Laje Treliçada Unidirecional / Bidirecional
São vigotas de concreto pré-fabricadas, de seção 12,5 cm de largura x 3,0 cm de altura, com armações treliçadas eletrosoldadas com alturas variadas, em conjunto com elementos intermediários inertes de EPS (Isopor) e / ou cerâmica.
A combinação dos elementos acima, com o lançamento de capas de concreto e ferragem negativa adequada, resulta nos diversos tipos de lajes.
Variando-se o intereixo, as alturas das treliças e isopor e a espessura da capa de concreto, resultam nas combinações adequadas as condições determinadas em cada caso.
Na laje treliçada ao contrário da laje comum, o concreto de capa não entra em contato com resíduos de desmoldantes, aderindo totalmente a vigota. Por isso, supre todas as limitações técnicas da laje comum, com a possibilidade de ser UNIDIRECIONAL quando montada em uma direção (dois apoios), podendo ser também BIDIRECIONAL, quando montada em duas direções (quatro apoios).
Este tipo de laje é indicada para obras comerciais ou residenciais e em grandes edificações, satisfazendo altas sobrecargas e grandes vãos livres, permitindo a distribuição de paredes sobre a laje em todas as direções e sentidos, desde que calculada para esta finalidade.
VANTAGENS:
• Capacidade de atingir grandes vãos livres
• Menores esforços em cada direção
• Movimentação Manual (peso próprio reduzido)
• Grande economia de material e de mão de obra
• Economia significante na estrutura da obra
• Economia de escoras permite um espaçamento maior entre os pontaletes
• Prazo de execução reduzido
• Agilidade na montagem
• Menor risco de acidente
• Economia de concreto
A combinação dos elementos acima, com o lançamento de capas de concreto e ferragem negativa adequada, resulta nos diversos tipos de lajes.
Variando-se o intereixo, as alturas das treliças e isopor e a espessura da capa de concreto, resultam nas combinações adequadas as condições determinadas em cada caso.
Na laje treliçada ao contrário da laje comum, o concreto de capa não entra em contato com resíduos de desmoldantes, aderindo totalmente a vigota. Por isso, supre todas as limitações técnicas da laje comum, com a possibilidade de ser UNIDIRECIONAL quando montada em uma direção (dois apoios), podendo ser também BIDIRECIONAL, quando montada em duas direções (quatro apoios).
Este tipo de laje é indicada para obras comerciais ou residenciais e em grandes edificações, satisfazendo altas sobrecargas e grandes vãos livres, permitindo a distribuição de paredes sobre a laje em todas as direções e sentidos, desde que calculada para esta finalidade.
VANTAGENS:
• Capacidade de atingir grandes vãos livres
• Menores esforços em cada direção
• Movimentação Manual (peso próprio reduzido)
• Grande economia de material e de mão de obra
• Economia significante na estrutura da obra
• Economia de escoras permite um espaçamento maior entre os pontaletes
• Prazo de execução reduzido
• Agilidade na montagem
• Menor risco de acidente
• Economia de concreto
UNIDIRECIONAL
BIDIRECIONAL
1. NIVELAMENTO
Para uma correta montagem da laje pré-moldada, devemos seguir alguns itens de extrema importância. Primeiramente devemos observar cuidadosamente o nivelamento das vigas de apoio da laje, para que haja uma correta e uniforme distribuição de cargas sobre a estrutura.
2. ESCORAMENTO
2. ESCORAMENTO
Este é o primeiro passo, e uma das etapas mais importantes da execução da sua laje pré-moldada. Devendo ser executado antes da colocação das vigotas, observando sempre se o piso está firme, ou utilize sempre pedaços de madeira para uma melhor distribuição no solo. Todos os vãos superiores a um metro devem ser escorados.
Outro passo que deve ser aplicado na fase da execução do escoramento é a contra-flexa.
3. CONTRA-FLEXA
Outro passo que deve ser aplicado na fase da execução do escoramento é a contra-flexa.
3. CONTRA-FLEXA
É uma elevação na linha de escora central. Este recurso é utilizado para prevenir, e compensar possíveis deformações, devido à ação da laje. Este eficiente procedimento garante o nivelamento da laje após a retirada do escoramento. A contra-flexa, Deve ser aplicada na fase de execução do escoramento de acordo com o projeto de montagem fornecido pela Amazon Laje.
4. MONTAGEM DA LAJE
4. MONTAGEM DA LAJE
Inicie distribuindo as vigotas de cada vão de acordo com o tamanho e o sentido indicado no projeto de montagem fornecido pela Amazon Laje. É importante que as vigotas apóiem 10 cm sobre as paredes. Comece sempre com o elemento intermediário: EPS (isopor), junto as vigas ou cintas,depois encaixe uma vigota e continue com isopor em cada intervalo. No final do vão, havendo necessidade, corte o isopor para ajustar ao espaço final. Verifique se não ficaram folgas no encaixe do isopor junto às vigotas, para que não haja desperdício de material. Escolha o local dos pontos luz, faça o recorte no isopor usando como molde, a própria peça a ser encaixada. Em seguida distribua os tubos sobre o isopor na direção a ser interligados.
Sempre estenda tábuas para transitar sobre a laje, este procedimento diminui o risco de acidentes.
5. NERVURA DE TRAVAMENTO
Sempre estenda tábuas para transitar sobre a laje, este procedimento diminui o risco de acidentes.
5. NERVURA DE TRAVAMENTO
Tem a função de proporcionar estabilidade a laje e reduzir a possibilidade de deformações. Seu uso se faz necessário nos vão livres superiores a 4,0 m.
A utilização de nervuras transversais é importante sempre que haja concentração de cargas como: paredes sobre a laje, ou conforme exigência do projeto.
6. ARMADURA DE DISTRIBUIÇÃO (MALHA)
A utilização de nervuras transversais é importante sempre que haja concentração de cargas como: paredes sobre a laje, ou conforme exigência do projeto.
6. ARMADURA DE DISTRIBUIÇÃO (MALHA)
A utilização é necessária em todas as lajes. Sua função principal é distribuir a carga sobre a laje, e evitar o aparecimento de trincas e fissuras na capa de concreto. O tipo de malha indicado para cada laje está informado no projeto fornecido pela Amazon Laje.
7. FERRAGEM NEGATIVA
7. FERRAGEM NEGATIVA
Deve ser utilizada sempre que houver cargas concentradas ou balanços. Sua distribuição é sempre no sentido das vigas. Seu uso é importante nos apoios, garantindo a continuidade nos encontros. A orientação adequada para cada obra será fornecida pela Amazon Laje.
8. CONCRETAGEM
8. CONCRETAGEM
Nesta fase, de extrema importância, deve-se fazer uma análise de todas as etapas anteriores, para verificar possíveis falhas. Por isso, antes de iniciar a concretagem, solicite a visita de um técnico da Amazon Laje, para vistoriar, e com isso, autorizar o lançamento do concreto.
Comece molhando bastante a laje já montada, se possível faça a concretagem das vigas da estrutura juntamente com a laje. Espalhe bem o concreto de modo a preencher todos os espaços vazios, principalmente nos encontros, observando para que o concreto entre em contato com as cintas e vigas, garantindo uma solidez do conjunto.
O FCK e a espessura do concreto serão informados no projeto fornecido pela Amazon Laje, ou conforme sugestão do engenheiro responsável.
Depois de pronta, molhe regulamente durante cinco dias. Isso garante a hidratação do concreto.
9. RETIRADA DO ESCORAMENTO
Comece molhando bastante a laje já montada, se possível faça a concretagem das vigas da estrutura juntamente com a laje. Espalhe bem o concreto de modo a preencher todos os espaços vazios, principalmente nos encontros, observando para que o concreto entre em contato com as cintas e vigas, garantindo uma solidez do conjunto.
O FCK e a espessura do concreto serão informados no projeto fornecido pela Amazon Laje, ou conforme sugestão do engenheiro responsável.
Depois de pronta, molhe regulamente durante cinco dias. Isso garante a hidratação do concreto.
9. RETIRADA DO ESCORAMENTO
Deve ser retirado 21 dias após a concretagem. Sempre Seguindo as orientações da Amazon Laje.
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