Como Contratar Muros de gabião
De acordo com o engenheiro Ivan Joppert, diretor técnico da Infraestrutura Engenharia e especialista na área de fundações e contenções, o mercado tem grande aceitação a esse tipo de estrutura de contenção devido à sua flexibilidade frente a deformações, como recalques, e ao fato de ser autodrenante. "Deve-se tomar o cuidado de instalar uma manta geotêxtil a montante da sua estrutura, para que atue como filtro", lembra.
A principal desvantagem, segundo Joppert, é o tamanho das bases do muro que, apesar de na maioria dos casos estarem enterradas, possuem grandes dimensões, comprometendo a faixa de terreno junto ao muro.
A relação custo-benefício do gabião é considerada boa, mas como tem execução praticamente artesanal, há reclamações recorrentes quanto à escassez de mão de obra especializada. Isso porque, embora o processo de execução seja comum, a falta de experiência pode acarretar erros nas amarrações e montagens, prejudicando o desempenho do sistema.
EspecificaçãoSegundo o diretor técnico da Infraestrutura Engenharia, gabiões são muros de gravidade compostos por caixas prismáticas retangulares. As paredes dessas caixas são malhas hexagonais de fios de aço recozido e galvanizado, amarrados nas extremidades, o que as tornam flexíveis e adaptáveis a movimentações. "As caixas são colocadas lado a lado, costuradas entre si com fios de aço para tornar a estrutura monolítica e preenchida por brita tipo rachão", conta.
Além da caixa, que é o invólucro mais comum, existem também gabiões-saco e colchões. O tipo saco é transportado já preenchido, sendo indicado para obras emergenciais, hidráulicas ou submersas; o gabião do tipo colchão apresenta superfície maior do que a espessura e, geralmente, é usado em obras hidráulicas, como revestimento de canais.
Checklist NBR 11.682 - Estabilidade de Encostas NBR 10.514 - Redes de Aço com Malha Hexagonal de Dupla Torção para Confecção de Gabiões - Especificação |
Cotação de preços e fornecedores Joppert explica que, em geral, os custos dos muros são divididos em quatro etapas: 1) serviços iniciais de terraplenagem, com definição da cota de apoio do muro, travamento das fundações, taludes provisórios a montante do muro e eventuais execuções de drenos; 2) fornecimento, montagem e preenchimento das caixas com instalação da manta geotêxtil; 3) reaterro compactado da região a montante do muro; 4) obras de drenagem e proteção superficial.
É recomendável que os fornecedores sejam avaliados pela experiência em obras semelhantes e pela comprovação de recolhimento de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), documentações trabalhistas e de segurança do trabalho.
O escopo do serviço, explica Joppert, inclui a contratação de empresas responsáveis por terraplenagem, contenção, drenagem e proteção superficial; serviços de topografia e controle de compactação; acompanhamento técnico dos serviços de campo e emissão de laudo dos serviços prestados. "Outra forma comum de contratação é em regime turnkey, em que a contratada entrega o serviço completo, assumindo projeto e fornecimento de insumos", acrescenta Bruno Barbosa, diretor comercial da BFA Construtora.
ENTREVISTA Ivan Joppert | ||
Projeto e patologias
Que itens devem conter no projeto? A topografia do terreno original, a implantação arquitetônica com a localização do muro, o projeto em planta, com cortes e vista frontal do muro, detalhes de eventual travamento das fundações, detalhe de drenagem e proteção superficial e profunda, especificações da malha, sistema de costura e preenchimento das caixas com rachão e especificações do reaterro a montante do muro. Quais as principais causas de patologias em muros de gabião? Patologias de rotação, translação e ruptura geral normalmente são decorrentes de três fatores. O primeiro ocorre quando as fundações do muro são compostas por materiais de baixa capacidade de suporte, gerando recalques na região frontal do muro que o fazem rotacionar. Outro erro resulta da execução do reaterro a montante do muro com material inadequado e em desacordo com o especificado em projeto, bem como da compactação ineficiente do solo, induzindo esforços mais significativos que os previstos em projeto. Por fim, falhas no sistema de drenagem subterrânea e superficial provocam esforços não computados inicialmente, resultando em empuxos superiores aos calculados. |
CARACTERÍSTICAS - Verifique se a empresa executora possui experiência em obras semelhantes - Observe o recolhimento de ARTs, documentações trabalhistas e de segurança do trabalho - Defina em contrato todo o escopo do serviço - É recomendável que o projetista acompanhe tecnicamente o trabalho e emita um laudo de serviços prestados - Durante a execução, a montagem e amarrações devem ser verificadas, bem como possíveis deformações do gabião - Certifique-se de que não há nenhuma pedra solta saindo pela malha - Confira se não há direcionamento hidráulico ao tardoz do gabião - Os operários devem usar os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para o serviço |
Os fardos da gabiões são entregues dobrados e o armazenamento deve ser feito, sempre que possível, em local próximo ao da instalação
|
Além disso, ele recomenda que se observe se não há pedras soltas saindo pela malha. "Também é importante verificar se a compactação do aterro está sendo feita com terra de boa qualidade e se não existe água ao tardoz do gabião", completa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário