Páginas

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

COMO CONTRATAR MÃO DE OBRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Como Contratar Mão-de-obra na Construção Civil, Passo a Passo!

24 de junho de 2012
Amigos, a mão-de-obra é responsável por cerca de 50% dos custos de uma obra. Lembramos que as pessoas é a parte mais variável de uma obra, devido a número de faltas, qualidade dos serviços, ritmo de trabalho. Saiba escolher bem os profissionais que vão trabalhar na sua obra.

Divulgação das vagas

Dar publicidade a quantidade de vagas disponíveis fazendo anúncios na porta da obra, jornais, rádios, SINE e outros meios de comunicação. Nos anúncios citar o local de comparecimento, o dia e horário.

Triagem de pessoas

O Departamento Pessoal da obra faz a triagem com os candidatos que aparecerem a obra. Nessa triagem é procure identificar as pessoas que realmente querem trabalhar, que tem experiência em carteira de trabalho (CTPS), por quais empresas já passou e quanto tempo trabalhou nelas.
É muito importante fazer a pergunta: Por que eles querem trabalhar na empresa e quanto tempo pretendem ficar nela? Esse passo não se aplica a mão-de-obra direta (pedreiros, armadores, carpinfaça a seleção (a cargo do mestre se obras e encarregado dos setores);
Encaminhamento para o mestre-de-obras: o mestre-de-obras também deve entrevistar os candidatos que querem se juntar a equipe dele. O mestre tem o conhecimento dos profissionais que estão procurando a obra para realmente trabalhar e os que procuram apenas uma empresa para passar os cinco primeiros meses para em seguida forçar uma demissão e entrar no seguro desemprego.
Após a entrevista o mestre encaminha para o DP os profissionais que devem ser contratados. O DP deve fornecer uma lista de documentos necessários para admissão.
Macete 01: os documentos necessários para admissão são: 01 foto 3×4, carteira de trabalho, comprovante endereço, cpf, rg, resultado de exame admissional – ASO. Dependendo da função Audiometria e exame de sangue.
Concluída a seleção iniciaremos a admissão:

Exame admissional

O candidato jamais poderá iniciar suas atividades sem antes fazer o exame admissional, portanto a primeira coisa a ser feita é o exame admissional. Esse exame é feito em clínica especializada em medicina do trabalho que a obra deve ter convênio firmado na época da mobilização;

Abertura de conta bancária

O profissional procura a agencia bancária para abrir uma conta salário. Se o profissional já possuir conta bancária ele pode utilizar essa própria conta para receber o salário.
Macete 02: Jamais faça pagamento de salários dentro da obra e em dinheiro. É um risco muito grande dentro da obra e também no trajeto do banco para a obra com os famosos assaltos de “saidinhas de banco”.
Apresentação na obra: O profissional deverá se apresentar na empresa no dia e hora marcada, com os documentos necessários (lista de documentos entregue pelo DP) para dar início às atividades;

Treinamento de Integração

Terminadas as rotinas de DP o profissional será encaminhado para o treinamento de integração. Esse treinamento consiste na apresentação da obra, nas medidas e padrões de segurança a serem seguidos, nos horários e procedimentos adotados.
Esse treinamento é, geralmente, ministrado pelo técnico de segurança e apenas obras maiores e dentro de ambientes industriais possuem esse procedimento. !

Distribuição de EPIs

Após o treinamento os profissionais recebem os EPIs (uniforme, botina, capacete, óculos, etc) para iniciarem o trabalho.
Macete 03: o técnico de segurança ou almoxarife deve fazer o preenchimento da ficha de epis desse profissionais.

Liberação para o trabalho

Vestidos com os EPIs o mestre de obras irá designar os profissionais para o trabalho em uma das equipes.
O procedimento de contratação deve ser acompanhado de perto pelo Departamento Pessoal (DP) para que o tempo para colocar um profissional para trabalhar na obra seja o mais curto possível e esses profissionais já comecem a produzir para atingir a produção necessária e cumprir o prazo.
Abraço a todos!
Pedreirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário