A reconstituição de pavimento deve ser feita com materiais iguais ou similares aos empregados originalmente. |
A estrutura é composta por uma camada de revestimento asfáltico (concreto asfáltico, CBUQ - concreto betuminoso usinado a quente ou outras), aplicada sobre uma camada de ligação ("binder" - mistura asfáltica) ou de base (bases granulares, BGS - brita graduada simples, base estabilizada granulometricamente ou outras). Na sequência, dependendo do projeto, pode ter camadas de sub-base (sub-bases granulares, BGS - brita graduada simples, base estabilizada granulometricamente ou outras), reforço do subleito (solo selecionado e compactado adequadamente) e finalmente o subleito, que é a fundação do pavimento.
Cortes e escavações devem ter formas geométricas regulares, de preferência com o menor lado voltado para o sentido do trânsito.
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O local deve ser investigado por profissional habilitado para avaliar a extensão do defeito e estabelecer o procedimento de restauração adequado. Esse tipo de trabalho deve ocorrer em condições climáticas favoráveis e a parte do pavimento com problema deve ser removida com equipamentos adequados até atingir a parte íntegra do pavimento, com cuidado para não afetar essa última. Os cortes e escavações devem ter formas geométricas regulares, de preferência com o menor lado voltado para o sentido do trânsito. Se possível, o melhor é restaurar toda a faixa ou pista nesse local. A reconstituição das camadas do pavimento deve ser realizada com materiais iguais ou similares aos originais. Por isso, o ideal é obter os projetos originais de dosagem e os procedimentos executivos das camadas do pavimento original.
42 O que é a fresagem de pavimentos asfálticos?
É o procedimento utilizado para corte e remoção do pavimento. Como o equipamento de fresagem pode ser ajustado para a profundidade especificada, é possível remover apenas o revestimento ou outras camadas, chegando até o subleito. É utilizada para remoção e descarte dos materiais ou em casos específicos para reciclagem das camadas.
43 Quais os arranjos possíveis para pavimentos feitos com blocos de concreto intertravados?
Os arranjos podem ser do tipo espinha de peixe, que em condições de tráfego intenso é considerado o mais adequado devido à sua boa resposta frente ao fenômeno de "escorregamento" analisado em relação ao travamento horizontal; espinha de peixe a 45º; tipo fileira; e trama.
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