Páginas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Inscrições Prouni 2016

Inscrições Prouni 2016 começam em 19 de Janeiro

Inscrições Prouni 2016 começam em 19 de Janeiro: Nos próximos dias (19/01 terça-feira) estarão abertas as inscrições do ProUni 2016 – Programa Universidade para Todos. Os estudantes que participaram do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) terão suas notas divulgadas a partir deste dia 08 (sexta-feira) e, com elas, poderão concorrer a bolsas de estudo em cursos de graduação de faculdades particulares de todo o país.
Criado pelo Governo Federal e regulamentado pela Medida Provisória (MP) publicada no Diário Oficial da União no dia 13 de setembro de 2004, o Programa Universidade para Todos concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%), em faculdades privadas, a estudantes brasileiros sem diploma de ensino superior que sonham em conseguir vagas em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
As inscrições terão início no dia 19/01 e prosseguem abertas até o dia 22/01, às 23h59min. Segundo o Diário Oficial da União (DOU), a primeira chamada será no dia 25/01 (segunda-feira), com matrícula e entrega de documentos entre os dias 25 e 1º de fevereiro. A data da segunda chamada do Prouni 2016 será no dia 12/02 (sexta-feira) com período de matrícula até o dia 18/02. A lista de espera estará disponível entre os dias 26 a 29 de fevereiro.

Como funciona o ProUni 2016 primeiro semestre? Quais as regras do Programa?

Inscrição Prouni 2016 Datas
Inscrição Prouni 2016 Datas
Entre os principais requisitos do ProUni 2016 está a participação do candidato no Enem 2015. O MEC exige um aproveitamento mínimo de 450 pontos na média geral do Exame e nota maior do que zero na redação. Além disso, para se inscrever no Programa, o estudante precisa atender a pelo menos um dos seguintes requisitos:
  • Ter feito todo o ensino médio em escolas da rede pública;
  • Ter feito todo o ensino médio em escolas da rede privada, desde que na condição de bolsista integral;
  • Ter feito o ensino médio parte em escola pública, parte em escola privada, mas como bolsista integral da escola privada;
  • Ser portador de deficiência;
  • Ser professor em pleno exercício do magistério em escola da rede pública, com objetivo de concorrer a vagas em cursos de licenciatura.
Além das regras anteriores, ainda existe o requisito de renda do ProUni 2016. As bolsas integrais são destinadas apenas aos candidatos que comprovam renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Por sua vez, quando se trata de bolsas parciais, o rendimento máximo passa para três salários mínimos. Os únicos candidatos que não precisam comprovar renda são os professores de magistério da rede pública de ensino.

Como se inscrever no ProUni 2016 1º semestre?

A única maneira de fazer inscrição no ProUni 2016 primeiro semestre é via internet, no portal do MEC, acessível no endereço http://siteprouni.mec.gov.br/. Na página, é necessário informar o número de inscrição e a senha do Enem 2015. Quem não se lembrar dos dados poderá recuperá-los com facilidade em links de apoio disponíveis na própria página, sendo necessário informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a data de nascimento.
Ao se inscrever, o estudante pode escolher até duas opções de curso, indicando a ordem de preferência. Em cada uma das opções é necessário indicar o tipo de bolsa (integral ou parcial) e a modalidade de concorrência. Além da ampla concorrência, o ProUni reserva bolsas aos candidatos com deficiência e aos autodeclarados pretos, pardos ou índios. A quantidade de oferta a esses últimos é proporcional ao último censo do IBGE na Unidade da Federação em questão.
O edital do ProUni 2016 completo está disponível no Diário Oficial da União. Curta e compartilhe Prouni 2016 no facebook e fique por dentro de mais informações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário