Páginas

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

MONTAGEN DE ARMADURAS, FERRAGEM

                                          ARMADURAS


11 Qual a função dos espaçadores colocados nas armaduras de aço do concreto?
Os espaçadores posicionam corretamente as armaduras, garantindo uma espessura mínima de cobrimento do aço pelo concreto. Caso contrário, a armadura pode ficar exposta e, assim, sofrer corrosão. São fixados à armadura para garantir o seu cobrimento mínimo. Ou seja, deve haver uma espessura mínima de concreto entre o aço das armaduras e a superfície da peça. Essa espessura é definida por norma em função da agressividade ambiental. Assim, quanto maior for a agressividade do ambiente, maior é a espessura de cobrimento exigida.
Fotos: Marcelo Scandaroli
Espaçadores garantem espessura mínima entre a armadura e a superfície exposta do concreto. 
Exposição das armaduras causa degradação e pode comprometer a segurança da estrutura.
12 O que são estribos e qual sua função? Qual a melhor maneira de fixá-los?
A fixação das barras de aço entre si é feita com estribos em pilares, vigas, paredes e outros elementos estruturais. Os estribos são parte essencial da montagem da armadura, garantindo o posicionamento da armadura principal, tanto positiva como negativa. Os estribos também têm função de reforçar a estrutura e garantir resistência a esforços cortantes presentes em vigas. A maneira mais usual de fixação dos estribos é com uso de arame recozido.
Fotos: Marcelo Scandaroli
Exposição das armaduras causa degradação e pode comprometer a segurança da estrutura.
13 O que é exposição de armadura e quais os problemas que causa?
A exposição da armadura consiste na perda de proteção que é conferida pelo próprio concreto. Ou seja, normalmente, o aço fica protegido da corrosão quando está dentro do concreto. Caso ele tenha pouco cobrimento, haverá exposição da armadura aos agentes agressivos externos e ela irá sofrer corrosão.
Mircea Bezergheanu/Shutterstock
Armaduras para concreto armado e protendido são identificadas por siglas que informam tipo de uso, resistência e tratamentos especiais, entre outros.
14 Quais os tipos de aço para armadura e suas aplicações? O que significam os códigos indicados nos projetos de armaduras?
Existem duas famílias de aço para reforço do concreto. O primeiro é o de aço para concreto armado, que atua como armadura passiva. Levam as siglas CA25, CA50 e CA60, que significam aço para Concreto Armado (CA) e a resistência característica de escoamento (25 kgf/mm² ou 250 MPa, 50 kgf/ mm² ou 500 MPa, 60 kgf/mm² ou 600 MPa), determinada em ensaios de laboratório. A outra família de aços é destinada ao concreto protendido e atua como armadura ativa. As siglas podem ser do tipo CP 150 RN 7, o que significa aço para Concreto Protendido (CP), com 150 kgf/mm² - ou 1.500 MPa - de tensão nominal de ruptura, de Relaxação Normal (RN) - ou seja, recebeu o tratamento de alívio de tensões - e, finalmente, se trata de um fio com 7 mm de diâmetro (7). Pode ser também do tipo CP 180 RN 3x2,5 onde a parte final indica existência de cordoalha composta por três fios de 2,5 mm de diâmetro (3x2,5). Há também a possibilidade de uma sigla do tipo CP 175 RB 12,7, onde o RB significa baixa relaxação, ou seja, recebeu tratamento de estabilização e apresenta níveis de relaxação inferiores ao RN; e o diâmetro 12,7 mm corresponde a uma cordoalha de sete fios com este diâmetro nominal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário