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segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

O que fazer antes e durante a entrevista

O que fazer antes e durante a entrevista
Administrar a ansiedade é importante. Ideias devem ser expostas com clareza.



Sylvia Ignácio da Costa é coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Anhembi Morumbi
Sylvia Ignácio da Costa é coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Anhembi Morumbi (Foto: Divulgação)
 O mercado de trabalho revela-se cada vez mais competitivo, exigindo candidatos preparados diante de uma oportunidade de emprego. Neste contexto, a entrevista é um dos momentos decisivos do processo seletivo. Por meio dela, o recrutador tem a possibilidade de conhecer as habilidades técnicas e comportamentais do candidato, além de saber o que ele espera e como poderá contribuir para o alcance das metas da organização.

 De acordo com a coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Anhembi Morumbi, Sylvia Ignácio da Costa, fazer uma boa apresentação pessoal coloca o candidato à frente dos demais. O profissional deve se apresentar de forma positiva, expondo com clareza suas habilidades e evidenciando os seus objetivos. “É no momento da entrevista que essas características são avaliadas”, afirma.
 A ansiedade, comum na hora da entrevista, também deve ser administrada, para não causar uma reprovação. “O candidato ansioso pode ter pensamentos negativos, transmitindo insegurança e tensão, prejudicando o desempenho e causando uma má impressão ao entrevistador”, observa a coordenadora.
 Para Sylvia, é importante considerar a entrevista como uma etapa

normal do processo seletivo. O importante é saber lidar com os desafios e adversidades e fazer com que este momento seja de aprendizagem. “Respirar profunda e lentamente, buscando pensar em situações agradáveis; evitar falar demais e rapidamente; e ouvir com atenção são dicas para reduzir a ansiedade”, completa a especialista.
 Por fim, a especialista ressalta a importância do candidato mostrar conhecimento sobre a organização antes mesmo da entrevista. “As empresas buscam profissionais alinhados com seus objetivos e ter ciência sobre a sua área de atuação é um dos passos para atingir este alinhamento”, finaliza.
Para vencer esta etapa, confira algumas dicas da especialista:
Antes da entrevista
 * Pesquise sobre a empresa.
 * Faça uma lista de perguntas que possam ser feitas pelo  entrevistador e tente respondê-las.
 * Chegue com antecedência. Caso aconteça algum problema no caminho, avise a empresa.
 * Vista-se adequadamente. Demonstre preocupação consigo, pois a primeira impressão é a que fica. *Evite bermuda,  roupas justas, curtas e decotadas, muita maquiagem e perfume, salto extremamente alto, barba malfeita, etc. 
 * Observe a sua comunicação verbal e não verbal.
 * Mantenha o celular desligado e guardado.

Na hora da entrevista
 * Relacione os pontos fortes e busque soluções para minimizar os pontos fracos.
 * Seja transparente e responda de forma tranquila, sem mentiras ou exageros.
 * Fale de suas realizações e projetos, mas não exagere nas qualidades, querendo demonstrar ser o melhor profissional para o cargo.
 * Aponte os pontos fortes e fracos de maneira sincera e especifique as qualidades para o cargo, sem exageros.
 * Não relate os defeitos de modo inapropriado. Por exemplo: “Meu maior defeito é trabalhar demais”.
 * Identifique as situações em que observou fraquezas e as melhorou.
 * Evite falar mal da empresa ou dos colegas da empresa com quem trabalha ou trabalhou.
 * Não minta no currículo nem crie histórias que não possam ser comprovadas.
 

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