Páginas

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Conhecendo a Engenharia: Arcos

Conhecendo a Engenharia: Arcos

por Bianca Vieira
Os arcos são elementos estruturais muito presentes nas construções desde a antiguidade. As civilizações antigas do Egito, da Babilônia, da Grécia e da Assíria já utilizavam arcos, mas foram os Romanos que passaram a utilizá-los em larga escala.
Aqueduto Romano:
Os Aquedutos Romanos refletiam a filosofia romana de objetividade e praticidade. Essas estruturas tinham a função de conduzir a água pelas cidades.
1
O mais curioso é que, mesmo sem cálculos estruturais no papel, essas civilizações construíram grandes obras utilizando o formato em questão. Isso se deve ao fato de essa estrutura resistir muito bem à esforços de compressão.
Isso torna viável a obtenção de vãos construtivos com a utilização de materiais de baixa resistência à tração. Antes do uso do aço e de outros materiais mais resistentes à tração, predominavam as construções em arco, pois os materiais disponíveis eram de origem granular ou rochosa, que resistem bem apenas aos esforços de compressão.
2
Estrutura Romanas em Arcos
Nos arcos, existe um conceito chamado de “linha de pressão”, que seria um formato do arco para o qual o carregamento existente não provoca momento fletor, sendo assim, o único esforço presente no arco é o de compressão, e como normalmente os materiais dos quais são feitos resistem bem a esse tipo de esforço, eles são estruturas simples de serem reproduzidas. Este é o principal motivo pelo qual mesmo sem terem conhecimentos avançados acerca de cálculos de estruturas as civilizações antigas conseguiam construir grandes obras com arcos imensos.
Como eram construídos os arcos antigamente?
Os arcos eram construídos com vários blocos denominados aduelas. A aduela bem do centro do arco é chamada de chave e tem um formato angular proposital que proporciona um esforço de compressão que traz estabilidade ao todo. A última peça que se colocava na construção de um arco era a chave. Enquanto este elemento não fosse colocado, era necessário escorar as aduelas, uma vez que a estrutura ainda se encontrava instável.
3
Estrutura dos arcos
Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário