São vigotas de concreto pré-fabricadas, de seção 12,5 cm de largura x 3,0 cm de altura, com armações treliçadas eletrosoldadas com alturas variadas, em conjunto com elementos intermediários inertes de EPS (Isopor) e / ou cerâmica.
A combinação dos elementos acima, com o lançamento de capas de concreto e ferragem negativa adequada, resulta nos diversos tipos de lajes.
Variando-se o intereixo, as alturas das treliças e isopor e a espessura da capa de concreto, resultam nas combinações adequadas as condições determinadas em cada caso.
Na laje treliçada ao contrário da laje comum, o concreto de capa não entra em contato com resíduos de desmoldantes, aderindo totalmente a vigota. Por isso, supre todas as limitações técnicas da laje comum, com a possibilidade de ser UNIDIRECIONAL quando montada em uma direção (dois apoios), podendo ser também BIDIRECIONAL, quando montada em duas direções (quatro apoios).
Este tipo de laje é indicada para obras comerciais ou residenciais e em grandes edificações, satisfazendo altas sobrecargas e grandes vãos livres, permitindo a distribuição de paredes sobre a laje em todas as direções e sentidos, desde que calculada para esta finalidade.
VANTAGENS:
• Capacidade de atingir grandes vãos livres
• Menores esforços em cada direção
• Movimentação Manual (peso próprio reduzido)
• Grande economia de material e de mão de obra
• Economia significante na estrutura da obra
• Economia de escoras permite um espaçamento maior entre os pontaletes
• Prazo de execução reduzido
• Agilidade na montagem
• Menor risco de acidente
• Economia de concreto
UNIDIRECIONAL
BIDIRECIONAL
1. NIVELAMENTO
Para uma correta montagem da laje pré-moldada, devemos seguir alguns itens de extrema importância. Primeiramente devemos observar cuidadosamente o nivelamento das vigas de apoio da laje, para que haja uma correta e uniforme distribuição de cargas sobre a estrutura.
2. ESCORAMENTO
Este é o primeiro passo, e uma das etapas mais importantes da execução da sua laje pré-moldada. Devendo ser executado antes da colocação das vigotas, observando sempre se o piso está firme, ou utilize sempre pedaços de madeira para uma melhor distribuição no solo. Todos os vãos superiores a um metro devem ser escorados.
Outro passo que deve ser aplicado na fase da execução do escoramento é a contra-flexa.
3. CONTRA-FLEXA
É uma elevação na linha de escora central. Este recurso é utilizado para prevenir, e compensar possíveis deformações, devido à ação da laje. Este eficiente procedimento garante o nivelamento da laje após a retirada do escoramento. A contra-flexa, Deve ser aplicada na fase de execução do escoramento de acordo com o projeto de montagem fornecido pela Amazon Laje.
4. MONTAGEM DA LAJE
Inicie distribuindo as vigotas de cada vão de acordo com o tamanho e o sentido indicado no projeto de montagem fornecido pela Amazon Laje. É importante que as vigotas apóiem 10 cm sobre as paredes. Comece sempre com o elemento intermediário: EPS (isopor), junto as vigas ou cintas,depois encaixe uma vigota e continue com isopor em cada intervalo. No final do vão, havendo necessidade, corte o isopor para ajustar ao espaço final. Verifique se não ficaram folgas no encaixe do isopor junto às vigotas, para que não haja desperdício de material. Escolha o local dos pontos luz, faça o recorte no isopor usando como molde, a própria peça a ser encaixada. Em seguida distribua os tubos sobre o isopor na direção a ser interligados.
Sempre estenda tábuas para transitar sobre a laje, este procedimento diminui o risco de acidentes.
5. NERVURA DE TRAVAMENTO
Tem a função de proporcionar estabilidade a laje e reduzir a possibilidade de deformações. Seu uso se faz necessário nos vão livres superiores a 4,0 m.
A utilização de nervuras transversais é importante sempre que haja concentração de cargas como: paredes sobre a laje, ou conforme exigência do projeto.
6. ARMADURA DE DISTRIBUIÇÃO (MALHA)
A utilização é necessária em todas as lajes. Sua função principal é distribuir a carga sobre a laje, e evitar o aparecimento de trincas e fissuras na capa de concreto. O tipo de malha indicado para cada laje está informado no projeto fornecido pela Amazon Laje.
7. FERRAGEM NEGATIVA
Deve ser utilizada sempre que houver cargas concentradas ou balanços. Sua distribuição é sempre no sentido das vigas. Seu uso é importante nos apoios, garantindo a continuidade nos encontros. A orientação adequada para cada obra será fornecida pela Amazon Laje.
8. CONCRETAGEM
Nesta fase, de extrema importância, deve-se fazer uma análise de todas as etapas anteriores, para verificar possíveis falhas. Por isso, antes de iniciar a concretagem, solicite a visita de um técnico da Amazon Laje, para vistoriar, e com isso, autorizar o lançamento do concreto.
Comece molhando bastante a laje já montada, se possível faça a concretagem das vigas da estrutura juntamente com a laje. Espalhe bem o concreto de modo a preencher todos os espaços vazios, principalmente nos encontros, observando para que o concreto entre em contato com as cintas e vigas, garantindo uma solidez do conjunto.
O FCK e a espessura do concreto serão informados no projeto fornecido pela Amazon Laje, ou conforme sugestão do engenheiro responsável.
Depois de pronta, molhe regulamente durante cinco dias. Isso garante a hidratação do concreto.
9. RETIRADA DO ESCORAMENTO
Deve ser retirado 21 dias após a concretagem. Sempre Seguindo as orientações da Amazon Laje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário