Páginas

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Função do ferro no concreto

  • Função do ferro no concreto.

Resultado de imagem para imagem de ferragem na obra


"Existem dois tipos de deformação... um tipo de deformação que comprime a coluna, chamada de compressão e outra que extende a coluna chama de tração.
A Compressão, é como se voce pegasse uma mola pela duas pontas e fizesse uma força para o centro da mola, apertando para que a mola diminuisse de tamanho, e a tração a força é para os extremos da mola, esticando para que a mola aumentasse de tamanho.

Um elemento de coluna na horizontal - a viga - quando recebe cargas sobre estes dois tipos de esforços, principalmente em uma viga com dois apoios nos extremos sofrendo uma força unica no seu centro, tende a ter a parte superior comprimida e a parte inferior tracionada.

A exemplo disso Uma Barra de borracha apoiada em seus extremos tende a se deformar quando recebe qualquer carga..

Inicialmente é isso, .. agora, o cimento trabalha bem com a força de compressão e não trabalha bem com a força de tração, já a barra de ferro trabalha bem com a força de tração e não trabalha bem com a força de compressão.

Então pensou-se em unir este dois materiais em um termo chamado Concreto Armado, para que se pudesse fazer pilares e vigas de grandes vão sem que nenhum material fosse afetado.

Além disso depois, com base nisto foi criado o CP - Concreto Protendido, que é, basicamente, um Concreto Armado com uma barra de ferro previamente tracionada, para se vencer vãos maiores .

Acho que isso responde a sua pergunta.

O ferro não dá maior resistência as colunas, pois a resistência depende do traço do concreto e não da espessura do ferro.
A sustentação da coluna se dá ao conjunto viga e pilares e não tem nada haver com o ferro. O que fixa a coluna ao solo é a força chamada N, em conjunto com uma massa de concreto puro, sem ferro localizada no fuste
Amarração é uma função do ferro, mas não é a principal. Dependendo do vão é do tipo de construção, pode haver colunas de concreto sem ferro, já existem estudos que utilizam a madeira em conjunto com o concreto, o bambu no lugar dos ferros.
O Excesso de ferro não é prejudicial a coluna, somente ao bolso do dono da obra, por isso se recomenda o calculo estrutural para que não haja um superdimensionamento das barras de ferros, onerando demais a obra, nem muito menos, por motivos de economia, se coloque ferros de bitola inferior, correndo o risco da estrutura não suportar a carga, por falta de segurança" - eng. Mineiro, em resposta noutro fórum. (o grifo é meu)

Sendo assim, é possível usar 6 barras de ferro 8mm no lugar de 4 de 10mm, "fortalecendo" o traço do concreto e/ou menor distância entre os estribos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário