Como Usar Google SketchUp Free
Com o Google SketchUp Free você pode simplesmente criar qualquer estrutura 3D que quiser, utilizando para isso ferramentas muito simples e práticas de modelagem em três dimensões, ou baixando elementos prontos da internet.
Depois de concluir a sua criação, você pode fazer diversas coisas com ela, como exportar para outros programas 3D e salvar uma imagem (para utilizar como projeto de algo). Você pode ainda fazer uma composição 3D para o Google Earth, contribuindo com alguma construção da cidade em três dimensões.
Caso queira se movimentar apenas para os lados e em profundidade, você pode pressionar o botão do meio, segurá-lo e então clicar no botão esquerdo também. Outra maneira de fazer isso é segurar o botão do meio + Shift e arrastar o mouse. Para aproximar ou afastar o zoom, é só usar o scroll do mouse.
Clicando no menu Camera, é possível acessar diversas funções diferentes de câmera. Em Standard Views é possível escolher uma câmera no topo, embaixo, na frente, atrás ou nos lados. Também há câmeras em perspectiva. Já Walk é uma interessante função que permite que você caminhe pelo seu projeto. Em Look Around você vê tudo como se estivesse dentro do programa.
Ok, agora você já tem pelo menos alguma noção de como se movimentar pelo programa, para fazer com que a câmera seja a sua aliada, e não inimiga. É preciso que você tenha em mente que absolutamente tudo deve ser criado a partir de uma forma geométrica. Inclusive o terreno do seu projeto, para que as coisas não fiquem “voando”.
Após desenhar a sua forma, você pode editá-la. Aliás, é essencial que você faça isso, para moldá-la como quiser. Primeiro você pode utilizar a ferramenta de seleção (1) para selecionar exatamente o que você quer. É possível clicar e arrastar para selecionar várias coisas de uma vez só ou então só dar um clique em uma face de um objeto. Segurando o botão Ctrl e clicando é possível selecionar vários objetos. Já se você segurar Ctrl + Shift, vai tirar a seleção de um objeto.
Para girar o seu objeto, utilize a ferramenta de Rotação (4). Ela funciona semelhante ao que dissemos antes em relação à criação de objetos: um transferidor aparece e você deve clicar para definir o ângulo principal. Depois, basta movimentar o mouse para girar e clicar para definir o ângulo final.
A última ferramenta, chamada Offset (5), serve para você se basear em alguma face para aumentar ou diminuir uma seleção em volta dela. Dessa forma, você pode, por exemplo fazer um círculo e depois criar um buraco no meio dele.
E não se esqueça de acessar o menu Tools do programa. Você encontrará todo o resto das ferramentas para editar o seu objeto, como: Scale (redimensionar), Text (texto), 3D Text (texto em 3D) e várias outras.
Antes de poder aplicar qualquer textura em algum objeto ou face em seu projeto, é necessário utilizar a flecha preta para selecionar os elementos que terão aplicação. Depois, clique no ícone do “baldinho” de tinta. Vai abrir uma janela chamada Materials, com várias texturas. Elas são divididas em categorias como asfalto, tijolos, carpetes, terreno, metais, pedras, madeira, água etc.
Para criar uma nova textura, clique no ícone da caixa com um + no canto. Você pode fazer uma textura lisa, sem nenhuma imagem, apenas cor, ou utilizando alguma imagem do seu computador. Basta marcar a opção Use texture image e procurar pelo arquivo em seu PC.
Uma das intenções do programa é justamente que você crie composições em 3D para serem utilizadas diretamente no Google Earth (provavelmente você já deve ter visto essa função no “planeta virtual”). Sendo assim, é muito fácil criar qualquer coisa e enviar para lá.
Primeiro de tudo, abra o seu Google Earth, e vá até o local em que está a construção que você quer fazer em 3D.
Em File > 3D Warehouse você encontrará uma opção (Get Models) para baixar modelos prontos para usar em seu projeto. Ele abrirá uma espécie de janela com um Banco de Modelos do Google SketchUp. Você pode efetuar uma busca para encontrar todo tipo de coisa, desde elementos prontos para constituir uma casa (árvores, piscina e até sofás) até uma casa ou prédio prontos.
Já em Share Models você pode compartilhar o que você criou no banco de criações do Google SketchUp. Assim, através de uma busca, todos poderão baixar o que você criou e também utilizar em seus computadores. (Tanto o botão para baixar modelos quanto o de compartilhar são encontrados na barra do topo do programa.)
Acessando o menu File você encontra várias opções tanto para importar arquivos quanto para salvar a sua criação. Clicando em Import, uma janela para abrir algum arquivo será aberta. Você pode importar de tudo: arquivos SKP (do próprio programa), AutoCad (DWG e DXF), 3D Studio, DEM e Imagens (para usar como texturas ou um elemento dentro do cenário).
Em Export é possível exportar o que você criou para um modelo 3D (para o Google Earth, no formato KMZ) ou um gráfico 2D (em JPG, BMP, PNG ou TIF). Caso só queira salvar o seu projeto para continuar depois, basta utilizar a função normal Save ou Save As.
Agora que você já sabe, ao menos como são utilizadas as ferramentas do Google SketchUp, já pode sair por aí fazendo modelos em 3D de objetos, casas, prédios, esculturas ou qualquer invenção que aparecer na sua cabeça. Que tal ajudar a transformar toda a sua cidade em 3D no Google Earth?
Nenhum comentário:
Postar um comentário