Páginas

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

ARGAMASSAS

                                          ARGAMASSAS


6 Quais os materiais que compõem a argamassa?
Cimento Portland, cal hidratada e areia natural compõem as argamassas tradicionais. Nas argamassas industrializadas, que vêm em saco, aditivos químicos e adições minerais são acrescentados já na fábrica, e a maioria não contém cal.
7 Quantos tipos de argamassa existem e para quais finalidades eles servem?
As mais utilizadas são: argamassas de emboço ou massa única ou reboco para revestimento; argamassa de assentamento de tijolos e blocos de alvenaria; e argamassa de contrapiso. Nas argamassas para contrapiso não se adiciona cal.
Fotos: Marcelo Scandaroli
Argamassas podem ter diferentes aplicações, e para cada uma delas existe uma dosagem mais indicada.


Fotos: Marcelo Scandaroli
Chapisco prepara a base de alvenaria para melhorar a aderência do emboço.


 
8 Quais as funções de chapisco, emboço e reboco?
O chapisco faz parte da preparação da superfície da base (concreto e alvenaria) para receber o emboço. O reboco ou massa fina aplicada sobre o emboço quase não se usa mais. O mais comum hoje em dia é empregar o emboço para fachada e a massa única para o revestimento interno de paredes.
As principais funções do conjunto chapisco-emboço são conferir estanqueidade à parede, evitar a propagação de fissuras da base (alvenaria e estrutura de concreto) e regularizar a base e compatibilizá- la com o revestimento aderido que será aplicado (pintura, argamassa decorativa, textura ou cerâmica).




9 Quais as principais diferenças entre as argamassas para revestimento de paredes e para assentamento de blocos?
As argamassas de revestimento de paredes precisam interagir bem com os chapiscos para aderirem corretamente às alvenarias e às estruturas de concreto. Este conjunto deve atender minimamente ao que especificam as normas técnicas brasileiras e ao que é prescrito em projeto. A norma pede resistência de aderência mínima de 0,3 MPa, mas um projeto pode especificar algo além disso.
Ao mesmo tempo as argamassas não devem ser rígidas demais ou ter cimento em excesso para conseguirem acomodar certas deformações da base sem apresentar problemas.
De qualquer modo, as argamassas de revestimento de fachadas são as mais ricas em cimento e as mais resistentes entre as argamassas mistas (cimento e cal) utilizadas. A relação em volume úmido entre cimento e areia normalmente se situa em torno de 1:7, variando de acordo com as características dos materiais usados.
Já as argamassas de assentamento devem ser mais deformáveis e menos ricas em cimento. Se a exigência de deformabilidade é maior, a exigência de aderência e durabilidade são menores. A relação entre cimento e areia neste caso varia em torno de 1:10. Quando bem dosadas as argamassas de assentamento servem também para fazer o "encunhamento" da alvenaria, hoje também chamado de fixação superior
10 Quais as principais características de argamassas projetadas para revestimento?
Elas são industrializadas e contêm aditivos químicos, adições e granulometria própria para serem projetadas. Isso varia com o tipo de equipamento de projeção que se utiliza. Mas são argamassas de base cimentícia como as

Nenhum comentário:

Postar um comentário