Páginas

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Isolamento térmico e acústico em edificações


EPS: Solução para Isolamento térmico e acústico em edificações

EPS COMO ISOLANTE TÉRMICO
Em um país continental como o Brasil, onde as sensações térmicas variam de acordo com cada região é sempre importante manter os locais em temperaturas agradáveis.
O isolamento térmico é o responsável por manter a temperatura ideal de um local. Sua função é não permitir que as temperaturas externas invadam o interior do ambiente, deixando-o muito frio ou muito quente.
Quem procura por um isolamento térmico de qualidade deve sempre estar atento à escolha do material utilizado, pois um bom isolante térmico precisa ser resistente, seguro e de fácil aplicação.
Preenchendo esses requisitos, o EPS se apresenta como um dos principais materiais utilizados para o isolamento térmico na construção civil. Sua aplicação proporciona, além do conforto térmico, uma aceleração no andamento da obra.
isolamento_termico_acustico
Aplicações:
Lajes impermeabilizadas
Para o isolamento térmico em lajes, o EPS é, sem dúvida, o material ideal: sua leveza garante um manuseio e uma aplicação com extrema rapidez.
Para obter o isolamento desejado não é preciso que as placas de EPS tenham uma espessura muito alta, pelo contrário: lajotas de EPS com espessura de 30 mm já são suficientes para um isolamento eficaz (dependendo obviamente da região climática do nosso país).
Paredes
Ao ser utilizado como isolante térmico nas paredes de um ambiente, o EPS atua como um empecilho na transferência de calor entre o ambiente externo e o interno. Assim, no inverno o ambiente interno fica com uma temperatura maior que o externo e, no verão, o interior da edificação fica com uma temperatura mais amena.
É muito importante revestir as placas de EPS com argamassa e utilizar uma tinta resistente a água, para que a chuva não venha prejudicar o isolamento (quando utilizadas na face exterior da parede).
Telhados
Estudos comprovam que cerca de 80% do calor e do frio entram no ambiente através dos telhados. Se um local não conta com um excelente isolamento térmico em seu telhado, com certeza, a temperatura no seu interior não será agradável.
A utilização do EPS como isolante térmico em telhados garante ao ambiente uma confortável sensação térmica. O material dificulta a interferência da temperatura exterior sobre o interior.
O EPS pode ser usado como recheio de telhas isotérmicas (tipo sanduíche) ou como placas abaixo das telhas. As placas e telhas de EPS podem ser fornecidas de acordo com a espessura determinada pelo projeto ou em qualquer outra espessura necessária.
O EPS também pode ser usado como isolante térmico em:
  • Câmaras frigoríficas
  • Tubulações e reservatórios
  • Dutos de ar-condicionado
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
O EPS é um grande aliado para quem quer construir e respeitar o meio ambiente ao mesmo tempo. O Isopor é um material leve e que consome pouca energia em sua fabricação; é isento de CFC e é 100% reciclável, não produzindo resíduos que venham a poluir o ambiente. No isolamento térmico dos ambientes, o uso do EPS melhora a eficiência de aparelhos de ar condicionado e aquecimento, fazendo com que se reduza o consumo de energia elétrica – sistemas mais eficientes consomem menos energia.
ISOLAMENTO ACÚSTICO
A principal característica acústica do EPS é a absorção de ruídos de percussão (ruídos de passos).
Nesse tipo de isolamento acústico, é montado um pavimento flutuante, onde são colocadas placas de EPS sobre a laje bruta. Depois, aplica-se nas placas papel alcatroado ou filme de polietileno. O pavimento flutuante deve ter uma camada de 3,5 cm de espessura e não deve de forma alguma ficar em contato com a laje, evitando assim os ruídos de passos.
Fontes de pesquisa: Manual de utilização de EPS na construção civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário