Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Faça você mesmo: Como fazer uma lâmpada natural

Faça você mesmo: Como fazer uma lâmpada natural

Por 22/07/2015 Dicas, Faça você mesmo (DIY), Iluminação, Novidades, Sustentabilidade
A-ideia-de-Moser-já-é-utilizada-em-mais-de-15-países-onde-a-energia-elétrica-é-escassa
15 Flares 15 Flares ×
A ideia nasceu na cidade de Uberaba – MG. O mecânico Alfredo Moser é praticamente o Thomas Edison de nosso tempo. Ele teve a simples, porém, genial ideia de criar uma lâmpada sem utilizar nenhum recurso de eletricidade, de forma barata e fácil.
Aproveitando a luz do Sol, que geralmente só entra em nossas casas pelas janelas, ele pensou em trazer essa luz, de forma concentrada, para dentro do ambiente. Surgiu então a ideia de utilizar uma garrafa PET, enche-la de água, colocar um pouco de cloro para impedir que a água fique esverdeada pela proliferação de algas, colá-la em um furo do telhado previamente feito e pronto!
A correlação da luz do Sol (que varia no período do dia, local e clima) concentrada na água equivale a uma lâmpada com potência de aproximadamente 50 watts, dá pra acreditar?
Esta ideia é tão boa que já está espalhada em milhões de construções pelo mundo.
LAMPADA_OK
O conceito na física é simples: refração. A água tem um índice de refração (IOR) que proporciona um resultado ainda melhor no invento de Moser.
Ok! Como faz? Vamos lá!
Você vai precisar de:
  • Uma garrafa PET de 2 litros (pode ser maior ou menor, lembre-se do peso quando enche-la de água)
  • 2 litros de água
  • 30 mL de Cloro (aproximadamente 2 tampas por garrafa)
  • Fita isolante
  • Cola resistente (recomendada cola de resina para uma melhor vedação)
Vale pensar:
Quanto mais tempo a luz do Sol bater na parte superior da garrafa que fica para cima do telhado, mais tempo de luz grátis você terá. Portanto, pense em um lugar estratégico para colocar a garrafa, evite lugares que recebam sombra de árvores, por exemplo.
diagram
Hora da ação:
  1. Faça um furo no diâmetro exato do centro da garrafa, no telhado. Utilize uma furadeira com uma broca do tipo serra copo, desta forma você terá um corte perfeitamente redondo, pronto para receber a garrafa.
  2. Retire o rótulo da garrafa que irá utilizar, lave-a bem, quanto mais translúcida a garrafa, melhor a iluminação gerada.
  3. Encaixe e cole a garrafa no furo feito no telhado, de forma que aproximadamente 3/5 da garrafa fiquem pro lado de dentro do ambiente.
  4. Após colar e sentir que a garrafa está firme, utilize ainda mais cola (ou outro produto para vedação) para tampar qualquer furo e evitar goteiras, se a vedação for bem feita, não haverá problemas.
  5. Tudo em seu devido lugar, cola já está seca e o telhado vedado? Ótimo. Vá para o próximo passo.
  6. Limpe a garrafa por fora, novamente, para garantir máxima refração da luz.
  7. Encha a garrafa de água, com 2 litros.
  8. Insira o cloro na água. Medida aproximada de duas tampas da garrafa PET.
  9. Feche a garrafa com a tampa, e passe fita isolante para não vazar luz por ela, isto dará ainda mais concentração de luz no fundo da garrafa.
  10. Está pronta!
article-0-1B4AE785000005DC-455_634x374
Agora você economiza, ajuda a natureza e ilumina seu ambiente.
Espalhe esta ótima invenção. E faça-se a luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário