Como construir uma casa: 01 – Planejamento
POR CONSTRU-BÁSICO • 25/09/2014 • COMO CONSTRUIR UMA CASA: A SÉRIE, CONSTRUÇÃO, DICAS, FAÇA VOCÊ MESMO (DIY), MATERIAIS, OBRAS,ORGANIZAÇÃO, TUTORIAISEpisódio 01 – Planejamento
Para começarmos a série “Como construir uma casa”, não seria diferente de começar qualquer outra coisa. O planejamento é fundamental em todos os tipos de processos, de uma receita de bolo à construção de uma casa, é indispensável.
O processo de planejamento se baseia na capacidade de pensar antes agir; capacidade de discriminar o que vem primeiro e o que vem depois; dialética do saber e poder; capacidade de articular pensamento e ação. Tendo isto em mente, inicialmente vamos exemplificar um planejamento muito simples:
- Qual o objetivo?
- O que é necessário para alcançar o objetivo?
- Já temos o necessário, o que fazer?
Vamos explorar estas três questões.
1. Nosso objetivo nessa série é construir uma casa, então peço que feche os olhos e tente enxergá-la, tudo fica mais fácil quando conseguimos visualizar o que ainda não é palpável. A física quântica também nos prova cientificamente que atraímos aquilo que pensamos.
2. O necessário pra construir esta casa que você imaginou, o que seria? Partindo do princípio que também imaginamos uma casa, precisamos primeiramente de:
- Um projeto (planta) da casa que pretendemos construir, feito por um engenheiro/arquiteto devidamente autorizado, permitindo assim, o início da obra. A tecnologia é forte aliada nesta etapa, programas como Autocad e outros softwares 3D criam desenhos realistas do projeto, sendo assim possível já visualizar a casa já bem acabada antes mesmo da obra começar.
- Um local para construir, mais conhecido como terreno. Como a natureza nos deu de presente sua variação única de ser, nenhum terreno vem pronto para construir sem intervenção humana. Logo precisaríamos aplicar teorias topógraficas (medições), planificar e limpar a área onde a casa será construída, tendo sempre em mente a conservação do meio ambiente, nosso Planeta é a nossa casa e casa da nossa casa.
- Prever possíveis problemas, de início, organização e localização e custos extras além dos cálculos feitos para a mão de obra e materiais. O cálculo dos custos, é essencial, antes de começar qualquer obra. É como uma empresa que se abre com um capital inicial, que, sem o investimento apropriado, vai a falência. No caso das casas, é muito comum ver falta de acabamento, mudanças drásticas no projeto no meio da execução da obra e outros problemas deste tipo.
- Papel, caneta e calculadora, são vastamente usados, mas de pouco servem se não existe uma pesquisa de mercado. Em competição, as lojas aliviam os preços em uns materiais e compensam o lucro em outros. O mercado funciona dessa forma em qualquer ramo, caso contrário, haveria um monopólio de mercado, o que hoje é considerado crime (assim como oligopólios, cartéis, etc). Pesquise muito antes de comprar qualquer material.
- Além das ferramentas convencionais, hoje dispomos da maior ferramenta criada no último século: a Internet. É possível encontrar comércio de todo e qualquer nicho na internet, inclusive materiais de construção. Além de ajudar nas pesquisas, muitas vezes o preço cai, pelo custo de uma loja virtual ser menor se comparada a uma loja física.
- Pense muitos anos a frente: danos causados pelas intempéries (condições intensas no clima), ação do tempo, depredação natural da pintura, ocorre em todas as construções. É preciso entender que tudo tem um tempo de vida e as vezes o barato pode sair caro, custando em uma reforma prematura ou em casos mais graves, acidentes. Compre materiais de qualidade, na medida que seu bolso permitir. As construções Incas até hoje estão de pé por essa razão (e não existiam sequer impermeabilizantes na época).
- É possível fazer uma casa de qualidade fazendo uma economia inteligente. Um erro muito comum é economizar comprando materiais de baixa qualidade. Algumas economias mínimas podem causar um efeito desastroso na obra e requerer um custo muito mais alto, do que uma construção de material com boa qualidade. A economia ideal vem nas substituições de materiais, como por exemplo a cal por um aditivo (Vedalit, Viacal, etc) que exerça a mesma função com um rendimento muito maior. Recomenda-se nunca economizar em itens cruciais na obra para evitar problemas, muitas vezes graves, como:
Hidráulica (tubos e conexões): pois é iminente o dano em caixas d’água, estouro dos tubos, infiltrações e alagamentos;
Elétrica (cabos, conduítes, tomadas, quadros de distribuição, etc): altíssimo risco de incêndio em instalações de baixa qualidade e mal feitas;
Impermeabilizantes de todos os tipos, além da impermeabilização multiplicar o tempo de vida útil dos materiais usados, a falta deles causam degradação rápida dos materiais, por conta umidade negativa e positiva
A ferragem CA-50 é de extrema importância na estrutura da casa. A ferragem CA-40 é usada comumente por falta de conhecimento ou intenção de economia, o que pode causar danos gravíssimos na estrutura, por ser uma ferragem mais flexível, levanto em alguns casos até a desabamento do imóvel.
3. Colocar o plano em ação é muito mais amplo do que planejar. Porém em cada execução da obra, o planejamento entra. Vamos cobrir esse assunto nos próximos episódios.
Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário