Páginas

domingo, 20 de setembro de 2015

ROBO QUE CONSTROI PAREDES DE ALVENARIA

 

Tecnologia

Empresa americana vai comercializar robô que constrói paredes de alvenaria

Equipamento com braços mecânicos conta com sistema que garante estabilidade e precisão mesmo sob a ação do vento

Mauricio Besana
18/Setembro/2015
Divulgação: Construction Robotics
A empresa norte-americana Construction Robotics está preparando, para este final de ano, o lançamento no mercado de um robô capaz de construir paredes de alvenaria. Chamada de SAM, sigla em inglês que significa pedreiro semiautomático, a máquina possui braços mecânicos que dispõem os tijolos nos locais designados, em um processo semelhante ao de linhas de montagem em fábricas de automóveis. O preço estimado do robô é de cerca de US$ 500 mil.
As ações do robô SAM são realizadas por meio de um sistema de algoritmos e vários sensores que medem valores de ângulos, velocidade e orientação. O robô ainda dispõe de um laser que se move verticalmente ao longo da parede e serve como guia na colocação dos tijolos. A máquina ainda conta com um sistema que permite um trabalho preciso mesmo sob a ação do vento, em um andaime a vários metros do solo, por exemplo. A tecnologia vem sendo desenvolvida desde 2007 e foi apresentada pela primeira vez em 2013.
A empresa estima que o robô SAM tenha um ritmo três vezes mais rápido que um trabalhador humano e é ideal para realizar movimentos repetitivos. O projeto da Construction Robotics não pretende tornar o pedreiro convencional obsoleto, uma vez que detalhes estéticos, como remoção de excesso de argamassa, e áreas de difícil acesso, como quinas, ainda precisam do cuidado humano. Segundo Scott Peters, cofundador da Construction Robotics, a missão desse projeto é tornar o trabalho mais leve para trabalhadores de carne e osso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário