando há absorção de umidade.
O mesmo estudo demonstra que o poliestireno expandido (EPS) apresenta melhor capacidade de manutenção de suas propriedades, mesmo em ambientes úmidos. Isso se deve à sua maior permeabilidade, que permite que o material perca umidade gradativamente para o ambiente, secando mesmo quando utilizado em paredes, forros ou sob o solo.
Sob o solo, os dados são ainda mais marcantes. Após 15 anos instalados, EPS e XPS mostraram dados de retenção de umidade bem diferentes: enquanto o EPS apresentou um índice de umidade retida de 4,8%/Vol, o XPS possuía 18,9%/Vol. E, após 30 dias de secagem, os números finais foram: EPS = 0,7%/Vol e XPS = 15,7%/Vol.
Estes dados demonstram que além do custo inferior e da resistência térmica constante, o EPS possui facilidade para secagem e, consequentemente, melhor desempenho em ambientes úmidos.
Placas de EPS de Alta Densidade Isorecort
Seja para isolação térmica ou impermeabilização, a Isorecort possui uma ampla linha de placas de poliestireno expandido. O corte é padronizado ou personalizado de acordo com a necessidade do cliente e é efetuado por equipamentos CNC de alta precisão. A empresa possui uma ampla variedade de densidades e alta capacidade produtiva para atender variadas demandas. Para mais informações, entre em contato com nossa Central de Vendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário